Internet

26/08/2014 09h26 - Atualizado em 26/08/2014 09h26

Norton Antivírus vai mudar; beta público na nuvem revela detalhes

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Usuários acostumados com o Norton Antivírus terão uma surpresa quando sair oficialmente a próxima versão: o tradicional antivírus da Symantec, assim como outros produtos, serão descontinuados e substituídos por uma nova solução em nuvem, o Norton Security. A revelação foi feita no blog oficial.

Crianças: perigos e dicas de como lidar com 'excesso de Internet' em casa

“Estamos confiantes de que nossos clientes irão apreciar nossos esforços para continuar a oferecer segurança de ponta em qualquer local onde as informações são usadas, armazenadas ou compartilhadas", disse a Symantec em nota ao TechTudo. 

Norton, o antivírus da Symantec vai mudar (Foto: Reprodução/Norton)Norton, o antivírus da Symantec vai mudar (Foto: Norton)

"O novo Norton também chega na América Latina e nós forneceremos mais detalhes sobre as ofertas nas próximas semanas”, explicam.

De acordo com a nota da Symantec, a mudança visa simplificar o portfólio de soluções da empresa, eliminando nove produtos e levando suas funcionalidades para o Norton Security, que passará a ser o carro-chefe da fabricante de software de segurança.

Com isso, alguns produtos antigos autônomos, como o Norton Internet Security, Norton AntiVirus e Norton360, serão descontinuados em um futuro a médio prazo.

Tela principal do Norton Security beta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Tela principal do Norton Security beta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Beta público do novo Norton

A nova versão do Norton Security já está em beta para o público e pode ser baixada por qualquer pessoa que se cadastre. Isto é, o usuário poderá testar o produto antes do seu lançamento oficial.

Para dar mais detalhes sobre a mudança, o TechTudo teve acesso ao beta do Norton Security e experimentou o programa. Antes de usá-lo, foi necessário acessar a página do beta público e escolher qual versão seria usada: Norton Security com ou sem a opção de backup na nuvem. Vale observar que, somente a versão sem backup está disponível para computadores Mac, fabricados pela Apple.

Escolhendo qual versão do Norton beta será baixada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo qual versão do Norton beta será baixada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois de escolher a versão, será preciso fazer um cadastro e concordar como os termos de uso:

Fazendo um cadastro para poder baixar o beta do Norton (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo o cadastro para poder baixar o beta do Norton (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora o instalador poderá ser baixado, basta clicar no botão “Download Beta”:

Baixando o beta do Norton (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o beta do Norton (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Com o arquivo baixado, basta executá-lo no Windows, para iniciar a instalação, que é simples e rápida.

Fazendo a instalação do Norton beta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo a instalação do Norton beta (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Após a instalação, o programa estará pronto para uso, assim, é possível ver a nova interface, limpa e aparentemente leve. O visual do programa mostra que a Symantec adotou o padrão que já era utilizado antes pelos concorrentes: uma tela principal de funcionalidades, que centraliza opções e recursos.

Security

O programa revela opções de busca de pragas, atualizações online, histórico de ocorrências das ferramentas e configurações avançadas de ativação ou desativação de proteções.

Security centraliza as opções de segurança do novo programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)"Security" centraliza as opções de segurança do novo programa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Identity

Estão os recursos necessários a manutenção da privacidade e preservação da vida digital do usuário, estatísticas e o gerador de senhas.

Identity guarda as opções relacionadas prevenção de roubo de identidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)"Identity" guarda as opções relacionadas prevenção de roubo de identidade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Backup 

O usuário encontra a parte mais simples do programa, onde é possível criar, restaurar e configurar cada detalhe das cópias de segurança.

Backup reúne as opções relacionadas a cópias de segurança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)"Backup" reúne as opções relacionadas a cópias de segurança (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Performance

Guarda ferramentas para melhorar o desempenho do PC, com otimizações de disco, limpeza de arquivos e gerenciamento dos programas que iniciarão com o sistema. Por fim, dá para ver gráficos do desempenho geral do sistema usado.

Performance fornece recursos para melhorar e ver como anda o desempenho do PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) "Performance" fornece recursos para melhorar e ver como anda o desempenho do PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O destaque do programa é que ele permite acessar diferentes opções, sem ficar preso a uma única tela. Isso possibilita configurar ou usar mais de uma ferramenta ao mesmo tempo. Além disso, nos testes de varredura, o programa aparentemente não “pesou” no sistema e, por conta disso, não atrapalhou o uso.

O visual e as ferramentas mostram que a Symantec finalmente está se ajustando ao padrão usado pela maioria dos fabricantes de programas de segurança. Aderir ao uso da nuvem e centralizar seus produtos em uma única interface, torna o conjunto mais leve do que era quando usavam utilitários diferentes para cada função.

Por que meu notebook novo mostra a tela azul? Veja no Fórum do TechTudo. 

Porém, o programa ainda é um beta e pode melhorar muito, principalmente a medida em que mais e mais pessoas baixem e venham a experimentá-lo. Se você está curioso e quer ajudar, não custa nada instalar no seu PC com Windows ou OS X.

Manter seu computador sempre protegido é a melhor forma de se prevenir contra ataques virtuais. Veja no TechTudo Downloads os melhores antivírus grátis para Windows e aproveite para conferir opções de antivírus para Android. Os gerenciadores de senhas também podem ser muito úteis, foi pensando nisso que criamos um kit com os melhores para você; baixe e proteja-se.

Via Symantec

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares