Internet

30/08/2014 06h00 - Atualizado em 31/08/2016 14h47

Orkut: falta 1 mês para Google tirar rede social do ar; faça último login

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

O Google anunciou o fim do Orkut e informou que a rede social será descontinuada no dia 30 de setembro de 2014. Justificou o encerramento com o sucesso de outras plataformas como YouTube, Blogger e Google+, e vai permitir fazer o backup de todos os dados por meio do Google Takeout até 2016. Será possível migrar todas as suas fotos para o Google+ até o final de setembro deste ano.

Lista traz funções exclusivas do Orkut nos dez anos da rede; relembre

Orkut vai acabar dia 30 de setembro de 2014 (Foto: Pond5)Orkut vai acabar dia 30 de setembro de 2014 (Foto: Pond5)

Caso você tenha tentado acessar o Orkut, mas foi redirecionado para a Central de Ajuda, isso pode significar que você está tentando acessar com a conta errada. Veja todos as dicas abaixo e saiba mais como salvar informações, fotos, vídeos e outros dados da sua conta no Orkut no seu computador.

1) Recupere a sua senha:

Antes de fazer o backup de fotos, posts e outras informações, o usuário pode sentir vontade de fazer sua última visita ao Orkut. O problema é que muitos não acessam a rede social há muito tempo e até já se esqueceram a senha. Mas é possível recupera-la, saiba como neste rápido tutorial.

2) Não lembra seu ID?

Está com problemas para lembrar seu ID ou e-mail cadastrado para entrar no Orkut? Você vai precisar de um amigo na antiga rede social para realizar a recuperação deste dado em poucos passos.

3) Faça backup dos seus dados:

Para resgatar todas as informações contidas no Orkut, como listas de amigos, depoimentos, recados, fotos e muito mais, é preciso usar uma ferramenta nativa do Google, chamada Google Takeout. Ela faz o backup dos sites do gigante das buscas, inclusive o do Orkut, como o do finado Google Buzz.

4) Exporte seus álbuns de fotos para o Google+:

O usuário poderá ainda transferir os álbuns de fotos para Google+. Para isso, ele tem que ter o mesmo e-mail de cadastro nas duas contas – Orkut e Google Plus – ou criar um novo perfil no Google+. 

5) Baixe seus vídeos:

Para baixar os vídeos que estão no Orkut, o membro da rede social terá a ajuda de uma série de programas, sites e plugins que permitem o download de vídeos do YouTube. Diferente do Facebook, que armazena vídeos e fotos na plataforma, a condição para visualizar vídeos lá é que eles estejam previamente disponíveis no YouTube. Saiba como resgatar os vídeos que estão em seu perfil no Orkut.

6) Saiba o que vai acontecer com as comunidades:

O gigante de buscas informou que pretende manter um arquivo público com todas as comunidades e discussões. Segundo o Google, o arquivo será criado no dia 30 de setembro deste ano, data que marca o fim do Orkut. Serão adicionadas ao arquivo somente as comunidades públicas – ou seja, aquelas que podem ser vistas por qualquer membro e estejam acessíveis via Internet.

Os donos de comunidades podem alterar estas opções à vontade para garantir que elas sejam ou não incluídas neste arquivo até o fim do ano.

Facebook terá o mesmo destino que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

7) Convide amigos do Orkut para o Google+:

Para não perder o contato com amigos que estavam no Orkut, é fácil convidá-las para o seu Google+ por meio dos famosos recados. Veja o passo a passo de como enviar os convites por scraps.

8) Colecione todos os selos antes do fim:

Com características específicas para cada um, os selos no Orkut funcionam como uma espécie de bonificação, mostrando com o que o usuário contribuiu ou se destacou na rede social. Mas você sabe como consegui-los? O TechTudo tem um tutorial com dicas de como ganhar todos os selos do Orkut.

9) Conecte suas comunidades do Orkut ao Google+:

Quer salvar as comunidades que fizeram sucesso no Orkut? Para manter uma comunidade, o usuário terá que convidar os membros para o Google+, rede social do Google que não tem previsão de acabar.

10) Conecte seu perfil do Orkut ao Google+:

Conectar o perfil do Orkut ao Google+ pode ajudar nessa migração. Ao realizar esse procedimento, seu nome, foto e posts do Google+ irão aparecer no perfil do Orkut, facilitando para que os amigos antigos te adicionem em seus círculos. Veja como conectar Orkut e Google+ é fácil.

Ainda tem dúvidas?

Apesar do Google já ter justificado o fim do Orkut com o sucesso de outros produtos, muitos usuários ainda tem muitas dúvidas a respeito da descontinuação da plataforma. Por isso, o TechTudo preparou uma lista para responder as 10 principais questões de quem ainda utiliza a rede social do Google.

Razões para migrar:

O Facebook é, atualmente, a rede social que "mais bomba" no Brasil e no mundo. Mas, se você não quer usar o site de Mark Zuckerberg, confira 10 motivos que fazem do Google+, a atual aposta da dona do Orkut, um substituto não só à altura, como melhor em vários quesitos e funções.

Outra opção é o VKontakte. Um site bastante completo, conhecido também como ‘Facebook russo’, com mais de 260 milhões de membros e ferramentas muito parecidas com as do bom e velho Orkut.

Desde o anúncio da morte do Orkut, o VK ganhou forças no Brasil. A rede possui usuários ilustres, como Shakira, Kevin Spacey e Enrique Iglesias. O também chamado de “Orkut russo” já é o 25º site mais visitado no mundo e a sua interface lembra muito um mix do famoso site do Google e do Facebook.

O comparativo entre o Orkut e VKontake  mostra as vantagens de criar uma conta na rede social russa. O TechTudo já preparou um tutorial com o passo a passo para você aproveitar dessa rede social que também possui comunidades como as do Orkut e permite baixar músicas e outros arquivos online.

Dê adeus antes do fim:

Caso você não use mais o seu perfil na finada rede social do Google, o ideal é excluir a sua conta.

Adiante o backup:

Em 30 de junho deste ano, dia em que o Google anunciou o fim do Orkut, diversos usuários correram ao Google Takeout para fazer o download de seus dados pessoais salvos na rede social. Com o grande volume de acessos, a página do serviço online apresentou o erro 404, e não funcionou. O mesmo pode acontecer nos dias que antecederão a descontinuação do Orkut, se adiante e evite fazê-lo na véspera.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lula Molusco
    2014-08-30T11:37:50

    PRÓXIMO A (ENTRAR EM ÓBITO) SERÁ O FACEBOOK. --------------AS VEZES EU ENTRO SÓ PRA VER SE TEM ALGUMA COISA NOVA OU INTERESSANTE, MAS SÓ TEM AS MESMAS COISAS QUE O ORKUT TINHA. --------UM MONTE DE PROPAGANDA E VÍRUS PRA OS NOVATOS CLICAREM EM CIMA.