Robótica

16/08/2014 06h00 - Atualizado em 16/08/2014 06h00

Braço mecânico feito com Lego é funcional e mexe todos os dedos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Próteses robóticas são tecnologias cada vez mais pesquisadas pela ciência e usar blocos de Lego para montar uma delas não é nenhuma novidade. O que diferencia o Mark VI de outros modelos é que ele pode realmente ser vestido e possui movimentos independentes para cada dedo.

Descubra como surgiu a impressora 3D

Braço robótico possui quatro dedos que podem ser movidos individualmente (Foto: Reprodução/YouTube)Braço robótico possui quatro dedos que podem ser movidos individualmente (Foto: Reprodução/YouTube)


O braço robótico foi criado usando o Lego Mindstorms EV3, um kit de construção desenvolvido pela empresa para programar robôs feitos com o brinquedo. O Mark VI é composto de quatro dedos, cada um com um motor próprio que pode ser acionado individualmente por meio de um botão.

Como o nome indica, o Mark VI é a sexta interação do braço. Seu criador, Diavo Voltaggio, aponta que as versões anteriores foram desmontadas para que pudesse aprender melhor o processo e construir um produto melhor. A edição mais recente possui um suporte para smartphone e para colocar as baterias. O braço também possui leds variados ao redor, mas eles seriam apenas para enfeite.

Um dos problemas do braço é que a grande quantidade de equipamentos sensíveis na região da mão tornam o equipamento frágil e isto precisa ser corrigido com mais camadas de peças, o que faz com que o modelo fique mais pesado. Por isso, o membro artificial precisa ser estendido até a altura do ombro.

Qual jogo você gostaria que tivesse uma versão em Lego? Comente no Fórum do TechTudo

Outra dificuldade encontrada foi facilitar a troca de baterias, que deve ser feita a cada hora. “O maior desafio é fazer com que os fios não fiquem no caminho na hora da troca, porque eu tenho que remover o EV3 com rapidez”, aponta Voltaggio.

O desenvolvedor demonstrou o Mark VI durante a convenção BrickFair, que ocorreu na Virgínia, nos Estados Unidos, durante a última semana, na qual ele recebeu o prêmio de melhor criação com o Mindstorms. Ele avisou que possui ideias para futuras interações e não descarta uma roupa mecânica completa nos próximos anos.

Por ser uma criação customizada, o braço robótico não está à venda, mas é possível adquirir o Lego Mindstorm EV3 em lojas especializadas ou na própria loja online da Lego, na qual ele é vendido por US$ 350 (cerca de R$ 800).

Confira o vídeo que mostra o braço em ação:


Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares