Internet

26/08/2014 15h03 - Atualizado em 26/08/2014 15h03

Rio de Janeiro anuncia domínio de Internet .rio; saiba como registrar

Giselle Andrade
por
Para o TechTudo

O Rio de Janeiro será a primeira metrópole da América do Sul a ter um domínio de Internet com o seu nome. Os interessados em utilizar ‘.rio’ em suas páginas web – substituindo ‘.com.br’ ou ‘.org’, por exemplo – poderão se cadastrar no site Meu Domínio.Rio, lançado nessa segunda-feira (25). 

Como registrar um domínio?

As inscrições já estão abertas e terminam 29 de dezembro e serve para pessoas que moram na cidade ou empresas com sede ou filial no município. A Cidade Maravilhosa agora figura ao lado de Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim, únicas no mundo que já têm seus próprios registros.

Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)Cidade Maravilhosa terá domínio de internet com o seu nome, o .rio (Foto: Pond5)


O custo do domínio ainda não foi definido, mas o valor será semelhante ao cobrado nas outras cidades que já possuem a ferramenta - em Nova York a taxa anual é de US$ 30. Os primeiros cem nomes para domínio já foram liberados para uso nesse ano e serão concedidos para a Prefeitura do Rio.

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, existirá um comitê gestor para organizar e fiscalizar a criação dos domínios. Não serão permitidos nomes que caracterizem o serviço público – municipal, estadual e federal –, à exceção dos próprios titulares dos serviços ou dos concessionários, autorizados pelo poder público.

Como fazer um e-mail com o domínio próprio? Veja no Fórum do TechTudo. 

Também não poderão ser usados nomes de bairros, região, local, evento ou tradição do Rio de Janeiro, como praia, Copacabana e carnaval. 

Nomes genéricos que designam bens ou serviços de uma determinada natureza serão vetados, só podendo ser utilizados pelo município do Rio de Janeiro e seus órgãos e entidades.

O Rio é uma cidade que ganha cada vez mais importância no cenário mundial. E, ao mesmo tempo, representa o Brasil e tem características únicas. "Agora, com o domínio .rio, abre-se uma oportunidade aos que possuem identificação com o espírito carioca para carregarem o nome da cidade em suas páginas", afirma Pedro Perácio, chefe-executivo da Coordenadoria de Novas Mídias Digitais da Prefeitura do Rio.

A Prefeitura está tomando todas as providências para atender as normas da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), instituição que coordena a rede mundial de computadores, e conceder o registro dos novos domínios em janeiro de 2015, ano em que a cidade comemora os 450 anos de sua fundação.

Para mais informações acesse (meudominio.rio).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares