Celular

20/08/2014 14h58 - Atualizado em 20/08/2014 14h58

Celular dobrável? Patente da Samsung mostra aparelho com tela flexível

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A tela curva do Galaxy Round, primeiro smartphone curvilíneo da Samsung, não é nada perto do aparelho dobrável que é descrito em um registro de patente nos Estados Unidos. Com uma tela flexível, o telefone "aparece" sendo dobrado, a ponto de parecer um calendário quando colocado sobre uma mesa. O visual parece bastante arrojado, dando ao usuário várias possibilidades de utilização.

iPhone 6, Note 4, Moto X+1 e mais: veja os lançamentos de setembro

Samsung dobrável (Foto: AFP)Samsung dobrável da Samsung pode estar sendo planejado (Foto: AFP)


Muitas patentes são registradas, mas acabam não vingando. Esse caso, no entanto, não parece ser tão difícil de se tornar realidade no futuro próximo: já foi divulgado que até 2016 smartphones dobráveis podem aparecer no mercado. Afinal, tecnologia para criar displays flexíveis já está em desenvolvimento. A LG, por exemplo, no mês passado, revelou uma tela, para TV, capaz de ser curvada em torno de um cilindro com raio de 3 centímetros. Seria “apenas” uma questão da Samsung fazer algo do tipo para dispositivos móveis.

Samsung dobrável (Foto: Reprodução/Patent Mobile)Samsung dobrável aparece em patente da Samsung (Foto: Reprodução/Patent Mobile)

Registrada originalmente em Fevereiro, a patente que foi publicada pelo US Patent Office na última semana mostra o smartphone sendo dobrado em vários aspectos, como 5:5 e 3:7. Os modos de utilização revelados são variados, como na horizontal com a curvatura bem leve, em modo paisagem, simulando um calendário com despertador, e também dobrado “para dentro”, como se fosse uma carteira.

O interessante seria que os telefones poderiam ser dobrados para a frente e para trás sem terem os displays danificados. No entanto, vale lembrar que esta não é a primeira patente da Samsung relacionada a telas flexíveis em celulares, e a publicação dela não indica que a tecnologia será adotada em breve. Até porque, além do desenvolvimento da tela, seria necessário fazer todo um trabalho de composição do aparelho em si.

Via Patently Mobile e Sam Mobile

Qual é o melhor rastreador de celular Android? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ikarus Fer
    2014-08-23T01:00:40

    e os aplemaniacos se CONTORCENDOOOOO

  • Anderson Campos
    2014-08-20T19:49:36  

    Pra que serve um aparelho dobrável?!?!

    recentes

    populares

    • Anderson Campos
      2014-08-20T19:49:36  

      Pelo simples fato da chance da de um queda quebrar a tela ser muito menor, pelo fato da portabilidade, você podera colocar ele em qualquer bolso de qualquer calça, tem varias utilidades

    recentes

    populares

    • Anderson Campos
      2014-08-20T19:49:36  

      Hum, vejamos....para dobrar??

  • Joelson Ferreira
    2014-08-20T19:40:37

    e eu ainda esperando celulares igual ao que tinha na série do rodenberry