29/08/2014 14h29 - Atualizado em 29/08/2014 14h29

Google investe em projeto de entregas com drone, assim como Amazon

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google confirmou, nesta sexta-feira (29), via Twitter, o desenvolvimento do Project Wing, iniciativa que pretende criar drones destinados a entregas de pacotes a clientes, de maneira similar à anunciada pela Amazon em dezembro de 2013. O projeto está sob o comando do Google X, divisão responsável por inovações como o Google Glass e o carro autômato.

Drone encontra idoso desaparecido em apenas 20 minutos e supera a polícia

Projeto do Google pretende criar drone para realizar entrega de pacotes (Foto: Reprodução/Google)Projeto do Google pretende criar drone para realizar entrega de pacotes (Foto: Reprodução/Google)

O primeiro protótipo tem o formato de um avião, diferente de drones comumente inspirados em helicópteros. Ele levanta voo na vertical e muda de orientação, planando como se fosse jato em miniatura. Ao chegar ao destino, o robô solta a encomenda com a ajuda de um cabo retrátil, que deixa o objeto na superfície de maneira suave.

O veículo aéreo mede 1,5 m de largura e usa quatro hélices movidas eletricamente. Ele pesa 8,5 kg e é capaz de carregar, ao menos por enquanto, somente embalagens de até 1,5 kg. A asa é formada por uma única peça. Essa característica proporciona um design moderno e minimalista ao aeromodelo.

Assim como outros drones de uso civil, o Wing é pré-programado para decolar, viajar até o destino de entrega, soltar o pacote e voltar à origem automaticamente, sem controle remoto. Os testes iniciais estão sendo realizados na Austrália.

Drones que entregam encomendas em 30 minutos: isso pode dar certo? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Segundo os desenvolvedores, ainda levará anos para que o robô do Google seja disponibilizado nos Estados Unidos com a finalidade proposta. “O objetivo é aproveitar o impulso [do Google] para melhorar o protótipo e criar maneiras mais rápidas de fazer entregas com a segurança apropriada”, afirmou o líder do projeto, Dave Vos. Confira o primeiro vídeo do Project Wing em ação:

Via Google e BBC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares