01/08/2014 07h33 - Atualizado em 01/08/2014 07h33

Conheça grandes ‘furadas’ no mercado de smartphones e saiba evitá-las

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O mercado de smartphones é cheio de ofertas e boas oportunidades para quem quer entrar de vez no mundo iOS, Android ou Windows Phone. No entanto, há detalhes que podem fazer a diferença entre uma boa compra e prejuízos ou problemas. Para te ajudar a escapar deles, o TechTudo preparou uma lista com grandes furadas comuns na vida de consumidores de smartphones.

Galaxy S5 ou iPhone 5S? Veja qual top leva a melhor no comparativo

Acessórios falsificados ou sem certificação

Fones de ouvido, cabos USB e diversos outros componentes que acompanham smartphones costumam apresentar problemas com certa frequência. Diante disso, alguns usuários optam por comprar acessórios alternativos para escapar dos altos preços das peças originais. Não há nada de errado ou ilegal nisso, mas é preciso tomar cuidado para não entrar em uma enrascada.

Cabos de energia e outros componentes falsificados podem representar grandes riscos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Cabos de energia e outros componentes falsificados podem representar grandes riscos (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Não é raro ver casos de aparelhos incendiados ou com partes danificadas graças à utilização de acessórios de origem duvidosa. Quando for comprar um cabo que não seja original, por exemplo, observe se a voltagem do componente é a mesma utilizada no seu celular, procure saber a procedência do fio, qual a fabricante, se há algum teste ou certificação de órgãos conhecidos. Além disso, dê preferência a lojas do ramo em vez de ambulantes e exija nota fiscal para que, em caso de defeito, você tenha alguma garantia.

Os mesmos cuidados devem ser tomados ainda para fones de ouvido, dock stations, cabos HDMI, adaptadores ou qualquer outro acessório. Afinal, o barato pode sair caro com a perda do seu aparelho ou até mesmo diversos prejuízos materiais e à sua saúde.

iPhones muito antigos

Objeto de desejo para muitos consumidores, o iPhone também é um aparelho inacessível para parte da população. Para escapar dos R$ 2.799 cobrados pelo iPhone 5S, há quem recorra a versões mais antigas do telefone da Apple. No entanto, é preciso ficar atento a um aspecto muito importante: a atualização do iOS.

iPhone 3GS e modelos anteriores são opções nada vantajosas para quem deseja trocar de aparelho (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 3GS e modelos anteriores são opções nada vantajosas para quem deseja trocar de aparelho (Foto: Divulgação/Apple)

Por padrão, a Apple atualiza iPhone durante três anos após o seu lançamento, deixando modelos mais antigos sem novas versões do sistema. Sendo assim, procure por versões que estejam dentro desse prazo. Por exemplo, o iOS 8 chegará apenas ao iPhone 4S e modelos mais recentes, o que torna o iPhone 4 pouco vantajoso, mesmo com preço atrativo.

Já para iPhone 3GS ou modelos anteriores, a recomendação é evitá-los a qualquer custo. Afinal, estes sequer receberam o iOS 7, que trouxe grandes mudanças e funcionalidades ao aparelho. Além disso, a disponibilidade de novos aplicativos e jogos tende a ser bastante pequena, assim como o lançamento de atualizações importantes na App Store.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Confira no Fórum

Android 2.3 (Gingerbread)

O Android 2.3 foi uma das versões mais populares do sistema do Google e a que deteve o maior número de usuários durante muito tempo até perder espaço para as edições Jelly Bean e KitKat. No entanto, não é difícil encontrar o Gingerbread em alguns aparelhos de entrada. Os preços chamativos, porém, podem esconder uma série de desvantagens.

Galaxy Y e outros aparelhos com Android 2.3 ainda podem ser encontradas em lojas online conhecidas (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Y e outros aparelhos com Android 2.3 ainda podem ser encontradas em lojas online conhecidas (Foto: Divulgação/Samsung)

 Assim como versões antigas do iOS, o Android 2.3 deixa de receber, gradualmente, diversos lançamentos e atualizações de aplicativos e jogos. Além disso, há uma gravidade a mais no caso do sistema do Google: a vulnerabilidade. Com o foco nas versões mais recentes, o Android Gingerbread deixa de receber importantes correções de segurança e se torna um alvo fácil para disseminação de vírus e outros malwares.

Antes de comprar um aparelho com a versão 2.3, mesmo que de segunda mão, analise se não há outras opções na Internet com um preço próximo e um Android mais recente. Atualmente, há modelos com a versão 4.4 KitKat, por exemplo, com preços bastante acessíveis e configurações razoáveis, como o Moto E, os LGs L30, L20, entre outros.

Windows Phone 7

O Windows Phone 7 não é uma boa opção para quem deseja comprar um aparelho. Prestes a ter o seu suporte base encerrado, o sistema parou na versão 7.8 e não deve receber mais atualizações da Microsoft, ficando totalmente obsoleto em pouquíssimo tempo.

Lumia 800 e outros aparelhos com Windows Phone 7 ainda têm bom desempenho, mas sistema é obsoleto (Foto: Divulgação/Nokia)Lumia 800 e outros aparelhos com Windows Phone 7 ainda têm bom desempenho, mas sistema é obsoleto (Foto: Divulgação/Nokia)

Uma das principais desvantagens do Windows Phone 7.x é que o sistema, além de ter uma loja fraquíssima, já não recebe tantas novidades quanto o seu sucessor. Embora ainda apresente bom desempenho em aparelhos como o Samsung Omnia W, Lumia 710, Lumia 800 e Lumia 900, o sistema não deve receber nenhuma nova melhoria e oferecerá apenas o básico para o usuário. Além disso, existem modelos com a versões 8 e 8.1 do sistema da Microsoft com um preço bastante atrativo, como o Lumia 520 e o Lumia 630.

Xing-lings

Os xing-lings são aparelhos asiáticos de origem duvidosa e fabricado por empresas desconhecidas e que não atuam oficialmente no Brasil. Também conhecidos como MP15 ou 20, esses telefones costumam entregar design perecido com os das grandes fabricantes e especificações milagrosas, que nada chegam perto da supercâmera ou da TV de alta definição prometida.

Xing lings tentam se passar por top de linhas apresentando qualidade inferior (Foto: Arte/Divulgação)Xin- lings tentam se passar por top de linhas apresentando qualidade inferior (Foto: Arte/Divulgação)

Assim como os acessórios, esses aparelhos têm fabricação bastante duvidosa, não oferecendo os testes e a segurança adequada. Há diversos casos de modelos que queimam ou apresentam mau funcionamento em pouco tempo de uso. Além disso, os xing-lings devem ser bloqueados pela Anatel brevemente, já que estes não recebem homologação no Brasil e não são produzidos por empresas confiáveis.

Alguns produtos tentam ainda enganar o consumidor, trazendo personalizações similares ao Android, iOS e Windows Phone. No entanto, nenhum deles consegue ter acesso às lojas dos três sistemas e nem oferecem a mesma variedade de aplicativos. Sendo assim, é mais vantajoso comprar modelos mais simples de marcas conhecidas do que investir um bom preço em aparelhos que vendem apenas a aparência.

Aparelhos sem garantia no Brasil ou internacional

O Brasil é um dos países onde os consumidores pagam mais caro na hora de comprar smartphones, tablets e outros eletrônicos. Para driblar isso, diversas pessoas optam por importar seus iPhones, Galaxys ou outros aparelhos para garantir um preço mais amigável ao bolso. O grande perigo nisso está no suporte ou assistência técnica.

HTC One é um ótimo aparelho sem garantia ou assistência técnica no Brasil (Foto: Divulgação/HTC)HTC One é um ótimo aparelho, mas sem garantia e assistência técnica no Brasil (Foto: Divulgação/HTC)

Antes de comprar um smartphone em outro país, verifique primeiro se a fabricante oferece garantia de cobertura internacional. Caso não, pense se você conseguirá enviar o telefone para o seu mercado de origem em caso de defeito ou mau funcionamento. Comprar um aparelho sem garantia no Brasil pode acabar saindo caro se o mesmo precisar de uma reparos e assistência técnica por aqui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sergio Alves
    2014-08-01T16:15:56  

    que materia lixo e tendenciosa. iphone 3gs ainda é melhor que muito samsung ai da vida e outros aparelhos de entrada

    recentes

    populares

    • Sergio Alves
      2014-08-01T16:15:56  

      mas com qualidade e tecnologia avancada e nao copiada

    recentes

    populares

    • Sergio Alves
      2014-08-01T16:15:56  

      Sergio estou contigo. Eles criticam pk desejam. Não tem pk não podem!

  • Eduardo Peixoto
    2014-08-01T12:22:24  

    Sempre tenho dinheiro sobrando, entao assim que sai um Iphone Top, sempre sou um dos primeiros a comprar. Graças a Deus não pago estes micos. As pessoas tem que entender que nao adianta comprar genéricos. Acabam passando por situações vexatórias, sendo protagonistas de artigos como estes.

    recentes

    populares

    • Eduardo Peixoto
      2014-08-01T12:22:24  

      Alienado

    recentes

    populares

    • Eduardo Peixoto
      2014-08-01T12:22:24  

      falou tudo , pobre gosta passa fome para comprar iphone , eu nao troco meu iphone por outro nem eu nem meu marido . sao hiper seguros nao tenho medo de virus ao contrario de androds , e windons , nao ligue para essa gente baixa renda que acaba pagando barato por um xing ling e no final acaba pendendo a vida ou otros defeitos, oro aqui na alemanha e gracas a Deus 90% dos alemaes tem iphone 5s e no brao 78% androids 35 % do mundo ja possui internet , entao vamos viver a geracao dos iphones de Cristal ja anunciandos aqui lindos .

  • Likelike
    2014-08-01T15:40:57

    fiasco é o windowsPhone , no wp8 nao tem a techa retrocesso sem apagar entao se voce quizer corrigir um letra errada no meio de uma palavra ou texto vc tera que apagar as letras com retorno ate chegar nela diversas outras coisas , precisa evoluir muito para chegar ate o ios e android. Se arrependimento matasse

  • Likelike
    2014-08-01T15:38:27  

    O WindowsPhone ainda não é um sistema a altura do IOS e Android, temos que ser realistas, é um sistema ainda em desenvolvimento que pode melhorar com o passar dos anos , o sistema ainda é muito limitado e diversas funções ainda não chegaram e que já existe a anos em outros sistemas. Pude observar e analisar smartphones com esse sistema e hoje eu ainda não compraria um WindowsPhone, à muitas pessoas insatisfeitas e arrependidas e outras que em atos desesperados tentam dizer,comentar que o sistema esta pronto ou que é bom mais a realidade é outra, a não ser que você queira apenas fazer ligação.

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-01T15:38:27  

      Caprichados sim mas somente no IOS, android existe muito app de qualidade muito inferior ao WP, e além do mais é possível pegar ebola com android.

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-01T15:38:27  

      Eu sou usuário do wp e reconheço as limitações. O Android está mt na frente msm, de longe o melhor sistema operacional.

  • Daniel Sauro
    2014-08-01T13:56:37  

    Prefiro motorola v3 q iphone rsrsrsrsrsrsrsrsrws

    recentes

    populares

    • Daniel Sauro
      2014-08-01T13:56:37  

      já eu preferia não ler comentários tão alienados como este....

    recentes

    populares

    • Daniel Sauro
      2014-08-01T13:56:37  

      v3, o famoso celular de luxo dos favelados

  • Lunana Silva
    2014-08-01T13:05:10  

    Ou seja, a cada 2 anos gaste 2 mil reais com um celular, pois essas empresas selvagens capitalistas te obrigam a mudar de celular. O aparelho que vc comprou hj vai estar totalmente abandonado e obsoleto amanhã

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2014-08-01T13:05:10  

      Não pago mais de R$1000,00 em um celular, ainda mais que após um ano começam a dar problemas. A única excessão foi meu RaizrMaxx que já estou com ele a dois anos. meus dois samsungs anteriores simplesmente abriram o bico.

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2014-08-01T13:05:10  

      JA KE VC KER ASSIM, ENTAO GUARDA O SEU DINHEIRO, MAS ELE NAO É ETERNO, EU PREFIRO GASTAR O MEU!!

  • Likelike
    2014-08-02T12:57:43  

    fiasco é o windowsPhone , no wp8 nao tem a techa retrocesso sem apagar entao se voce quizer corrigir um letra errada no meio de uma palavra ou texto vc tera que apagar as letras com retorno ate chegar nela diversas outras coisas , precisa evoluir muito para chegar ate o ios e android. Se arrependimento matasse...

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-02T12:57:43  

      Pra quê tecla "retrocesso sem apagar", se existe cursor? É só movê-lo e colocar onde bem entender. Esses noobs...

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-02T12:57:43  

      kkkkkkk fiasco é vc que não sabe usar as funcionalidades do teclado do WP.... comédia viu!!! O maior problema é a desinformação...

  • Ludovico Junior
    2014-08-21T11:12:03

    Já tive vários androids (s2,s3), tenho um ipad air e meu celular é um nokia 820, então posso dizer por uso, que wp 8.1, ficou muito bom. O principal problema que existia antes era vc não poder colocar apps no cartão, agora vc consegue. A loja melhorou muito, sendo que na loja americana existem mais apps, no resto eu acho que é costume mesmo. Ele é um pouco diferente dos outros dois é só se acostumar. É obvio que o android e ios ainda são melhores, mas o custo beneficio do wp é de se levar em conta. Sem falar na robustez dos aparelhos da nokia.

  • Likelike
    2014-08-02T12:56:43  

    O WindowsPhone ainda não é um sistema a altura do IOS e Android, temos que ser realistas, é um sistema ainda em desenvolvimento que pode melhorar com o passar dos anos , o sistema ainda é muito limitado e diversas funções ainda não chegaram e que já existe a anos em outros sistemas. Pude observar e analisar smartphones com esse sistema e hoje eu ainda não compraria um WindowsPhone, à muitas pessoas insatisfeitas e arrependidas e outras que em atos desesperados tentam dizer,comentar que o sistema esta pronto ou que é bom mais a realidade é outra, a não ser que você queira apenas fazer ligação.

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-02T12:56:43  

      Android = usuário comum... É a mesma coisa de pessoas que compram pc Positivo, por exemplo....

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-08-02T12:56:43  

      Ainda bem que o mundo é diversificado e não somos obrigados a seguir só uma opção. Há espaço para todo mundo. E honestamente, as pessoas que têm celular com windows phone não têm nada de incomuns. pelo contrário.

  • Daniel Vack
    2014-08-01T20:11:34  

    comprei um smartphone em promoção por R$ 99 reais da marca "PONY", o vendedor falou que é tipo um "SONY" só que não tem imposto em cima por isso tava em promoção, consegui ligar de boa, mas depois de algumas horas deu cheiro de queimado e não liga mais, alguem me ajuda, o que pode ser? voltei la na feira em que comprei mas o cara falou que não tem devolução e me ameassou caso eu denuncie.

    recentes

    populares

    • Daniel Vack
      2014-08-01T20:11:34  

      PONY essa marca e boa ? kkkkk

    recentes

    populares

    • Daniel Vack
      2014-08-01T20:11:34  

      É sério que tem gente que ainda cai nessas "promoções" de celulares do Paraguay? Gente! Pelo amor de Deus!!! Quando o assunto é tecnologia, não se pode economizar. Minha vizinha comprou um iPhone "paralelo", ou seja, uma réplica, pagou R$ 150,00, aí veio até mim pedir ajuda pois ela não tava achando o Google Play Store. Ah pelo amor de Deus!!! Esses telefones duram no máximo 6 meses, e olhe lá. Prestem atenção, juntem uma grana e comprem um smartphone original. Minha noiva sofreu um bocado por ter comprado um Motorola Razr D3 que bloqueou os slots dos chips depois de um simples reset.

  • Rejane Silva
    2014-08-02T04:29:54  

    Os Sony nem estão nessa matéria pq realmente são superiores, adquiri um Z1 e da de 10 a 0 nesses iphone da moda, to muito satisfeita.

    recentes

    populares

    • Rejane Silva
      2014-08-02T04:29:54  

      como você pode dizer que da 10 a 0 no Iphone se vc não o tem? mi mi mi mi

    recentes

    populares

    • Rejane Silva
      2014-08-02T04:29:54  

      IPhone da moda? Quem dera o brasileiro tivesse condição financeira de transformar o IPhone em moda....

  • Likelike
    2014-08-02T13:00:05

    fiasco é o windowsPhone. Tenho um lumia, consequentemente sistema windows phone. Sinceramente eu não recomendo a ninguém. Me ajuda e quebra meu galho, mas é muito obsoleto se comparado aos sistemas concorrentes. não é um sistema a altura do IOS e Android, temos que ser realistas, é um sistema ainda em desenvolvimento que pode melhorar com o passar dos anos , o sistema ainda é muito limitado e diversas funções ainda não chegaram e que já existe a anos em outros sistemas.

  • Oziel Silva
    2014-08-02T09:28:39  

    Tenho um Apple 3GS que apagou do nada e nunca mais funcionou e não consegui assistência que fizesse ele voltar a funcionar. Gostava muito do meu iphone e hj estou sem!!! Gostaria de saber, qual o melhor iphone pra se comprar e não ter mais essas desilusões????

    recentes

    populares

    • Oziel Silva
      2014-08-02T09:28:39  

      Qualquer um é melhor que o 3 G antigo que eu já tive dois, se voce não quer gastar muito e levar coisa boa compra um LG L40 ele é dual chip tem camera de 3 MP e android 4.4 kitkat custa mais ou menos 400,00. Agora se voce tá com a grana sobrando tem um monte de top no mercado, mas sinceramente as pessoas compram e não usam nada dos recursos então pensa bem prá que voce quer um cel

    recentes

    populares

    • Oziel Silva
      2014-08-02T09:28:39  

      5S

  • Alexandre Amaral
    2014-08-02T09:56:35

    Resumindo não compre samsung, um quadrilhão de aparelhos que nunca são atualizados uma barca furada

  • Matheus Marques
    2014-08-02T09:01:09

    Sempre tive vontade de comprar um HTC one por ser não tão caro e bem desenvolvido, porém o problema já foi citado acima, não tem lojas especializadas na marca no Brasil, mas ainda tem muitos tops no mercado na falta do HTC tenho vontade de comprar Xperia Z2/aguardar iPhone 6/Galaxy, teriam sugestões de outros talvez até mais baratos é de mesmo nível em questão de desempenho.

  • Paulo Massarioli
    2014-08-02T08:44:05

    Que chato,tudo vira competição né?As pessoas ao invés de usarem o espaço que tem para ajudar umas as outras ficam se atacando,disputando.Tai uma das causas desse país estar como esta,talves se nos ajudassemos quem sabe não pagaríamos mais barato nos aparelhos.

  • Luiz Silverio
    2014-08-02T07:26:37

    Tenho um Iphone 3gs a 4 anos. Todo ano troco a bateria para ganhar uma vida útil maior. O celular não trava, tem uma ótima qualidade. Ta sofrendo um pouco com os novos app. Mas os grandes app sempre estão disponíveis para ele. Clash of Clans, Face e etc. Se ele é inferior aos Samsungs Sony. Não sei te dizer, pois nunca os comprei! Agora os fansboy de android devia ficar quietos pois mau sabem da qualidade do Iphone, pk nunca os tiveram!

  • Joao Silva
    2014-08-02T00:56:50  

    Quem tem iphone tem sempre um conhecido zé ruela que desdem da Apple só pq nao tem cascalho para comprar um............chega a ser hilario os SamSung boys defenderem o Lixo do android kkkkkkkkkkkkkkkkk......um conselho para esses invejosos é sempre manter o anti virus atualizado,pq se nao ....bye bye Android!!

    recentes

    populares

    • Joao Silva
      2014-08-02T00:56:50  

      falou tudoooooooo quam tem android vive com medo e antivirus hahahahahah falou tudo pobre adora um android , pq nao junta ou compra um cel desente mas quer semrpe economizar , pq vivem sendo roubados ou perdendo celulares, pobre e uma desgraca hahahahahahahha essa raca de android ate 2020 sera banida pq os iphones Christais chegarao e nao terao o sistema android pq nao suporta o anti virus intergrado , entao vamos deixa os 78% de brasileiros androidinos se divertirem e os ze ruelas comos nos rindo da cara dels , quam ri por ultimo ri melhor.

  • Fernanda Barrile
    2014-08-02T00:57:47

    É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida.

  • Mika Ii
    2014-08-01T22:22:52

    Troquei meu iphone 4 por um Moto x, e estou muito satisfeito. 10 a 0 na apple

  • Luiz Peres
    2014-08-01T18:47:19  

    Mt satisfeito com meu moto G.

    recentes

    populares

    • Luiz Peres
      2014-08-01T18:47:19  

      Eu também com o Moto X só lamento a google vender a motorola pra Lenovo (que já possui a CCE)

    recentes

    populares

    • Luiz Peres
      2014-08-01T18:47:19  

      so vocé e mais 50mi felizes proprietarias de 1 moto g

  • Marcia Santos
    2014-08-01T22:01:16

    A Samsung lança vários modelos mas só vejo muitas reclamações,o que comprei por exemplo um Galaxy Y Duos só deu problemas e já foi para autorizada 3 vezes. Ele frequentemente não completa ligação,cai ligação e fica na chamada espera descontando nos créditos,som muito baixo.Continua com defeitos mesmo depois de ir para conserto.

  • Jeane
    2014-08-01T20:54:35

    Sobre o Windows Phone você Elson de Souza deveria pesquisar mais sobre. loja fraquíssima??? hoje em dia o Windows Phone tem suas próprias versões dos app mais famosos, e não deixa nada a desejar. Não sei o por que dessa bira e preconceito contra o Windows Phone.

  • Otavio Bubu
    2014-08-01T15:36:40  

    COMPREI UM HIPHONE ACHANDO QUE ERA O SELULAR DO MOMENTO GASTEI 350 CONTO E VEIO UM TOKO DE MADEIRA!! TO COM MUITA RAIVA!!

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-08-01T15:36:40  

      kkkkk

    recentes

    populares

    • Otavio Bubu
      2014-08-01T15:36:40  

      pois é huhsuhushuhauhau

  • Agnácio Roussef
    2014-08-01T18:46:08

    Irei adquirir meu IOs com meu cartão bolsa família, uma vez que estamos próximos das datas festivas de fim de ano.