Impressora 3D

11/08/2014 10h01 - Atualizado em 11/08/2014 15h51

Disney reproduz com impressora 3D cabelos realistas para esculturas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A partir de impressora 3D, pesquisadores da Disney desenvolveram técnica capaz de reproduzir cabelos humanos super-realistas para suas esculturas. O centro Disney Research conseguiu atingir um maior nível de detalhamento, o que representa mais um avanço da impressão tridimensional, mas a tecnologia ainda precisa ser mais aperfeiçoada. A ideia é utilizá-la para construir pequenos bustos e miniaturas de pessoas e personagens.

Impressora 3D fabrica fones sem fio com formato do ouvido do usuário

Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney)Miniaturas em 3D com cabelos bem realistas (Foto: Divulgação/Disney)

Os responsáveis pelo projeto são estudiosos da Disney Research Zurich, na Suíça, e da Universidade de Zaragoza, na Espanha. E, segundo eles, o resultado dos escaneamentos em 3D para cabelos ainda deixa a desejar, porque o modo atual de captura de imagens para realizar modelos tridimensionais é bastante simples.

Uma câmera ou outro sensor faz um escaneamento do rosto da pessoa, e, assim, todas as características da face são aplicadas ao projeto tridimensional. O cabelo, porém, vai além das capacidades da maioria dos sistemas, e por isso acaba sendo substituído por modelos pré-configurados.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

“Quase tanto quanto o rosto, o cabelo de uma pessoa é uma característica que define um indivíduo. Uma miniatura perde um grau de realismo quando seu cabelo não é capturado adequadamente”, afirmou o doutor Derek Bradley, cientista da Disney Research.

Exemplo de como captura fica bem feita (Foto: Divulgação/Disney)Exemplo de como captura fica bem feita (Foto: Divulgação/Disney)

Para mudar isso, os pesquisadores não querem construir modelos de cabelos fibra por fibra, mas sim buscar inspiração em um tipo de arte que existe há centenas de anos e consegue reproduzir bem os cabelos: as antigas esculturas, como o famoso David, de Michelangelo.

Para isso, eles capturam imagens coloridas da cabeça do usuário. O sistema mapeia a superfície do cabelo e transforma os fios em imagens geométricas. Depois, aplica suas informações de cor e começa a estilizá-la de acordo com as variações capilares. Assim, a tecnologia é capaz de criar um modelo muito mais real de uma face. Confira, abaixo, vídeo que demonstra tecnologia:

Via Disney Research, Gizmodo e 3D Print

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares