Tablet

19/08/2014 11h21 - Atualizado em 19/08/2014 11h23

Compare o Lumia 930 com as versões anteriores 925 e 920; veja qual comprar

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Lumia 930 enfim chegou, e com ele uma série de modificações em relação a seus antecessores, o Lumia 925 e o Lumia 920. O TechTudo comparou os três modelos tops de linha da Nokia. Será que o novo aparelho é tão superior assim aos que vieram só um pouco antes dele? Confira na análise abaixo.

Facebook Messenger para Windows Phone ganha mensagens de voz e mais

Lumia 930 tem ótimo desempenho (Foto: Allan Mello/TechTudo)O Lumia 930 chegou ao mercado com várias novidades; compare com as gerações passadas (Foto: Allan Mello/TechTudo)


Desempenho: Lumia 930

No geral, o Lumia 930 é bastante superior a seus dois antecessores. Tem um processador mais potente, memória RAM maior e uma bateria de vida útil mais longa. Sendo assim, tem um desempenho muito melhor. Seu processador é um Snapdragon 800 quad-core de 2,2 GHz, 2 GB de RAM, 32 GB de memória interna e bateria de 2.420 mAh.

Central de notificações do Windows Phone 8.1 no Lumia 930 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 930 tem ótimo desempenho (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O Lumia 925, por sua vez, é equipado de maneira mais modesta: processador Qualcomm Snapdragon MSM8960, dual-core de 1,5 GHz. Além disso, tem 1 GB de RAM e 16 GB de espaço para armazenamento. A bateria é de 2.000 mAh. Exatamente as mesmas especificações do Lumia 920. Nenhum dos três têm slot para cartão de memória microSD, e todos possuem conexão à Internet 4G, WiFi, Bluetooth e NFC. 

Dimensões: Lumia 925

O corpo do Lumia 930 é um dos mais robustos do trio. Ele mede 137 x 71 x 9.8 mm e pesa 167 gramas. O Lumia 925, de alumínio, é mais fino, possui 129 x 70.6 x 8.5 mm, com peso de 139 gramas, sendo também o mais leve. Já o Lumia 920 é o maior, com 130.3 x 70.8 x 10.7 mm e 185 gramas. Para quem busca portabilidade, portanto, vale mais a pena adquirir o Lumia 925 do que o Lumia 930.

Lumia 925 tem corpo mais portátil (Foto: Allan Mello/TechTudo)Lumia 925 tem corpo mais portátil (Foto: Allan Mello/TechTudo)

Tela: Lumia 930

No display, a evolução é claramente visível. O Lumia 930 tem um display de 5 polegadas, com resolução de 1080 x 1920 pixels e densidade de 441 pixels por polegada. A tela tem não somente um tamanho maior como também uma melhor qualidade do que a utilizada no Lumia 925 e no Lumia 920: de 4,5 polegadas, 768 x 1280 pixels e 332 ppi.

Sistema operacional: Empate

O Lumia 920 e o Lumia 925 têm o Windows Phone 8, enquanto o Lumia 930 conta com a versão 8.1 do sistema operacional móvel da Microsoft. Porém, os aparelhos anteriores têm a possibilidade de serem atualizados para a edição mais recente do software e por isso não há muita diferença nesta quesito.

Câmeras: Lumia 930

Outra grande vitória do Lumia 930. Se os Lumias 920 e 925 têm duas câmeras, de 8 e 1,3 megapixels, na traseira e na parte frontal, respectivamente, o sucessor deles conta com uma máquina principal muito mais potente. A frontal é de 1,2 megapixel e a sua traseira tem 20 megapixels.

Esta nova câmera conta com lentes Carl Zeiss, estabilizador de imagem ótica, autofoco, flash dual-LED, tecnologia PureView, dual capture, geomarcação, um detector de faces, gravação de vídeos Full HD e gravação de áudio em som estéreo. Assim, o que já era considerado um dos grandes pontos fortes da série Lumia melhora ainda mais.

Preço e disponibilidade: Lumia 925

Uma pesquisa em sites indicadores de preços na Internet, é possível encontrar o mais antigo dos modelos, o Lumia 920, por preços a partir de R$ 1.499. Um preço relativamente alto, mas que se dá pela dificuldade de se achá-lo. Justamente por ser um modelo mais antigo não aparece em muitas lojas.

Lumia 920 é difícil de achar (Foto: Allan Mello/TechTudo)Lumia 920 é difícil de achar (Foto: Allan Mello/TechTudo)

O Lumia 925, por exemplo, está disponível em mais lojas, e por pouco mais de R$ 900. Muito mais barato que um Lumia 930, que custa quase o dobro disso, com preços começando em pouco mais de R$ 1,6 mil. Como ele possui especificações melhores muito melhor, ele tem um custo bem mais alto.

Conclusão: Lumia 930

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

Sim, o Lumia 930 é “tudo isso” se comparado a seus antecessores. Os dois modelos anteriores não eram considerados grandes top de linha, mas o atual já pode brigar em certa igualdade de condições com rivais com Android e iOS. E, claro, os consumidores que quiserem aproveitar isso terão que pagar mais.

Em termos de custo-benefício, ele ainda é melhor do que muitos rivais, o seu hardware tem pontos interessantes e, principalmente, a sua câmera é excelente. Sendo assim, o Lumia 930 merece a sua atenção. Se você quiser comprar um Windows Phone top, só que um pouco mais barato, então recorra ao Lumia 925.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flavio Taniguchi
    2014-08-19T14:34:46  

    Tenho um Lumia 820 e é excelente. O pessoal vê hardware mas esquece de ver o conjunto. O hardware do 920 apesar de ser um dual core, faz tudo tão ou mais rápido que os quad cores com android. o 930 então, deve destruir aparelhos com android, sem falar que quem possui um android, sempre tem que estar investindo em um cel novo, enquanto quem possui um windows phone, no geral está tão satisfeito que não necessita de um upgrade. Abandonei definitivamente o android depois de experimentar um wp 8.

    recentes

    populares

    • Flavio Taniguchi
      2014-08-19T14:34:46  

      Flavio, não é bem assim... tive um Lumia 920 e até gostava bastante do cel. Entretanto, no que se refere aos aplicativos, o WP está quase sempre atrás dos concorrentes. Antes de migrar pra WP, o usuário deve ter em mente que alguns aplicativos podem não ter suporte para ele. Ainda, existe a questão da qualidade dos appz. As vezes naquela de fazer o aplicativo pra dizer que tem na plataforma, acaba saindo uma porcaria qualquer. Hoje sou usuário de um Moto X e foi a melhor experiência que tive até hoje. Torço pelo WP, mas hoje ainda acho que ele está atrás no conjunto.

    recentes

    populares

    • Flavio Taniguchi
      2014-08-19T14:34:46  

      Soulivre, tá chegando tenha paciência, até novembro ou dezembro ainda, já está em fase de testes finais.

  • Allan Almeida
    2014-08-19T12:22:52  

    Tem erros nesse texto!!! A especificações do Lumia 920 e o 925 n são iguais... Na verdade são idênticas, a unica coisa que muda e na memoria interna, o 920 tem 32Gb e o 925 tem 16Gb. E tem outra, a tela do 920 e do 925 não e de 4.5 Polegadas, e sim de 4.7 polegadas!!!!! Um site de peso desse com informações erradas... Hmm sei não em, melhor pesquisa mais antes de postar.

    recentes

    populares

    • Allan Almeida
      2014-08-19T12:22:52  

      Allan Almeida, as telas dos lumias 920 e 925, são de 4,5' sim, vc está enganado! Inclusive a tela do 1020, também é de 4,5'.

    recentes

    populares

    • Allan Almeida
      2014-08-19T12:22:52  

      Estou começando a pensar que o Techtudo é tendencioso para o Android

  • Snake Plissken
    2014-08-19T16:22:41  

    De que adianta ter um celular top de linha, com sistema operacional superior a IOS e Android e ser marginalizado pelos desenvolvedores de aplicativos pra mobile. O WP só conta com os aplicativos essenciais, de resto, se sai uma novidade ou se bomba algum aplicativo de repente, usuários de WP ficam a ver navios..acho que a microsoft e a nokia deveriam se preocupar um pouco com isso e tentar ao menos estimular que mais aplicativos venham pro WP. A única coisa que me frustra na plataforma WP é isso.

    recentes

    populares

    • Snake Plissken
      2014-08-19T16:22:41  

      Snake Plissken pra mim o WP funciona, concordo q temos alguns aplicativos que n foram lançados pra WP, mas essenciais o WP tem sim, mas acho q isso envolve várias coisas, como boicote das concorrentes.

    recentes

    populares

    • Snake Plissken
      2014-08-19T16:22:41  

      É exatamente o maior erro da Microsoft, claro que quem desenvolve a maioria dos apps são os desenvolvedores autônomos, mas a MS deveria dar um suporte maior e começar a chamar pra si essa responsabilidade. Tenho um Lumia 925 e adoro meu aparelho, não troco por Android nenhum, mas é horrível, por exemplo, você ver um Android com toda usabilidade do Instagram.

  • Luciano Martins
    2014-08-20T09:17:28  

    Para quem se orgulha de ser "diferente" por ter um Iphone, saiba que até o porteiro do meu prédio tem um! Nada contra, aliás um ótimo profissional de uma profissão muito digna

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2014-08-20T09:17:28  

      Haja preconceito, hein Luciano? Quer dizer que um porteiro não pode ter um Iphone?

  • Lula Molusco
    2014-08-19T19:52:43  

    -PUXA!!! -----GOSTEI DESSE CERULÁ NOKIA COM O WINDIOWS. -------VOU JOGAR MEU (SAMSUNG S3) E O (IPHONE 4S) DA MINHA MULÉ NO LIXO E CORRER PRA LOJA PRA COMPRAR ESSE CERULÁ. --------SÉRA QUE DA PRA INSTALAR O (WINDOWS XP) NELE?????.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-08-19T19:52:43  

      Junior Silva ------CONSEGUIR CASAR QUALQUER UM CONSEGUE. ---O DIFÍCIL E PERMANECER CASADO. ----JÁ APRONTEI TANTO COM ELA QUE EU DURMO DE OLHO ABERTO ESPERANDO A VINGANÇA DELA.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-08-19T19:52:43  

      Isso aproveita antes de jogar fora o cel ou vender atualiza o seu SANSUNG S3 para o android kitkat, ah nãodá, ele não vai ser atualizado! Gastou um dinheirão em um aparelho top da sangung que nem será atualizado, kkkkkkk. Enquanto TODOS os cel com WP8 foram atualizado até o MAIS BARATO L520.

  • Celia Araujo
    2014-08-21T18:04:13  

    Só uma pequena correção, o 920 possui memoria interna de 32GB.

    recentes

    populares

    • Celia Araujo
      2014-08-21T18:04:13  

      e ontem(01/09/14) mesmo seu preço estava entre 1000 e 1400 no busca pé.

  • Maria Bento
    2014-08-20T08:31:46  

    Realmente eu adoro a Nokia os produtos tem ótima qualidade e durabilidade de bateria sem igual,mas infelizmente os preços estão muito acima de outros aparelhos que acabam substituindo em recursos e por um preço muitas vezes ate mais acessível.

    recentes

    populares

    • Maria Bento
      2014-08-20T08:31:46  

      cara o que você fumou??? kkkkkkkkkkk o aparelhos da nokia são os que possuem os preços mais acessíveis!!

  • Raphael Junior
    2014-08-20T08:32:39

    sou muito mais o meu Lumia1020! é um pouco maior, porém, ele tem tudo o q tem nos três com uma câmera de 41 Mega e outra de 12!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Vinicius Nunes
    2014-08-20T08:01:40

    Prefiro meu 3310.

  • Roberto Castelo
    2014-08-20T00:11:27

    sou mais o smartphone xperia z2 sony em 4k.....

  • Bruno Antonio
    2014-08-19T17:56:14

    Não gosto muita da Loja da Windows porém os smartphones são extraordinários.

  • Jovane
    2014-08-19T15:49:56  

    capacidade para quantos simchip?

    recentes

    populares

    • Jovane
      2014-08-19T15:49:56  

      1 nanochip!

    recentes

    populares

    • Jovane
      2014-08-19T15:49:56  

      o meu lumia 1020 é um chip só

  • Ana Amorim
    2014-08-19T15:23:44  

    Tenho o nokia lumia 1020,alguém sabe onde troco a tela dele?Caiu e quebrou novinho.Ainda não chegou aqui no Brasil?

    recentes

    populares

    • Ana Amorim
      2014-08-19T15:23:44  

      Snake Plissken caiu com 3 dias de uso

    recentes

    populares

    • Ana Amorim
      2014-08-19T15:23:44  

      A Verdade Obrigada,vou tentar lá.

  • Juliano Negretti
    2014-08-19T16:39:31

    pena q nao son com android

  • Fred Costa
    2014-08-19T15:46:19

    Na matéria fala que o 925 tem 16GB de armazenamento e que o 920 tem as mesmas especificações. Então o meu 920 veio com defeito. Ele tem 32GB de armazenamento.

  • Fred Costa
    2014-08-19T15:42:44

    Na matéria fala que o 925 tem 16GB de armazenamento e que o 920 tem as mesmas especificações. Então o meu 920 veio com defeito. Ele tem 32GB de armazenamento.

  • Fred Costa
    2014-08-19T15:31:31

    Na matéria fala que o 925 tem 16GB de armazenamento e que o 920 tem as mesmas especificações. Então o meu 920 veio com problema. Ele tem 32GB de armazenamento.

  • Ana Amorim
    2014-08-19T15:25:31

    A camera do lumia 1020 é 41 megapixel

  • Luiz Antonio
    2014-08-19T12:03:59  

    Aparelhos interessantes, mas não tenho o que reclamar do meu Lumia 820.

    recentes

    populares

    • Luiz Antonio
      2014-08-19T12:03:59  

      tem sim. a resolução de 480x800 do seu celular é muitíssimo ruim.

  • Carlos Silva
    2014-08-19T13:06:31

    O Lumia 920 é um excelente smartphone e já batia de frente com os Iphones há um bom tempo. Falar que ele e o 925 não eram tops de linha é um tanto falta de informação ou então uma matéria (mais uma) tendenciosa para a Apple e os Androids. Pessoal da Techtudo, por favor pesquisem antes de publicar algo e sejam menos tendenciosos. Tudo bem que talvez vocês levem grana (nada contra) para falar bem do android ou do ios, mas escrevam algo dentro da realidade sem ser escrachado.

  • Lucas
    2014-08-19T12:52:38

    site da saraiva ta fazendo promoção... o lumia 925 sai a 830 reais comprando em 1 vez no cartão.