Tablet

18/08/2014 16h01 - Atualizado em 18/08/2014 16h01

Lumia 930 ou Galaxy S5? Confira o comparativo de celular da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Lumia 930 foi lançado no Brasil há uma semana trazendo o que há de melhor no Windows Phone até o momento. Mesmo equipado com as mais avançadas especificações já apresentadas na plataforma da Microsoft, será que seu desempenho é capaz de bater o popular Galaxy S5 da Samsung? Confira a resposta no comparativo a seguir que o TechTudo preparou.

Lumia 930 chega ao Brasil com brinde e mais barato que concorrentes

Lumia 930 e Galaxy S5? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Lumia 930 e Galaxy S5? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Galaxy S5

O Lumia 930 traz embarcado no hardware o potente chip Snapdragon 800 da Qualcomm, que usa quatro núcleos para operar o Windows Phone 8.1 com leveza e suavidade. No entanto, o Galaxy S5 está uma geração à frente, oferecendo o mais avançado Snapdragon 801, que entrega performance bastante superior.

Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Galaxy S5 possui desempenho melhor que o do Lumia 930 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O resultado para o consumidor está, porém, quase que exclusivamente em jogos que exigem mais dos gráficos, já que a execução de apps do dia a dia e do sistema operacional em geral se equivale nos aparelhos – o Galaxy, no final, precisa de mais hardware para operar seu pesado SO customizado.

A diferença maior entre o hardware dos dois smarts está na capacidade de armazenamento. Enquanto o Lumia 930 oferece 32 GB fixos para guardar arquivos, o Galaxy S5 tem duas versões, uma com 16 GB e outra com 32 GB, ambos com entrada para cartão microSD de até incríveis 128 GB. Nesse caso, o Galaxy pode oferecer muito mais espaço nas configurações máximas.

Bateria: Galaxy S5

A bateria do Galaxy S5 tem quase 400 mAh a mais de capacidade do que a encontrada no Lumia. São 2800 mAh no primeiro contra 2420 mAh no segundo. Porém, não é essa diferença que dá a vantagem no desempenho energético ao produto da Samsung.

Em uso normal, os dois aparelhos tendem a oferecer um dia inteiro de uso moderado, mas o Ultra Power Saving Mode do Galaxy S5 consegue aumentar a duração da bateria para até 21 horas de conversação, contra somente 11h 30 min no Lumia. Portanto, o recurso de software da Samsung acaba compensando o processador mais exigente energeticamente.

Tela: Empate

As telas Full HD dos dois smartphones são igualmente impressionantes, já que, além da mesma resolução, também utilizam tecnologias parecidas. No Galaxy, há uma Super AMOLED de 5,1 polegadas e densidade de pixels de 432 PPI. Já o Lumia é empregado com um display AMOLED de 5 polegadas e 441 PPI.

Embora a tela utilizada pela Samsung seja uma geração à frente da AMOLED comum usada no Lumia, sua grande vantagem está na economia de energia, mais do que no desempenho da geração de imagem em si. Dessa maneira, ambos oferecem uma experiência excelente de visualização, mesmo que haja também uma vantagem leve para o Lumia 930 por sua densidade maior de pixels.

Dimensões: Galaxy S5

Galaxy S5 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)É mais confortável segurar o Galaxy S5 do que o Lumia 930 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


Os smartphones Lumia sempre foram conhecidos por sua robustez, e o mesmo se mantém no 930. Embora seja mais baixo e estreito que o S5, o Lumia 930 é mais espesso e tem bordas mais quadradas, o que torna mais incômodo o uso com uma só mão. Além disso, ele é consideravelmente mais pesado: são 167 g no smart da Microsoft contra 145 g no Samsung.

Design: Lumia 930

O Galaxy S5 continua a usar o mesmo design de anos atrás, com apenas algumas poucas modificações, justamente porque há quem goste tanto do desenho quanto do material usado pela fabricante coreana. No entanto, é inegável a atratividade do design icônico usado no Lumia 930.

Seu acabamento também não tem metal, mas é notadamente mais refinado, dando ao usuário uma sensação muito perceptível de qualidade superior ao segurá-lo nas mãos. Ao menos enquanto o metal do Galaxy Alpha não estreia na linha top da Samsung, seu ponto fraco continuará sendo o design.

Câmeras: Lumia 930

Tratando-se de modelos top de linha, a câmera recebeu muita atenção tanto no Galaxy S5 quanto no Lumia 930. O tamanho das imagens capturadas pela lente principal é diferente, sendo maior no Lumia. Afinal, ele fotografa em 20 megapixels contra 16 megapixels no Samsung.

Traseira do Lumia 930, com destaque para a câmera com tecnologia PureView (Foto: Allan Melo/TechTudo)Traseira do Lumia 930, com destaque para a câmera com tecnologia PureView (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A qualidade é igualmente impressionante nos dois, com alguns defeitos e vantagens balanceando a disputa, mas tendendo mais ao Lumia. Há recursos de software variados no S5, mas o Lumia 930 conta com uma lente Carl Zeiss e o sistema PureView com estabilizador óptico, que permite tirar fotos melhores em movimento e com pouca luz. A diferença no resultado final do comparativo, entretanto, é pequena.

Sistema operacional: Galaxy S5

O Windows Phone 8.1 é, certamente, um avanço considerável para o sistema operacional da Microsoft, mas ele ainda tenta alcançar Android e iOS em vários quesitos, principalmente em quantidade e qualidade dos apps disponíveis para download.

Mas, isso não quer dizer que o Lumia 930 ofereça uma experiência ruim. No design, por exemplo, o Windows Phone 8.1 tem diversas vantagens frente ao software customizado usado pela Samsung no Galaxy S5. Porém, no final, o Android continua sendo um sistema mais maduro do que o Windows Phone, já que também vem recebendo melhorias constantes por parte do Google.

Preço: Lumia 930

Lumia 930, top de linha da Nokia com Windows Phone (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 930 possui preço mais em conta que o Galaxy S5 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Para competir de frente com Galaxy S5 e iPhone 5S, por exemplo, a Microsoft irá praticar um preço mais baixo para seu top de linha mais novo. O aparelho chegou às lojas com preço sugerido de R$ 1899, com possibilidade de baixar o valor para algo em torno de R$ 1700 com abatimentos decorrentes da forma de pagamento ou de descontos da operadora.

O Galaxy S5, por outro lado, já teve uma queda de preço, mas continua mais caro do que o Lumia, mesmo que tenha sido lançado meses antes. O aparelho é vendido por uma média de R$ 1900, podendo ser encontrado mais caro ou mais barato, dependendo também da forma de pagamento ou vantagens oferecidas em planos pós-pagos.

Conclusão

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

A comparação de smartphones top de linha certamente deixa claro que o desempenho não é problema para nenhum dos dois, mesmo se tratando de sistemas operacionais e processadores diferentes. Portanto, a escolha pelo Lumia 930 deve se dar por preferência individual, principalmente levando em conta a disputa entre Android 4.4 e Windows Phone 8.1.

Para os menos exigentes com diversidade de aplicativos, o Lumia 930 é uma opção sólida que dá conta das tarefas mais cotidianas com maestria, e sua tela contribui para que a experiência seja muito agradável em qualquer tarefa.

Já o Galaxy S5 é mais indicado a quem quer mais produtividade com o smartphone, usando tanto a variedade de apps do Google Play quanto recursos exclusivos como a execução de apps em multijanelas e muitos outros recursos de software oferecidos pela Samsung.

No nosso comparativo, o Galaxy S5 levou uma vantagem pequena, de 5 a 4.                                                                                                       

Tabela comparativa de especificações entre Lumia 930 e Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre Lumia 930 e Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Evandro Miguell
    2014-12-02T10:25:06  

    Que noticia HORRIVEL ; nada a ver que eu sempre soube é que o GALAXY S5 2.5ghz '' samsung sempre colocando hardware alto que nao trabalha a essa velocidade ( só pra pensarem que é muito rapido '' tocou entro '' ; Quem não conhecem muito bem a unial de hardware e softwareacha que é melhor compra pois os numeros estão mais altos ) com o seu android totalmente diferenciado'' e o LUMIA 930 2.2ghz que noticia mais lixo mudaram até os numeros

    recentes

    populares

    • Evandro Miguell
      2014-12-02T10:25:06  

      Amigo, tenho um Nokia Lumia 930 e particularmente gosto do mesmo. Também vejo com S5 muito bom. Contudo, não fique chateado com o que vou comentar agora: Por favor, digite e escreva corretamente em textos... Dá pra entender nada do que você comentou, mas gera um "incomodo".

    recentes

    populares

    • Evandro Miguell
      2014-12-02T10:25:06  

      Me desculpe , por você nao ter entendido , pois nao tem nenhum erro e sim a falta de virgulas , muito poucas palvras juntas , pois meus antigo teclado estava com um leve defeito que nao convém falar . Mais acho que você nao gosto muito pois isso nao tem nada haver com o titulo e tambem e uma coisa que da para ler sem nenhuma dificuldade . Incomodo nao sei bem o porque , mas não estou afin de descutir com uma pessoa que deve ter no minimo um'' bacharrel em letras '' para comentar isso (que nao tem nenhuma relevancia com a materia como ja disse ) . E isso tambem nao convem nada com a materia .

  • Edgard Santos
    2014-12-25T11:46:07

    Se o avaliador deu vitória ao S5 no quesito Desempenho analisando apenas a capacidade co processador sem elvar em conta a demanda para rodar o SO deveria ter dado vitória ao Lumia no quesito Tela, já que conta com maior densidade de pixel. Uma avaliação justa seria então empate e o consumidor que compre o que mais lhe agradar. O Comparativo ficou muito tendencioso e parecendo que feito por alguem que não sabe o que está dizendo.

  • José Gonçalves
    2014-08-19T10:45:53  

    Hahah, muito engraçados os revoltadinhos do WP. Não lembro do lumia ter leitor biometrico, ou leitor de batidas de coração! Também lembro que a Microsoft desesperada lançou um aplicativo da PlayStore para que os apps de lá rodem no WP. O que acham? Desinformados! O design é questão de gosto, acho os da Samsung feios, mas tem quem goste, normal, prefiro os da SONY. Quem ainda acha que o Android trava, é por que teve um Samsung de R$200 haha no Android 2.0, Se visem o Android de hoje não falariam essa asneira... Por último, o Android já está em notebook, GPS, Capacetes, Relógios... e o WP?

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2014-08-19T10:45:53  

      Marcelo Fico mal quando pessoas desinformadas vem comentar. O Windows do seu PC está longe de ser o mesmo do seu Smartphone, pesquisem por favor antes de falar besteira. O amigo lá em cima diz que é questão de gosto, claro que é... E quem escolhe WP pelo visto tem um gosto muito mal construído, por que para mim você tem que levar em conta vantagens e desvantagens de algo para poder comprar. Se não fazem isso, comprem um fusca ao invés de um Camaro, o fusca consome menos gasolina, é questão de gosto (situação hipotética antes que falem besteiras).

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2014-08-19T10:45:53  

      José, conheço muito bem minhas fontes, e não é só a questão da fluidez, um exemplo é a câmera dos telefones com WP, a questão do gosto você nao tem como falar se é mal construído ou não, e quando for fazer uma comparação tipo essa do fusca e camaro que fez, pelo menos tente colocar no mesmo nível pelo menos de poder aquisitivo, porque essa de fusca e camaro foi ridicula, se fosse um camaro e um mustang pelo menos né, porque quem tem dinheiro pra comprar um lumia 930 também tem o mesmo poder aquisitivo para comprar o S5

  • Mateus Souza
    2014-10-15T23:02:07  

    Ao menos na minha opinião, o LG G3 é melhor que todos estes, mas é minha opinião, não critiquem.

    recentes

    populares

    • Mateus Souza
      2014-10-15T23:02:07  

      Eu estou respondendo o meu comentário, mas agora mudei minha opinião e acho que o Moto X 2014 é melhor que o LG G3.

  • Carlos Ribeiro
    2014-08-19T07:22:26  

    Enquanto isso o LG G3 esmaga como insetos todos os telefones citados....

    recentes

    populares

    • Carlos Ribeiro
      2014-08-19T07:22:26  

      Gosto se discute sim, não vivemos em um mundo que todos são obrigados ter o mesmo gosto/opinião que outras pessoas. Imagine todo mundo sendo obrigado usar essa carroça conhecida como G3 rsrs... A partir do momento que ele falou que o dele é melhor, eu respondi com fatos que o meu é melhor. Cara, se vc quer que ngm se meta nas opiniões alheias, vc esta no lugar errado! saia da internet e vá viver numa ilha deserta que lá ngm vai te questionar :)

    recentes

    populares

    • Carlos Ribeiro
      2014-08-19T07:22:26  

      Mas Thiago Moreira, Esqueça a ideia que gosto não se discute, mas LG G3 pode ser inferior a Lumia 930 ou Galaxy S5 em alguns quesitos, como câmera, mas é superior em outros, como tela. Se ele quiser uma tela poderosa QHD, ele fica com LG G3, como é o meu caso, mas se ele quiser câmera incrível, fica com Galaxy S5 ou Lumia 930. Depende do gosto de cada um, e se para você algum desses outros é melhor, é, para você. Se o LG G3 é melhor para o Carlos Ribeiro, ele é para ele.

  • Mateus Souza
    2014-10-16T12:37:07

    O que é Qual-core, que está escrito lá no final?

  • Fábio Silva
    2014-08-29T15:11:10

    Discordo do teste, pois em quesitos como bateria e sistema operacional o 930 da uma surra no Galaxy S5 falo isso pois tenho o 930 e meu irmão o S5 e tenho bem mais itens instalados no meu telefone que ele. Fora que comprar um telefone pra não utiliza-lo e deixar a tela em preto e branco não é economia é enganar o usuário, se paga caro para ter algo funcional, desativar recursos por mais bateria é enganação. Definitivamente ou a Samsung muda de vez seu S.O. ou muito em breve vai sofrer no mercado.

  • Frederico Paiva
    2014-08-24T18:07:56

    Eu já tive Iphone top de linha, já tive android top de linha e hoje tenho, ha 6 meses, um Lumia top de linha (1520) com Windows 8.1 A partir do 8.1 eu não troco meu Lumia por nenhum outro celular. Antes eu até trocava mas agora nem de graça. Engraçado como a Microsoft acertou dessa vez.

  • Fernando Souza
    2014-08-22T17:12:55  

    A menos de 2 meses comprei um Moto X pra minha esposa, se tratando de android é um dos melhores do mercado, um ótimo celular não trava de jeito nenhum, não estou aqui pra rebaixar nenhum sistema, eu utilizo um Lumia 620 que na MINHA OPINIÃO, o SO é muito mais bonito, mais organizado, para um aparelho já considerado "defasado", e para um android ter o mesmo desempenho que o 620 tem q desembolsar aproximadamente R$ 1.000, o custo benefício com o WP é muito superior, e referente a quantidade de app os mesmos ÚTEIS q ela utiliza no android eu possuo no WP e o próximo será o Lumia 930 com certeza

    recentes

    populares

    • Fernando Souza
      2014-08-22T17:12:55  

      O mais engraçado é que o WP tem muitos haters, todos usuários de Android, sendo que a maioria desconhece totalmente que a Microsoft tem participação em cada Android vendido, devido aos acordos de patentes. Sim, androidistas, o Android usa software Microsoft.

  • Roberto Silva
    2014-08-23T15:47:31

    Interessante o comparativo falar que o Lumia não tem metal em seu acabamento. A informação oficial é de que o revestimento é em alumínio e policarbonato. Será que vocês não pegaram o aparelho errado? Se deram ao trabalho de olhar de lado? Que micão, hein.

  • Carlos Nogueira
    2014-08-20T09:00:19

    Techtudo e suas matérias tendenciosas, lamentável ter que ver essas comparações, sabendo que nem ao menos pegam o celular nas mãos, tinham que usa-los no minimo durante uma semana pra ver como cada um se comporta e tudo mais, quanto a qual é melhor, vai do gosto de cada um, uns preferem usar android e ter mais acesso a aplicativos e jogos, customização do sistema e ter que trocar de celular basicamente a cada 6 meses 1 ano, outros preferem Windows Phone, com os apps mais básicos que são usados no dia a dia, uma maior fluidez no sistema sem travamentos e com uma durabilidade de no minimo 2 anos

  • Nathanael Carvalho
    2014-08-19T09:09:38  

    Prefiro o Lumia 930, pude pegar os dois e analisar o Lumia é disparadamente melhor em Design e o conjunto HARDWARE e S.O trabalham de forma única, essa questão de APP não é mais uma necessidade tão grande, aposto que dos 1M de APP que tem a Playstore praticamente apenas 10% se aproveite de verdade, porque de fato há muita porcaria lá e isso tbm ocorre na Applestore, inclusive recentemente lançaram uma matéria dizendo que 90% dos APP lá presente são "zumbis" e que estão lá apenas por estar, não são baixados, não recebem classificação, enfim APP é moda acho que por isso a Microsoft...

    recentes

    populares

    • Nathanael Carvalho
      2014-08-19T09:09:38  

      Isso mesmo, Nathanael! Zilhões de aplicativos que o lixo do Android tem pra um monte não funcionar, ser malware, danificar o aparelho ou então deixar lento e tudo mais. Quero Android nunca mais

  • Gustavo Volpe
    2014-08-19T16:09:42

    Mais um comparativo lamentável, onde sequer pegaram os aparelhos nas mãos. É Ghz, Mhz, MP, Mah, MB, GB e nada mais... usabilidade? Estabilidade? Durabilidade? Velocidade? Pra que? E eu nem digo que um é melhor que o outro, pois nunca peguei um 930 na mão, mas um portal que vive disso deveria ter mais profissionalismo e conhecimento ao fazer matérias. Tá fácil trampar na globo.

  • Nathanael Carvalho
    2014-08-19T15:11:53

    Não está tão desesperada em trazer vários e vários APP pra sua plataforma, inclusive ela não está nem aí pro fato da Google não liberar seus APP pra plataforma Windows Phone e olha que a Google é o que é hoje graças a Microsoft e seu portfólio. A microsoft está lutando mesmo é pra trazer os games de renome pra plataforma, coisa que ela sabe que atraíra bastante os usuários e está focando ainda mais em produtividade tentando levar a sua plataforma pro meio coorp. onde ela domina.

  • Anderson Gaigher
    2014-08-19T13:50:23

    Que matéria contraditória. Em Dimensões dão ponto para o S5, enquanto no 930 dizem ser quadrado e ruim para uma mão e no Design dão ponto para o 930? Afinal, o quadrado que eles reclamaram faz parte do design, muito incoerente. Outro ponto, Tela empate? 930 441 dpi enquanto o S5 332dpi? Leve vantagem para o 930, leve, mas é uma vantagem, então pq não dar o ponto para o 930? Processador: nas especificações os dois dizem quad-core, porem 930 com 2,5Ghz e S5 com 2,2 Ghz, embora a tecnologia do proc do S5 seja mais nova, deveriam abrir App comum aos dois sistemas e ver qual abre com mais fluidez.

  • Áquila Busman
    2014-08-19T11:02:05

    Credibilidade 0. O fato do Snapdragon do S5 ser a nova versão muda em alguma coisa o desempenho? Não, no máximo um pouco mais de autonomia na bateria. E eles mencionam que o S5 tem versões de 16 e 32gb de armazenamento interno, mais no Brasil só vende o de 16gb, então não faz sentido. S5 ainda tem a travawiz. E pelo que já li, o "Super" Amoled da Samsung nada mais é do que Amoled, o Super seria uma registrada da Samsung, apenas aparelhos com tela fabricada por ela tem esse nome...

  • Wallace Torres
    2014-08-19T08:36:27  

    Reportagem lixo, como foram comparar os dois SO? O WP é bem mais leve que o lixo do Android. Totalmente sem credibilidade o resto dos testes.

    recentes

    populares

    • Wallace Torres
      2014-08-19T08:36:27  

      WALLACE. O ANDROID PRINCIPALMENTE O PURO NÃO É UM LIXO. COMPREI O MOTO G PRA MINA ESPOSA E TE GARANTO. ELE É MUITO BOM. COMPREI PRA MIM O LUMIA 630 E COMPARANDO OS 2 POSSO TE AFIRMAR QUE O WP 8.1 É MELHOR E MAIS LEVE QUE O ANDROID MESMO O PURO(QUE É MUITO BOM).

  • Caio Bechtlufft
    2014-08-19T10:25:35

    Sou praticamente um "Nokia Fan Boy". Nunca usei um aparelho com Android mas vejo a felicidade de minha esposa usando um Galaxy Note 3. Tenho um Lumia 710 com WP 7.8, que usei com muita satisfação por mais de 1 ano, e atualmente uso há quase 1 ano,um Lumia 820 com a versão preview do WP 8.1. Sinceramente, não pretendo trocar o Windows Phone por outro sistema operacional mas acho comparativos envolvendo SO's em aparelhos "Top de linha" quase totalmente inúteis. Se você vai preferir um Lumia 930 ou um Galaxy S5, a escolha se dará por gosto pessoal. São duas "Ferraris", tenho certeza!

  • Roberto Madson
    2014-08-19T10:11:37

    Caro editor. Não se mistura indicadores de Hardware, Desempenho e Capacidade de Extensão como você fez. Certamente o S5 ganha em hardware e na expansão mas em desempenho o Lumia 930 é superior pois é muito mais leve.

  • Tião Matilde
    2014-08-19T08:54:03

    Ridículo esse comparativo. Quem realmente não é leigo no assunto, reconhece a superioridade clara do Lumia 930.

  • Vitor
    2014-08-19T08:06:35

    Reportagem totalmente tendenciosa. Tá dificil ver uma reportagem impacial no Techtudo

  • Cristovão Oliveira
    2014-08-18T18:12:00  

    "ele ainda tenta alcançar Android e iOS em vários quesitos, principalmente em quantidade e qualidade dos apps disponíveis para download." Pq principalmente no android tem 100mil apps de som de peido, 100 mil apps de lanternas...daí a ilusão de milhões de apps...grande parte inuteis ou repetidos! POR FAVOR....POOOOR FAVOOOR.... FAÇAM UMA ANÁLISE IMPARCIAL NO S.O

    recentes

    populares

    • Cristovão Oliveira
      2014-08-18T18:12:00  

      Amigo não é bem assim, se a diferença fosse só de quantidades dos aplicativos o Windows Phone seria uma ótima opção, pois é um Sistema Operacional muito bacana, mas não... é só comparar um mesmo aplicativo do Windows Phone e do Android, os do Android são bem melhores, oferece bem mais qualidade para o usuário, eu uso Windows Phone e sei, gosto muito do Windows Phone, mais sou ciente disso.

    recentes

    populares

    • Cristovão Oliveira
      2014-08-18T18:12:00  

      Pois é, foi comprovado algumas semanas atrás que mais de 80% dos apps do IOS são apps zumbi, ou seja, inúteis e que não possuem nenhum download. No Android esse número já deve ser pela casa dos 95%.

  • Alexandre Silva
    2014-08-19T06:14:04

    Tive dois android, um era o Galaxy fita e ano passado peguei o sony xperia sp que teve uma atualização e ficou travando. Comprei o Windows Phone lumia 720 e não me arrependi, muito melhor que os androids, imagina o o Lumia 930.

  • Jose Maciel
    2014-08-19T04:20:06

    Tenho um S4 que estou aposentando e comprei a pouco mais de 1 mês um Lumia 1530 de 6 ", Jamais voltarei para Android , o Lumia atualizei para o Cyan WP 8.1 liberado pela Microsoft , leveza e robustez incomparáveis, Não voltarei para o Android nem tão pouco ao IOS, é incrível a fluidez do WP e aplicativos atualmente é o que não falta sem contar com sua maravilhosa lente Pure View Zeiss de 20 MP., sinceramente, nota 10 pra o Lumia 1530, o Lumia 930 é praticamente o mesmo smartphone com uma tela de 5 ".

  • José Marcus
    2014-08-19T03:56:31

    O quem lê essa matéria imagina mesmo que o usuário que irá comprar um Galaxy S5 vai trabalhar com ele, como isso fosse regra. Duvido que os usuários do S5 não fique o dia no Face, Twitter, Waths e etc... Só o material de qualidade e o Designer do Lumia já vale a compra. E em relação ao Desempenho, cadê os testes, em vídeos, comparando jogos, multiplataforma...