O Google anunciou que vai expandir o sistema de proteção Safe Browsing do navegador Google Chrome. O recurso, usado para bloquear downloads maliciosos e sites da web suspeitos, agora também vai detectar malwares e programas em geral que fazem modificações silenciosas no computador, como mudar a página inicial ou configurações do sistema operacional. Será o fim do Hao 123 e afins?
Chrome Canary testa navegação offline em alguns sites; entenda como funciona

Os usuários do Chrome vão passar a receber uma notificação quando tentarem baixar ou instalar software suspeito. O aviso será semelhante ao dado em outros tipos de bloqueio. Porém, ainda será possível acessar o arquivo baixado. Para isso, basta ir à página de downloads (ctrl+J) e selecioná-lo.
Alguns dos problemas que passam a ser bloqueados com a atualização do Safe Browsing são malwares que exibem pop-ups, publicidade indesejada, instalação de barras de ferramentas, troca da página inicial (muito comum ao baixar programas de terceiros grátis) ou do mecanismo de busca (além do Google.com) e processos que rodam em background e deixam o computador mais lento.

O Safe Browsing também é usado por outros navegadores, como o Mozilla Firefox e o Safari, da Apple. Ao todo, mais de 1,1 bilhão de pessoas usam o recurso que, segundo o Google, exibe notificações em mais de três milhões de downloads por semana.
Como tirar propagandas indesejaveis no Facebook,Twitter e Youtube? Veja no Fórum do TechTudo.
A expectativa é que este número aumente agora que a função é capaz de detectar novas ameaças e downloads indesejados.
As novas notificações devem começar a aparecer a partir da próxima semana no Google Chrome, mas ainda não se sabe quando elas chegarão aos outros navegadores.
Via Google e The Next Web