Internet

08/08/2014 07h00 - Atualizado em 08/08/2014 07h00

‘Siri para Mac’ assistente virtual aparece em nova patente da Apple

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma patente registrada pela Apple nos Estados Unidos mostra que a Siri, assistente virtual do iOS, pode chegar ao Mac em breve. Este é um rumor antigo, especulado e aguardado há muito tempo. Porém, agora, parece que, enfim, está mais perto de virar realidade. A auxiliar por voz do iPhone promete ser mais inteligente do que nunca.

O que é Siri?

Patente mostra Siri no Mac (Foto: Reprodução/USPTO)Patente mostra Siri no Mac (Foto: Reprodução/USPTO)

O documento revela uma Siri muito além do que faz no iPhone atualmente. Descreve interações via toque e voz para ativar o sistema, que pode permitir que o usuário não restrinja sua exploração na máquina somente ao mouse e ao teclado, mas também à comandos de voz em ações separadas.

A ideia básica é de que a Siri seja “uma terceira mão” do usuário, funcionando em um app à parte ou mesmo rodando no background. Seria possível ativá-la clicando em um ícone e falando algo como “Hey, Siri”, por exemplo. O objetivo é fazer com que o usuário fale com sua auxiliar de qualquer lugar ou tela do sistema operacional.

O OS X Mavericks pode ser instalado em um MacBook White? Veja no Fórum do TechTudo.

Entre as possibilidades, estaria colocar o cursor do mouse sobre um conteúdo e, depois, pedir à Siri que ela faça algo relacionado a ele. Como, por exemplo, posicionar um cursor em uma pasta com fotos e pedir: “Ordene-as por data”. O sistema é descrito pela Apple, nas páginas da patente, e parece promissor.

Um detalhe interessante é que esta patente não é uma daquelas que foram preenchidas há anos, mas só agora foram registradas pelo USPTO, órgão responsável por isso nos Estados Unidos. O documento é do ano passado, e a Apple deu entrada no processo no mês de fevereiro deste ano. No entanto, nada garante que a patente vá, de fato, significar a chegada da Siri ao Mac neste ano.

Via USPTO

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares