Robótica

09/08/2014 06h30 - Atualizado em 09/08/2014 13h27

Confira invenções do cinema que podem se tornar realidade em breve

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Algumas invenções dos cinemas estão próximas de se tornarem realidade — ou, ao menos, os cientistas estão estudando sua viabilidade. Quem não gostaria de ter um sabre de luz como o herói da franquia de filmes Star Wars, Luke Skywalker? E o Neuralizador que apaga memórias em Homens de Preto? Descubra, na lista abaixo, quais criações podem se concretizar em um futuro próximo e outras que devem demorar um pouco mais.

Confira cinco invenções que foram criadas no Brasil

O sabre de luz pode estar mais próximo do que pensamos (Foto: Divulgação)O sabre de luz pode estar mais próximo do que pensamos (Foto: Divulgação)

Neuralizador

O Neuralizador do filme "Homens de Preto" (1997), capaz de apagar memórias, está mais próximo do que imaginamos. Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriram como apagar seletivamente a memória de ratos de laboratório. Eles aplicaram um pulso óptico nos animais, que diminuiu a resposta das cobaias aos experimentos de medo. 

Que tal apagar memórias indesejadas? (Foto: Divulgação)Que tal apagar memórias indesejadas? (Foto: Divulgação)

No entanto, os especialistas americanos também conseguiram recuperar pensamentos dos ratos. Com um laser óptico, deixaram os cérebros dos roedores sensíveis à luz. Um choque elétrico foi aplicado simultaneamente em uma das patas e foi verificado, posteriormente, que o pulso eletromagnético aumentou as sinapses dos nervos, fortalecendo a memória.

Os experimentos com ratos estão um pouco distantes de um dispositivo eletrônico que apaga a memória na base da luz. No entanto, esses experimentos podem ajudar a tratar doenças graves, como Mal de Alzheimer.

Visor de dados online

A visão do Exterminador do Futuro está mais próxima do que imaginamos (Foto: Divulgação)A visão do Exterminador do Futuro está mais próxima do que imaginamos (Foto: Divulgação)

Quem não se lembra da visão computadorizada do longa "O Exterminador do Futuro", interpretado pelo ator austro-americano Arnold Schwarzenegger, em 1992? O visor da máquina identificava pessoas e objetos, consultando um banco de dados da Skynet. O Google Glass, basicamente, faz a mesma coisa com um óculos e uma conexão de Internet.

A tecnologia ainda está disponível em poucos locais e não chegou oficialmente ao Brasil. O Glass também não tem a mesma capacidade do que um visor do exterminador do filme, porque nem todos os objetos físicos são rastreáveis ainda.

“Replicantes”, robôs sintéticos

Robôs como os Replicantes de Blade Runner? Estão em desenvolvimento (Foto: Divulgação)Robôs como os Replicantes de Blade Runner? Estão em desenvolvimento (Foto: Divulgação)

O filme "Blade Runner" (1982) se tornou um clássico de ficção científica graças aos robôs, chamados de Replicantes. Com partes orgânicas, eles não conseguem ser diferenciados de humanos. Esse tipo de futuro parece que não está mais tão distante.

A robô jornalista poliglota Kodomoroid (Childroid) foi exibida em junho de 2014 no Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação em Tóquio, no Japão. O acabamento externo da robô é de silicone, o que imita a textura da pele humana. Ela será testada para substituir âncoras de televisão por não esboçar emoções exageradas ao falar. O modelo ainda está em testes, sem utilização prática.

Exoesqueletos que funcionam efetivamente

Matrix também mostrou exoesqueletos militares em seu filme (Foto: Divulgação)Matrix também mostrou exoesqueletos militares em seu filme (Foto: Divulgação)

Além da realidade virtual, "Matrix Revolutions" (2003) mostrou exoesqueletos armados com metralhadoras para defender a humanidade das máquinas perversas. Na realidade, o revestimento já está sendo testado, principalmente em pessoas com deficiências físicas. O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis encabeçou uma pesquisa que ganhou os holofotes no dia 12 de junho de 2014, na abertura da Copa do Mundo de 2014.

Seria o Google Glass o futuro da tecnologia? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo

Ele criou um exoesqueleto para um rapaz tetraplégico e o jovem deu o primeiro chute do mundial, sentindo o impacto da bola em seu pé. Está longe de ser uma tecnologia militar, como no filme de ficção científica, mas a tecnologia vem ganhando forma no mundo real.

Sabre de luz

É possível ter uma espada laser como em Star Wars? (Foto: Divulgação)É possível ter uma espada laser como em Star Wars? (Foto: Divulgação)

Luz não tem as propriedades físicas comuns de qualquer massa. Um feixe, se encostasse em outro, simplesmente passaria, sem bater ou fazer aqueles barulhos característicos dos filmes de Star Wars.

 O Centre for Ultracold Atoms (Centro de Átomos Superfrios, em livre tradução), do MIT, está mudando um pouco isso e trazendo uma realidade um pouco mais próxima da fantasia. Eles estão estudando formas de fazer feixes de fótons reagirem quando entram em contato, a ponto de refletirem. Isso provocaria um impacto e uma reação ao “encostar” as luzes. Essa pesquisa está tentando descobrir propriedades das partículas luminosas.

O problema é que ainda não há um bom motivo para fazer uma arma como a de Luke Skywalker no mundo real. O mais próximo disso não envolve propriamente a luz. Há objetos de vidro que podem ser fabricados por impressoras 3D bem parecidos com os sabres dos filmes. Em um futuro distante, essas impressoras poderiam produzir objetos de luz, incluindo uma espada. Por que não?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Silva
    2014-08-09T22:59:50  

    Tinham que inventar um exterminador de políticos brasileiros corruptos 3D.

    recentes

    populares

    • Marcos Silva
      2014-08-09T22:59:50  

      huehuehuehue

  • Lorica Segmentata2
    2014-08-09T12:11:55  

    De todas as invenções, a que mais gostei foi o da mulher-robô. Só fala o que foi programada para falar, não reclama e quando enche o saco, basta desligar a traquitana.

    recentes

    populares

    • Lorica Segmentata2
      2014-08-09T12:11:55  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lorica Segmentata2
      2014-08-09T12:11:55  

      Tambem quero uma...rsrsrs

  • Mika Ii
    2014-08-10T03:54:22

    Cada vez mais próximos da singularidade tecnológica... Espero que não estejamos fazendo nossa própria extinção

  • Guilherme
    2014-08-09T22:09:03  

    O Neuralizador nem precisa inventar,ja existe a vodka haha

    recentes

    populares

    • Guilherme
      2014-08-09T22:09:03  

      ashuahsuahsusa boa

  • Genilson Silva
    2014-08-09T15:03:32  

    Com certeza o homem por si só são inteligentes mas isso não é tudo, o tudo se ressume em DEUS que tem todo o poder,honra e gloria e se isso nos dias de hoje acontece é porque DEUS permite.

    recentes

    populares

    • Genilson Silva
      2014-08-09T15:03:32  

      Marcus Leite, sua opinião não passa de uma opinião externa podemos ser fanáticos ateus, religiosos, do futebol, de tudo, a verdade que, quando o assunto é Deus, as expressões como essa que você comentou são frequentes, mas pra outros temas da vida, as pessoas geralmente não reagem assim. Em quanto o tripe da vida do Ser humano for PRAZER, RAPIDEZ E DESCOMPROMISSO, continuará sendo um fanático pelo viver egocentrico (egoístico).

    recentes

    populares

    • Genilson Silva
      2014-08-09T15:03:32  

      Marcus Leite quis dizer q foi um assunto introduzido totalmente fora de contexto, falou de Deus do nada!

  • Lucas Bolsanello
    2014-08-09T21:20:49

    Cura pro câncer e pra alzheimer ngm inventa

  • Mayk Guimaraes
    2014-08-09T20:58:56

    Realmente o poder de criação do homem é infinito, mas creio que ele destruirá o planeta antes de muitas delas...infelizmente, a ganância e o veloz consumo dos recursos naturais com certeza destruirão o planeta, ou vocês acham que a proibição da produção nuclear seria suficiente, claro que não existem inumeras formas de se destruir um planeta. Os recursos não são infinitos, a terra assim como nós precisa desses recursos. O fim é certo com ou sem Deus.

  • Wilson Kolowski
    2014-08-09T19:32:50  

    O homem não tem limites.. nosso poder de criação é interminável.

    recentes

    populares

    • Wilson Kolowski
      2014-08-09T19:32:50  

      Somente até o dia do acerto de contas com o verdadeiro e único Criador.

    recentes

    populares

    • Wilson Kolowski
      2014-08-09T19:32:50  

      Ta bom Marko, mas não esquece que quando você morrer ficarão mais alguns bilhões de pessoas por aqui.

  • Mayk Guimaraes
    2014-08-09T20:29:20

    Realmente o homem tem condições infinitas de criação, mas eu tenho certeza que ele destrói o mundo antes de muitas dessas criações se tornarem realidade... infelizmente.

  • David Nicolas
    2014-08-09T19:29:38

    bem todos com certeza vai ser criado de boas, mas o sabre de luz vai ser o mais dificil

  • Cleber Henriques
    2014-08-09T18:53:18

    Qria ver eles acabarem com a fome e com a poluiçao do nosso planeta isso fora saude educaçao affff

  • Rodrigo Cabral
    2014-08-09T18:43:56

    Não devemos esquecer as invenções de hoje já foram realidade impossível no passado, e algumas são usadas com facilidade o que era impossível agora são de "verdade". Será que político honesto também será possível ????

  • Paraiba 2
    2014-08-09T17:45:11

    Por favor... inventem algum tipo de ship para implantar na minha mulher para ela desligar sempre que comeca a reclamar!!!!

  • José Mejeve
    2014-08-09T15:40:36  

    Nossa é verdade temos que tomar cuidado com os Esphenis eles vão querer dominar o mundo, ainda bem que meu vizinho é um Volms ou parece , bom ele diz que veio do Ceara a cabeça chata é mera coinsidencia.

    recentes

    populares

    • José Mejeve
      2014-08-09T15:40:36  

      kkkkk, essa série é demais!

  • Carlos Leite
    2014-08-09T17:19:30

    Então os filmes como Mad Max, Exterminador do Futuro e Matrix podem muito bem virarem realidade no que diz respeito ao futuro da humanidade.

  • Sérgio Ramos
    2014-08-09T16:34:57

    CADA VÊZ MAIS RICOS TECNOLOGICAMENTE E CADA VÊZ MAIS POBRES ESPIRITUALMENTE !

  • Jean Carvalho
    2014-08-09T14:03:16

    Só quero um sabre de luz.

  • Caio Daher
    2014-08-09T13:01:42  

    Estou com medo do futuro,seremos extremamente manipulados muito mais do que atualmente,um futuro muito sombrio nos aguarda.

    recentes

    populares

    • Caio Daher
      2014-08-09T13:01:42  

      Você tá escrevendo isso no site da globo, quanta ironia... Temo mais a tecnologia de monitoramento e perda de direitos fundamentais... Que será apoiada por uma população lavada cerebralmente pela propaganda.

  • Carlos Freitas
    2014-08-09T13:31:20

    desde que exista a SONY e o PLAYSTATION com seu projeto morpheus pra mim ta tudo bem....

  • Adolfo Wilson
    2014-08-09T12:53:32

    Em fase embrionária ainda, totalmente diferente da ficção o que mais se aproxima é o tosco google glass com sua câmera de apenas 5 Mpx. Na expectativa para encomendar minha Juju Salimeni replicante.

  • Gustavo
    2014-08-09T12:52:46

    o neuralizador e o exoesqueleto seriam invenções aproveitáveis na atualidade o resto é descartável.

  • Walter Carneiro
    2014-08-09T11:51:49

    Não devemos esquecer que 95% das invenções que desfrutamos hoje foram, num passado não muito remoto, considerados coisas do "demo" ou fora de qualquer realidade possível, e no entanto estão todas aí sendo utilizadas como se fossem a coisa mais natural do mundo: TV, e de tela fina, de tela dobrável, telefone, telefone celular, aviões, o próprio cinema (e 3D, claro!), equipamentos que ajudam na cura de doenças graves, viagens à Lua e aos planetas vizinhos (que está sendo cogitado como realidade próxima), e muitas outras invenções incríveis, impossíveis de serem "verdades" há poucos anos atrás.

  • Samuel Alves
    2014-08-09T11:42:54

    essa globo só aceita comentário sobre futebol e futilidades dos famosos

  • Coliforme Fecal
    2014-08-09T11:22:25

    Gostaria de ter um Neuralizador , para usar na minha sogra !!

  • Alexandre Azevedo
    2014-08-09T11:19:53

    Quantos erros de digitação! Atenção senhor revisor!!!