Internet

26/08/2014 11h32 - Atualizado em 26/08/2014 11h34

Eleições 2014: TSE alerta sobre e-mails falsos com golpe de phishing

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota para alertar sobre e-mails falsos que estão sendo enviados para mesários e eleitores desde julho, quando o assunto "Eleições 2014" começou a esquentar. O alerta é uma precaução para que os cidadãos não sejam enganados por crackers, que com a proximidade das eleições, costumam enviar e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral.

Antivírus falso: como identificar e evitar cair em golpes de segurança

TSE envia alerta de emails falsos a mesários (Foto: Reprodução/Facebook TSE)TSE envia alerta de emails falsos a mesários e sobre cancelamento de título (Foto: Reprodução/Facebook TSE)

As ameaças virtuais estão sempre usando eventos de grande repercussão para contaminar o máximo de computadores possível e nem mesmo as eleições desse ano escapam dessa estratégia. Por causa disso, o Tribunal Superior Eleitoral já está informando como se precaver dessas ameaças.

De acordo como TSE, alguns indivíduos podem estar enviando e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral, com assuntos diversos, que vão desde o cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros. Nas mensagens são encontrados links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro tipo de software malicioso - o famoso golpe de phishing.

O TSE não envia e-mails a eleitores

A orientação do TSE é que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, já que o órgão não envia e-mails a eleitores. Apenas mediante prévia e específica autorização do convocado, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), podem se utilizar e-mail para se comunicar com seus mesários.

O Tribunal Superior Eleitoral também alerta que neste período pré-eleitoral, alguns indivíduos costumam visitar eleitores, dizendo serem representantes da Justiça Eleitoral e buscando a coleta de dados pessoais, alegando que as informações serão usadas em assuntos diversos, como atualização de cadastro e cancelamento de título de eleitor.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

O Tribunal informa que a atualização de dados cadastrais ou regularização da situação eleitoral, só pode ser feita pelo próprio eleitor, que para isso, deve dirigir-se a um cartório eleitoral.

Diante dessas informações do TSE, é importante ficar de olho em situações com as citadas e evitá-las ou até mesmo denunciar qualquer atividade suspeita. Evite contaminar seu PC, clicando em links desconhecidos e não acredite em tudo o que chega por e-mail, só assim seu computador ficará livre das diversas ameaças virtuais que parecem toda vez que surge um grande evento, como as eleições.

Clicou em algum link desses? Para manter seu computador sempre protegido a melhor opção é instalar um antivírus. Veja no TechTudo Downloads os melhores antivírus grátis para Windows e aproveite para conferir opções de antivírus para Android. Os gerenciadores de senhas também podem ser muito úteis, foi pensando nisso que criamos um kit com os melhores para você; baixe e proteja-se.

Via TSE

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares