03/08/2014 07h30 - Atualizado em 03/08/2014 07h30

Fifa 94 conheça dois bugs curiosos do primeiro jogo da série

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Fifa International Soccer, às vezes chamado de Fifa 94 pelos fãs, foi o primeiro jogo da popular série de futebol que é sucesso até os dias de hoje. Até mesmo os capítulos atuais de Fifa possuem alguns bugs estranhos, porém naquela época eles eram muito mais comuns. Confira dois erros bastante divertidos:

Fifa Soccer: vídeo mostra como seria uma partida do jogo na vida real

Bugs divertidos acontecem desde a primeira versão de Fifa (Foto: SBNation)Bugs divertidos acontecem desde a primeira versão de Fifa (Foto: SBNation)

Lançado em 1993 para Mega Drive e depois para outras plataformas como o Super Nintendo, Fifa 94 foi o primeiro game de futebol a usar um campo isométrico, com a visão na diagonal, e isso tornava muito difícil fazer gols. Como o primeiro Fifa, ele contava apenas com clubes nacionais e atletas com nomes fictícios.

A inteligência artificial do jogo não era muito boa e isso garantiu o primeiro bug mencionado. Quando o goleiro adversário estivesse com a bola em mãos, pronto para chutá-la para o meio de campo, bastava se posicionar à frente dele para pegar a bola e fazer o gol.

O segundo bug era uma divertida perseguição do juiz. Ao fazer uma falta séria em outro jogador o juiz começa a correr em sua direção para apresentar um cartão amarelo. Porém, o jogo não tira o controle do seu atleta, permitindo que você corra do juiz, paralisando a partida e evitando levar o cartão. Não havia, no entanto, como escapar, pois enquanto o cartão não fosse dado, o juiz continuaria perseguindo o jogador.

Qual o melhor game: FIFA ou PES? Comente no Fórum do TechTudo!

Via SBNation


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everson Oliveira
    2014-08-03T17:11:31  

    tem um outro bug q faz gol do meio campo facim..

    recentes

    populares

    • Everson Oliveira
      2014-08-03T17:11:31  

      Isso em outro jogo gente, no ISSD.

  • Anselmo Ferreira
    2014-09-25T17:47:28

    Eu jogava com a seleção alemã, que tinha Brian Plank e Kevin Pinell no ataque, os dois nomes são de técnicos da equipe de desenvolvimento da EA Sports. O outro atacante, Friederich Meinz, era um ponta esquerda que vivia impedido, por isso eu mudava para 442 e deixava o Meinz na meia-esquerda. O goleiro Schwarskopff tb era ótimo. Gol de cabeça era raro mas acontecia e o top era gol de bicicleta. Xodibó! A seleção holandesa tb jogava bem, o camisa 17 jogava demais.

  • Felipe Augusto
    2014-08-03T22:37:37  

    Esse primeiro bud ainda tem no fifa14

    recentes

    populares

    • Felipe Augusto
      2014-08-03T22:37:37  

      Mas aí não é mais um bug. Tem uma distância entre o jogador e o goleiro. Mas o goleiro, se ele vier até a linha da grande área, o cara pode aproximar, sim. Caso você seja apressadinho e chute antes do adversário se afastar, corre esse risco mesmo.

    recentes

    populares

    • Felipe Augusto
      2014-08-03T22:37:37  

      Renan, mesmo dentro da pequena área isso ainda acontece

  • Comentarista Objetivo
    2014-08-03T10:54:27  

    O International Super Star Soccer (e a versão De Luxe) tb possuem alguns bugs, porém são sucesso até hj pela jogabilidade. Quem jogou estes jogos os considera melhores que os jogos atuais do PS, exatamente pela jogabilidade, que era mais dinâmica.

    recentes

    populares

    • Comentarista Objetivo
      2014-08-03T10:54:27  

      Sem dúvida ! Outra coisa que torna o ISS DeLuxe melhor que os atuais PES, é que no ISS havia uma gama quase infindável de dribles, diferentes tipos de finalizações e defesas dos goleiros, o que tornava as partidas mais realistas. O realismo era tão grande, que variações climáticas (como ventos fortes e chuvas) afetavam drasticamente a física da bola e até mesmo o estado dos gramados.

    recentes

    populares

    • Comentarista Objetivo
      2014-08-03T10:54:27  

      Muito bem observado, Ronan. Eu msm (hj com 30 anos) ainda jogo ambas as versões do ISS no note.

  • Fabrício Rodrigues
    2014-08-04T10:24:18

    Janco Tiano (camisa 11), Rico Salmar (camisa 10) e Gabriel (camisa 8) e Tito Mancuso (camisa 7) era o quarteto fantástico desse time, muito melhor q essa seleçãozinha q temos hoje. Até o Julios Barbeto (camisa 9) era melhor q o Fred.. kkkkk jogava direto com meu irmão, apelidamos o gol de frente pro goleiro de "Gol de Besta", sempre salvava nas prorrogações.hehehehehe

  • Leonardo Poliva
    2014-08-04T08:34:00  

    Jogava muito no PC e fazia muitos gols ficando só na frente do goleiro! Vale a pena lembrar Fifa 97 também com seu 'futsal' outro que era muito divertido!

    recentes

    populares

    • Leonardo Poliva
      2014-08-04T08:34:00  

      O modo Futsal do fifa 97 também era cheio de bugs. Dava pra fazer gol com 0 segundo de jogo, bastava cobrar o centro e chutar rasteiro, segurando pra trás e chutando. Sempre funcionava.

  • Renato Rodrigues
    2014-08-03T22:24:37  

    MELHOR QUE FIFA 14 ALLEJO E JANCO TIANNO MITOS Não vi Pelé, mas vi Allejo!

    recentes

    populares

    • Renato Rodrigues
      2014-08-03T22:24:37  

      Flink da Noruega, e Manzano da Argentina, fora o Van Wiljk da Holanda... rs, mas isso no ISSD.

  • Marcelo Barros
    2014-08-03T16:39:05  

    A realidade eh que atualmente nao temos nenhum jogo de futebol que preste. É inadmissível que em 2014 com playstation 4, nao tenha nenhum jogo suficiente bom, como jogos de tiro e etc.. Eu nem gosto muito de jogos de tiro, infelizmente gosto mais de jogos de futebol, por ser teimoso mesmo. No fifa 14 tem bugs e mais bugs todas as partidas. Ja passou da hora de ter termos jogos de fitebol maos decentes, com menos bugs e com uma jogabilidase mais real.

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-08-03T16:39:05  

      Por isso eu jogo o PES 2013!! Nenhum bug até hoje...

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-08-03T16:39:05  

      Fifa 15 nao tera liga brasileira! Isso sim é inaceitavel! Com a quantidade de dinheiro que eles ganham, porque nao licenciar todos os times da seria A? E os times da serie B?? Quando voce joga no modo carreira com times brasucas, alem de voce ganhar muito pouco dinheiro pra sustentar o time e conseguir novas contrataçoes, voce fica muito pouco visivel a ligas de destaque!!! Alem de que nao tendo outras divisoes, o objetivo na liga é apenas sair campeao ou classificar pra libertadores!! Falta tb o mundial de clubes!!

  • Rodrigo
    2014-08-04T10:01:12

    Por isso eu jogo o PES 2013!! Nenhum bug até hoje...

  • William Nobre
    2014-08-04T09:39:41

    Se eu não me engano, era nesse fifa que quando você apertava A e B o jogador dava uma porrada no outro kkkkkk muito bom !

  • André Rodrigues
    2014-08-04T09:02:04

    Cara, tinha um bug que as vezes vc chutava a bola e ela parava perto do gol, tipo passava pelo goleiro e parava perto do gol. Ai você corria com o boneco pra tentar chutar pra dentro do gol, e quando tava chegando perto da bola a bola SOZINHA voava pra lateral, tipo como se alguém tivesse chutado ela pra lateral, era hilário. Chamávamos de "efeito vento" hahahahahaha Perdi tantas horas nesse game :D Saudoso Mega Drive :D

  • Rodrigo Gois
    2014-08-04T08:55:22

    Agora entendi: Thiago Silva aprendeu a tomar a bola do goleiro no Fifa 94.

  • Diego Porfirio
    2014-08-04T08:37:02

    Não acredito que fiquei 1 min e meio vendo o jogador correr do juiz. aushaushaus

  • ROMULO RIBEIRO
    2014-08-04T08:00:25

    MUITO MELHOR QUE O FIFA 14!!!!!!!!!!!!! Impressionante como eles conseguiram estragar um jogo tão legal........................... Se o FIFA 15 tiver a mesma idéia de causar pane na sua defesa para que o cpu consiga empatar um jogo, vou esperar o FIFA 16 e comprar o PES 15..........FIFA 14 é um lixo.........

  • Fred Azevedo
    2014-08-04T07:39:20

    Nossa, como eu me divertia com esse jogo.. Na hora do gol, ainda tinha o botão pra soltar fogos o outro pra gritar gooooool.. kkkkkkkkkkkk

  • Thiago Bachiega
    2014-08-04T01:39:38

    lembro qdo aluguei esse fifa para o mega drive em meados de 1995 fiquei em choque com os graficos... outra limitscao do jogo era as cabecadas nao dava pra fazer gol de cabeca, no maximo disputar divididas meio "de nariz"...

  • Paulo Araújo
    2014-08-03T22:44:16

    Já pensou comprar esses games pela metade do preço ? Procure no maior buscador da internet por Brasuca Express. Enviamos agora mesmo, nossos atendentes estão online no chat.

  • Leandro Andradr
    2014-08-03T18:41:17

    EU lembro que os primos faziam campeonatos e desenhávamos as tabelas tudo em um caderno. Coloríamos as bandeiras. Era uma coisa profissionais viu.... NOSTÁLGICO... Voltei no tempo..

  • Bruno Fagundes
    2014-08-03T17:17:40

    KKK, retornei á infancia vendo este video..... que nostalgia!

  • Everson Oliveira
    2014-08-03T17:11:04

    esse bug da falta eu nunca fiz aiuhiahuiahiuha

  • Rafael Nunes
    2014-08-03T14:50:46

    Já perceberam que na DLC da copa no Fifa 14 os jogadores saem pela saída de emergência do maracanã depois que terminam as partidas. KD os voluntários nessas horas! vira e mexe quando vc substitui alguem o jogador que vai entrar fica rodando e com a metade do corpo pra dentro da terra. FIFA PARANORMAL! KKK

  • Izanami
    2014-08-03T14:36:01

    Adoro o Fifa, atualmente. Antigamente, preferia o PES (nem o testo mais). Mas é triste que ambos os jogos prefiram ser "jogos de videogame" a "simuladores". Não entendo como vamos entrar na geração nova de consoles com "lançamentos automáticos perfeitos" e uma série de jogadas "ridículas" mas que ninguém consegue "frear". Se correm pela lateral e cruzam, os zagueiros, muitas vezes, correm pra dentro do gol ou se recusam a ficarem próximos à marcação. Sem falar que times de 5estrelas são quase um "PES dentro do fifa". Devia ser tudo nivel entre 3 estrelas e 4,5.

  • Izanami
    2014-08-03T14:32:46

    Adoro o Fifa, atualmente. Antigamente, preferia o PES (nem o testo mais). Mas é triste que ambos os jogos prefiram ser "jogos de videogame" a "simuladores". Não entendo como vamos entrar na geração nova de consoles com "lançamentos automáticos perfeitos" e uma série de jogadas "ridículas" mas que ninguém consegue "frear". Se correm pela lateral e cruzam, os zagueiros, muitas vezes, correm pra dentro do gol ou se recusam a ficarem próximos à marcação. Sem falar que times de 5estrelas são quase um "PES dentro do fifa". Devia ser tudo nivel entre 3 estrelas e 4,5. Quem sabe um dia..

  • J.s Neto
    2014-08-03T13:50:18

    No International Superstar Soccer DELUXE com os comando (cima, cima, baixo, baixo, esq, dir, esq, dir, b,a) os árbitros e assistentes se tornam cachorros ... Quem dera os cachorros apitassem jogos hj em dia.

  • Julio Moraes
    2014-08-03T12:39:56

    O primeiro jogo da série foi o FIFA 93, que tinha versão para PC.