19/08/2014 06h26 - Atualizado em 19/08/2014 15h50

Foursquare ou Yelp? Veja qual app de recomendações é o melhor

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Foursquare e Yelp sempre foram “rivais” nas recomendações de locais aos usuários pelo celular. No entanto, agora, esta rivalidade fica ainda mais acirrada com a nova edição que o Foursquare lançou recentemente, se tornando ainda mais focado no serviço de indicar estabelecimentos. Por isso, o TechTudo fez um comparativo entre os apps.

Foursquare: aprenda a usar a nova versão do aplicativo

Foursquare e Yelp? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Foursquare e Yelp? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)


Plataformas

O novo Foursquare está disponível para Android e iOS, e deve chegar ao Windows Phone em breve. O Yelp já possui versão para o sistema operacional da Microsoft. Ambos podem ser utilizados também na web. As características deles não mudam muito de um sistema para o outro, tendo apenas pequenas alterações de interface. Todos são aplicativos gratuitos.

Funções

A divisão do Foursquare entre o próprio aplicativo e o Swarm fez com que ele passasse a ter um foco diferente. Agora, ele é basicamente um serviço de recomendações de lugares, o que sempre foi o estilo do Yelp. No entanto, agora há uma diferença simples entre eles: o check-in.

Yelp tem mais funções (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Yelp tem mais funções (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

Antiga marca do Foursquare, ele não está mais no app – que foi realocado para o Swarm. O Yelp ainda continua a função, além das opções de adicionar fotos e avaliações. Fazer reviews também é possível no Foursquare, mas não mais com check-ins.

A "inteligência" entre os aplicativos também é diferente. O Yelp baseia-se na localização geográfica, na hora do dia e na opinião de amigos para que o usuário tente encontrar o que deseja, seja para jantar, almoçar, lanchar. Já o Foursquare tem um mecanismo que é capaz de sugerir locais de acordo com o gosto do usuário. Ele também mostra o que há de melhor por perto, mas filtra pelos estilos da pessoa.

O Foursquare também tem na sua página principal uma aba para as dicas de usuários sobre locais e mostra avaliações feitas por amigos do usuários. Assim, cria uma experiência mais social e personalizada, não sendo apenas um serviço geral, mas algo feito para cada usuário individualmente.

Interface e Usabilidade

Visualmente, tanto na web como no celular, o Foursquare é mais agradável. Além de muito intuitiva, sua interface também ajuda na usabilidade. Tudo é organizado e proporciona uma navegação fluida. Há mais imagens, um visual mais limpo e toques mais modernos no layout.

Foursquare está de cara nova e muito bonita (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Foursquare está de cara nova e muito bonita (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

O Yelp, por sua vez, é um aplicativo mais tradicional, sem grandes atrativos visuais. Funciona, é simples de usar e está disponível em português assim como o “rival”. A diferença é que não chama tanta atenção. Tem muitos locais sem ícones, e o texto predomina sobre as imagens, o que acaba sendo um pouco cansativo para navegar.

Conclusão

O Foursquare tem recursos mais intimistas e um visual mais bonito e intuitivo. Para recomendações, seu diferencial é permitir que cada usuário cadastre seus gostos e receba sugestões baseadas neles. O Yelp não deixa a desejar e funciona muito bem, mas ainda parece um ou dois passos atrás.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Comente no Fórum do TechTudo

Por outro lado, para quem, além de recomendações, também quer dar check-ins, agora parece que o Yelp é a melhor opção, por unir tudo em um só app. A ideia do Foursquare de dividir-se em dois com o Swarm foi interessante, mas acabou fragmentando os recursos, e por isso o usuário precisará baixar dois apps ao invés de um.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares