Impressora 3D

30/08/2014 08h00 - Atualizado em 30/08/2014 08h00

Megafone criado em impressora 3D direciona som para apenas uma pessoa

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A empresa japonesa Fuji Xerox desenvolve um megafone que pode ser usado para enviar mensagens a distância para único destinatário. A voz do usuário é amplificada, mas ela só pode ser ouvida pela pessoa para quem o som é encaminhado. O acessório, chamado Telephoto MegaFon, é feito com equipamentos eletrônicos customizados e peças feitas com impressoras 3D.

LG anuncia alto-falantes que podem ser controlados por app de mensagem

Dispositivo usa peças criadas em impressora 3D para direcionar som (foto: Reprodução/Fuji Xerox)Dispositivo usa peças criadas em impressora 3D para direcionar som (Foto: Reprodução/Fuji Xerox)

O conceito por trás da tecnologia é definir a direção e o sentido para onde as ondas sonoras serão propagadas, formando uma espécie de raio de som que só atinge o local desejado. É uma ideia semelhante ao laser, que é a luz direcionada a um único ponto.

Qual a melhor caixa de som para computador? Comente no Fórum do TechTudo.

A inspiração para o gadget veio da série de animação japonesa Doraemon. A página da fabricante mostra que o megafone é composto por vários pequenos auto-falantes direcionais e circuitos de papel para reduzir o peso. O Telephoto Megafon ainda está em fase de testes, e não há precisão de quando ele estará disponível no mercado. Confira o vídeo que mostra como funciona o dispositivo:

Via Damngeeky, Gizmodo e Fuji Xerox

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauricio Silva
    2015-05-14T13:55:14

    Estou aqui pensando..............................,....................................,.................................,.............................,.............................,....................................,.............................,...................................,...........................,..............................,.................................,................................,................................,...........................,...................................,..............................,...................................,........................,.