Internet

11/08/2014 07h38 - Atualizado em 11/08/2014 11h40

As Perseidas 2014: chuva de meteoros ganha Doodle do Google em vídeo

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente entre julho e agosto e é tema do Doodle do Google desta segunda-feira (11). O fenômeno ganhou um time lapse no YouTube, mostrando detalhes animados no céu. Ao final do vídeo, o Doodle mostra uma constelação que forma a palavra Google. É possível ainda compartilhar a bela experiência espacial nas redes sociais.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Chuva de meteoros Perseidas 2014 (Foto: Reprodução/YouTube)A Chuva de meteoros Perseidas no Doodle do Google (Foto: Reprodução/YouTube)

O que é a Perseida?

A Chuva de Meteoros Perseida já foi ilustrada em um doodle estático em 12 de agosto de 2009. No Doodle desta segunda-feira (11), disponível também no YouTube, uma música composta por Niko Leiva, inspirada nas montanhas da Bolívia, aumentam o estado de espírito contemplativo. Vale conferir o resultado.

Observada ao longo dos últimos dois mil anos, as Perseidas - ou Perséiades, como também são chamadas -  são formadas por um rastro de fragmentos expelidos pelo cometa Swift-Tuttle e que se estendem ao longo de sua órbita, ficando mais visíveis quando sua trajetória está mais próxima do Sol.

Foto do pico da chuva de meteoros Perseidas em 2012, tirada na cidade de Weikersheim, Alemanha (Foto: Reprodução/NASA) (Foto: Foto do pico da chuva de meteoros Perseidas em 2012, tirada na cidade de Weikersheim, Alemanha (Foto: Reprodução/NASA))Foto do pico da Perseidas em 2012, tirada na cidade de Weikersheim, Alemanha (Foto: Reprodução/NASA)

Constelação Perseus

Formado por um rastro de partículas registrado pela primeira vez durante a passagem do cometa em 1862, o fenômeno recebe este nome porque o seu radiante, ou o ponto no céu no qual a chuva de cometas se inicia, se localiza justamente na posição da constelação Perseus. Ela é usada para orientação na observação do evento no céu, sem uso de equipamentos especiais.

Visíveis anualmente a partir de meados de julho, a chuva de meteoros Perseidas normalmente tem o seu pico entre os dias 8 e 14 de agosto, sendo possível observar dezenas de estrelas cadentes ao longo da noite.

Chuva de meteoros Perseidas capturada sobre os céus de Vancouver em 2008 (Foto: Reprodução/NASA) (Foto: Chuva de meteoros Perseidas capturada sobre os céus de Vancouver em 2008 (Foto: Reprodução/NASA))Chuva de meteoros Perseidas capturada sobre os céus de Vancouver em 2008 (Foto: Reprodução/NASA)


Quando acontece a chuva de meteoros em 2014?

Em 2014, o auge do fenômeno irá acontecer o seu durante os dias 12 e 13 de agosto, por isso a Google preparou o vídeo deste novo Doodle, destacando o céu durante a chuva de meteoros Perseidas em cenários bastante bucólicos.

A animação simula uma série de vídeos e frames em time lapse, produzidos por fotos tiradas em sequência, que criam um efeito que aparenta uma maior velocidade na passagem de tempo.

Passando um estado de espírito contemplativo, este Doodle tem o claro objetivo de informar os usuários do Google sobre o fenômeno e estimulá-los a apreciar o melhor momento da fantástica chuva de meteoros anual.

Como observar a Perseidas?

Apesar de serem mais bem visualizadas do hemisfério norte, a chuva de meteoros Perseidas pode ser vista sem o auxílio de equipamentos por quem estiver mais próximo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, porém longe da poluição e das luzes artificiais de centros urbanos.

Praias e locais descampados, também são considerados lugares ideias para poder visualizar o fenômeno a olho nu, pois haverá uma maior oportunidade de contemplar o céu e evitar possíveis obstruções. É bom lembrar que, apenas após cerca de 30 minutos no escuro seus olhos vão se adaptar e você começará a ver os meteoros. Seja paciente.

Qual foi o seu Doodle do Google favorito? Comente no Fórum do TechTudo.

Além disso, é possível acompanhar a chuva de meteoros Perseidas através da transmissão via streaming que será realizada pela NASA (solarsystem.nasa.gov/planets/perseids) e que está programada para se iniciar à meia noite de 12 de agosto.

Infelizmente, neste ano, a claridade da chamada Super Lua irá tornar mais difícil ver a chuva de meteoros. No entanto, ainda será possível ver algumas bolas de fogo com muita luz e cores riscando o céu.

A Perseidas atingirá seu pico durante a noite do dia 12 (terça-feira) e a manhã do dia 13 (quarta-feira). Durante o fenômeno, a contagem de meteoros pode chegar a 100 por hora, em velocidade média de 59 Km por segundo.

Hoje também teve um Doodle curioso celebrando o amor em Israel.

Doodle em vídeo revela beleza da Chuva de Meteoros Perseidas




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Contratodos
    2014-08-12T11:37:35

    Só para causar treta mesmo, mas é verdade Big Bang >>> Deus

  • Renan
    2014-08-11T20:41:50

    Olha, n sei como excluir, peguei pesado com vc Lula Molusco, mas a NASA provou q existe , mas aqui do Brasil pode até ser q n vejam meteoros e sim destroços, mas n chiguem os coitados q n sabe!!

  • Renan
    2014-08-11T20:39:09

    Lula Molusco, bócó pode ser sua mãe e seu pai, mas não eu, meteoros existem e vc tem medo de perder a aposta q fez com alguem por isso comentou isso!!!!

  • Jackson Schneider
    2014-08-11T19:33:05

    Bocós são os que acreditam no PT.

  • Ana Marcia
    2014-08-11T13:30:04  

    Deus deu poder para o homem criar e contemplar as maravilhas que ele fez. Mas duvido muito que o homem consiga fazer uma formiga, por exemplo.

    recentes

    populares

    • Ana Marcia
      2014-08-11T13:30:04  

      Já fizeram OVELHA...pq não uma FORMIGA!?

    recentes

    populares

    • Ana Marcia
      2014-08-11T13:30:04  

      Para dizer que Deus não existe vc só pode ter muita convicção disso Marcos Rodrigues. Uma das razões que Ele existe é a sua existência. Mas ninguém precisa provar nada. Deixa que no tempo certo Ele vai te mostrar.

  • Maria Farias
    2014-08-11T15:09:21  

    Sr Lula Molusco, grande sábio, não é necessário massacrar as pessoas menos capazes.Talvez o Sr tenha quilômetros de sabedoria, porém, nem 5 milimetros de bons modos e educação doméstica. O conhecimento é um dom que precisa ser socializado, para que todos tenham acesso, ( pessoas como eu).

    recentes

    populares

    • Maria Farias
      2014-08-11T15:09:21  

      MARIA ----EU NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA EM ME REBAIXAR AO SEU NÍVEL INTELECTUAL. ------EU TAMBÉM SEI FALAR COM PESSOAS (COMU VOCÊ). ----PORQUE EU SOU UMA PESSOA HUMILDE.

    recentes

    populares

    • Maria Farias
      2014-08-11T15:09:21  

      Lula Molusco -- você se diz humilde mas se contradiz em sua primeira frase "me rebaixar ao seu nível intelectual", se tiver tempo depois pesquise o significado da palavra humilde que eu já tratei de saber o que é "É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguém é pior ou melhor do que os outros", se realmente fosse humilde não seria preciso se "rebaixar" ao nível de ninguém, até porque qualquer um estaria no mesmo nível que o seu!

  • David Filho
    2014-08-11T18:06:51

    "BILHARES" de quilômetros????? acho que você deve ter se enganado, viu! ACho que são "TRILHARES", ou mesmo, talvez, "QUATRILHARES"... revê aí suas contas, já que parece que português não é mesmo seu forte...

  • Cicero Florencio
    2014-08-11T12:07:15  

    Nossa estou ansioso pra ver essa chuva de meteoros Pergunta: Que horas vai acontecer o fenômeno ?

    recentes

    populares

    • Cicero Florencio
      2014-08-11T12:07:15  

      Algo próximo das 10 da noite é o melhor horário para se ver o fenômeno.

  • Adler Barboza
    2014-08-11T16:58:42

    Na Região Sul nem será possível assistir, então?

  • Daiane
    2014-08-11T13:58:00  

    Só quem mora no norte ou nordeste vai conseguir ver?

    recentes

    populares

    • Daiane
      2014-08-11T13:58:00  

      Quem mora no hemisfério NORTE poderá ver muito mais meteoros (em torno de 60 por hora), no entanto quem mora no hemisfério SUL também verá , porém com pouca intensidade. :D (Espero ter ajudado ! Bjss)