Internet

06/08/2014 14h03 - Atualizado em 07/08/2014 12h09

'Maior roubo de dados da história' captura 1,2 bilhão senhas, diz jornal

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Um relatório divulgado pela Hold Security aponta para o que pode ser o maior roubo de dados da história da Internet. E, de acordo com a Symantec, fabricante do antivírus Norton, o número de registros roubados comprova: é a a maior violação de informações até o momento. O documento, divulgado pelo The New York Times, constata que 1,2 bilhão de combinações de nome de usuário e senha, além de mais de 500 milhões de endereços de e-mail, foram copiados ilegalmente de 420 mil sites.

Pesquisa analisa comportamento online de idosos; veja dicas de segurança

Alex Holden fundador da empresa que descobriu o roubo de dados (Foto: Reprodução/The New York times)Alex Holden fundador da empresa que descobriu o roubo de dados (Foto: Reprodução/The New York times)

O relatório é o resultado de uma pesquisa da empresa de segurança Hold Security, uma empresa de Milwaukee. Segundo o fundador da companhia, Alex Holden, a maioria dos sites afetados (que não foram revelados) continuam vulneráveis ao ataque usado pelos hackers, o que piora ainda mais a situação.

A companhia relatou ainda que foram necessários sete meses de pesquisa para descobrir o tamanho do ataque dos hackers russos. Neste período, a quadrilha, conhecida como "CyberVor" ("Vor", que significa ladrão em russo) acumulou mais de 4,5 bilhões de registros, sendo 1,2 bilhões de usuários únicos, isto é, sem contar e-mails repetidos, pertencentes a uma mesma pessoa. 

'Grandes empresas' entre as vítimas

A pedido do The New York Times, um especialista em segurança sem vínculo com a Hold Security analisou o banco de dados de credenciais roubadas e confirmou que este era autêntico.

Na sua opinião, qual é o Antivírus mais seguro? Comente no Fórum do TechTudo.

Outro especialista em crimes de informática que tinha revisado os dados, mas que não tinha autorização para responder sobre o assunto publicamente, disse apenas que algumas grandes empresas estavam cientes de que seus registros estavam entre as informações roubadas.

Hold Security alerta 'você pode ter sido hackeado'  (Foto: Reprodução/Hold Security)Hold Security alerta 'você pode ter sido hackeado' (Foto: Reprodução/Hold Security)


Ainda segundo o relatório, o grupo criminoso é suspeito de usar as informações para enviar spam para as redes sociais e possivelmente é composta de “menos de uma dúzia de homens na faixa dos 20 anos que se conhecem pessoalmente”.

Apesar da gravidade, essa não é a primeira vez que algo assim acontece. Ocorrências de roubos de dados tem aumentado a um ritmo alarmante. A Hold Security já constatou outros ataques anteriores contra Adobe e outras grandes companhias de informática. No ano passado, 40 milhões de contas de cartão de crédito foram roubadas em um evento parecido com o revelado pelo relatório.

A Symantec confirmou que este é o maior roubo de dados da história da web e deu dicas para que os usuários tentem se proteger. A companhia recomenda aos internautas sempre utilizarem senhas únicas e fortes e nunca repeti-las em mais de um website. Além disso, usarem tecnologia de autenticação de dois fatores (caso disponível) e considerar o uso de um gerenciador de senhas, como o Norton Identity Safe que pode, também, proteger as informações.

Existem ainda outras opções para o serviço de gerenciamento de senhas como a FSecureLast Pass.

O relatório completo da Hold Security pode ser acessado no site da companhia de segurança, em inglês.

Via The Next Web e The New York Times

*Colaborou Gabriella Barreira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Silva
    2014-08-07T14:06:54

    Isto é o que nos estão mostrando, imagina o que não vem a publico, quanto não é roubado por dia/semana/ano, sem o sabermos..

  • Marlon Henrique
    2014-08-06T15:08:05  

    Os caras roubam Bilhões de contas, e eu aqui pedindo pro cara apertar F12 e pedir os Cookies. Sou um "hacker lixo mesmo.

    recentes

    populares

    • Marlon Henrique
      2014-08-06T15:08:05  

      kakakaakaka kakakkakakaaa kakakakaka