Internet

15/08/2014 07h30 - Atualizado em 30/09/2014 20h08

O Google+ é melhor que o Orkut? Veja dez razões para migrar seu perfil

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Orkut deixará de existir definitivamente em 30 de setembro e, embora o Facebook seja a rede social dominante, há quem sinta saudade do antigo rei da Internet brasileira. Caso ainda mantenha um perfil por lá e queira fugir do site de Mark Zuckerberg, confira 10 motivos que fazem do Google+, a atual aposta da dona do Orkut, um substituto não só à altura, como melhor em vários quesitos; confira.

Orkut ou VKontakte? Comparativo analisa se rede social VK pode substituí-lo

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Lista tem 10 momentos e funções em que o Google+ é melhor que o Orkut (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

1) Feed de notícias

As interações no Orkut, excluídas as comunidades, aconteciam unicamente por publicações de alguém em um perfil (scraps). Não havia como “dizer algo” a todos ao mesmo tempo, função que se tornou muito popular também com o Facebook. No Google+, o feed de notícias é vibrante e traz não só posts dos contatos seguidos, mas de pessoas interessantes exibidas de acordo com o seu perfil.

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Google+ oferece um feed de notícias mais interessante (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

2) Seguir sem ser seguido

Assim como no Twitter e no Facebook, o Google+ não requer, necessariamente, que uma pessoa o aceite para visualizar os posts dela na rede. Dessa forma, é possível seguir pessoas famosas, marcas e outros perfis interessantes. No Orkut, reciprocidade era obrigação para haver interação entre usuários.

3) Hangouts

Mais avançado do que qualquer ferramenta de comunicação disponível no Orkut, o Hangouts oferece diversos recursos, como videochamada em grupo, compartilhamento de tela e transmissão ao vivo de eventos (Google Hangouts on Air) para amigos e seguidores no Google+. Certamente muito mais útil e fácil de usar do que a versão notadamente mais atrasada disponível no Orkut.

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Hangouts oferece mil e um recursos para videochamada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

4) Modo balada

O Google+ aderiu aos convites para eventos tão populares no Facebook, oferecendo algo completamente inexistente no finado Orkut. Com o recurso, é possível criar um evento com data e local e convidar os amigos com facilidade. Além disso, o “Modo balada” captura posts de quem compareceu e cria um álbum colaborativo, deixando de lado, por exemplo, a necessidade de reunir manualmente fotos da festa.

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Google+ aderiu aos convites para eventos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

5) Círculos

Uma das grandes inovações do Google+, que foi usada mais tarde pelo Facebook, é a organização dos contatos em círculos de amizades. Essa é, em tese, a forma mais apropriada de interagir com amigos e conhecidos, pois simula relações do mundo real – quando conversamos com a família, por exemplo, é comum não falarmos sobre os mesmos assuntos do trabalho ou da faculdade.

Círculos de amizade no Google+ (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Círculos de amizade no Google+ (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


Já no Orkut os amigos não podiam ser categorizados, deixando tudo uma verdadeira bagunça.

6) Interface mais rápida e moderna

Embora o Orkut tenha 10 anos de desenvolvimento e viveu lado a lado do Google+ por bastante tempo, sua interface de usuário é fundamentalmente diferente. A rede social mais recente da gigante das buscas é mais limpa e fluida, entregando uma experiência de uso bastante superior tanto na web quanto no celular.

Você acha que o Facebook terá o mesmo fim que o Orkut? Comente no Fórum do TechTudo.

7) Páginas para empresas

O Orkut era feito para se conectar essencialmente com amigos e pessoas com interesses em comum nas comunidades, mas o Google+ vai além. Empresas criam perfis por lá e divulgam suas novidades diretamente aos clientes e fãs, criando um ambiente propício ao relacionamento entre consumidor e marca, inexistente no antigo rei das redes sociais no Brasil.

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Empresas também criam perfis no Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)


8) Aplicativo móvel

O Orkut tinha também seu próprio app para iOS (iPhone) e Android, mas a versão do Google+ é visivelmente superior. Um dos destaques é a interface já adaptada para o novíssimo Material Design, que deverá estrear oficialmente só mês que vem.

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Aplicativos do Orkut e do Google+ instalados no Moto G (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Além disso, o app é mais rápido e funcional, permitindo a publicação fácil de fotos tiradas com o celular e o acesso geral a perfis e comunidades. A verdade é que, nos celulares, o Orkut nunca reinou.

Aplicativo do Google+ é superior e tem mais recursos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Aplicativo do Google+ é superior e tem mais recursos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

9) Integração geral com produtos do Google

Ter uma conta no Google+ significa ter uma experiência personalizada em todos os serviços do Google. Isso permite, por exemplo, fazer recomendações de locais no Google Maps, ter posts com foto indexadas no motor de buscas e fazer login rápido em uma infinidade de serviços online, entre muitas outras vantagens.

Orkut x Google+ (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Integração geral com produtos do Google (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

10) Não tem data para acabar

Embora o Google+ esteja muito longe de ter a popularidade do Facebook, não há indícios de que o Google o abandone, como está fazendo com o Orkut. Dito isso, suas fotos, publicações, círculos de amigos e todas as outras informações tendem a estar a salvo por bastante tempo.

Se a lista não for convincente o bastante, saiba ainda que seus dados do Orkut podem ser migrados diretamente para o Google+ sem prejuízos. Caso prefira fazer tudo manualmente, o Google Take Out resolve o problema, desde que, é claro, se lembre da senha original.

*Colaboraram Gabriella Barreira e Barbara Mannara

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo
    2014-08-26T08:13:35

    É inegável a superioridade do G+ sobre o FB. Mas ao usar o G+, sinto-me como se estivesse sozinho na rede social...

  • Alexander Neves
    2014-08-15T15:23:19

    Não fui usuário do Orkut, mas o O G+ é muito melhor que o FB, Instagram, wsp juntos.