02/08/2014 07h00 - Atualizado em 02/08/2014 07h00

Smart TV ou uma Apple TV: qual comprar? Descubra neste comparativo

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

É normal que as pessoas fiquem em dúvida na hora de escolher entre uma Smart TV ou um dispositivo como a Apple TV, que "torna" o televisor "inteligente". Fatores como preço, aplicativos disponíveis, funcionalidades, desempenho de cada aparelho, entre outros, devem ser levados em conta. De qualquer modo, ambos vêm ganhando força como uma alternativa a programação de canais de TV, com funções interativas e apps geradores de conteúdo, como o Netflix e o YouTube. Descubra qual é melhor para suas necessidades e seu bolso: Apple TV ou Smart TV?

Smart TV ou Chromecast? Veja comparativo e descubra qual vale mais a pena

Apple TV ou Smart TV: qual é o melhor? (Foto: Arte/ TechTudo)Apple TV ou Smart TV: qual é o melhor? (Foto: Arte/ TechTudo)



Principais funções: Smart TV

Quem procura por um sistema amplo, que abrange diversas funcionalidades e conectividade com outros dispositivos, pode encontrar nas Smart TVs o aparelho ideal. Alguns modelos, podem funcionar como uma central de mídia e exibir conteúdos de diversos sites, como YouTube, Netflix, Vimeo e outros aplicativos geradores de conteúdos de diversos gêneros.

Alguns aparelhos podem conectar contas de redes sociais, como o Facebook e Twitter, para que os usuários realizem atualizações e leiam posts enquanto assistem TV. Infelizmente, a Apple TV não possui qualquer tipo de aplicativo ou ferramenta de rede sociais.

Os televisores inteligentes podem reproduzir vídeos, músicas e fotos a partir de pen drives e HDs externos, via conexão USB. Mais uma característica importante que não é encontrada na Apple TV.

O aparelho da Apple permite alugar e comprar filmes em HD e músicas utilizando uma conta do iTunes e apresenta um vasto catálogo. Ele também é capaz de vincular uma conta do iCloud para que os usuários visualizem fotos salvas no iPhone ou no iPad, dispositivos que contam com armazenamento na nuvem configurado.

Lançamento do sistema Android TV (Foto: Divulgação/Google)Lançamento do sistema Android TV (Foto: Divulgação/Google)

Vale lembrar que, por se tratar de um aparelho independente, o setup box agregará mais um controle remoto a casa. Mesmo sendo bastante prático, ele pode causar alguns inconvenientes. Por ser muito pequeno, fino e possuir poucos botões, o controe pode causar problemas de adaptação para algumas pessoas. Outro característica peculiar é que o controle recebe energia de uma bateria e não de pilhas.


 Atualização de software: empate

Uma Apple TV pode ser atualizada de duas maneiras: acessando a ferramenta de atualização em sua interface ou através de computador, com a versão mais recente do iTunes. A Apple não costuma lançar muitas atualizações para este produto.

As Smart TVs também podem receber atualizações automáticas e permitem que o usuário possa buscar por novos updates do software. As fabricantes costumam manter a versão recente do software disponível para download na página de suporte do produto na internet.

Quantidade de aplicativos: Smart TVs

Este é um dos fatores mais relevantes que devemos levar em conta para escolher qual produto comprar, mas não necessariamente define qual aparelho é melhor. Antes de adquirir, é muito importante testar o funcionamento, pois nem sempre a quantidade de apps será sinônimo de um produto de qualidade.

Qual é a melhor Smart TV do mercado? Veja no Fórum do TechTudo

A maioria das Smart TVs possuem uma loja de aplicativo que amplia as possibilidades de conteúdos digitais (Foto: Divulgação/Samsung)A maioria das Smart TVs possuem uma loja de aplicativo que amplia as possibilidades de conteúdos digitais (Foto: Divulgação/Samsung)

Segundo informações da Apple, a setup box reproduz conteúdos exclusivamente dos aplicativos Netflix, MLB.TV, Bloomberg, Crunchyroll, Vevo, Crackle, Vimeo, YouTube, RedBull, Qello e WSJ Live. Mesmo sendo uma lista de peso, alguns serviços não têm suporte em português e exibem vídeos com notícias em inglês.

Uma maneira não oficial de ampliar a atuação da Apple TV é realizar Jailbreak. O processo, similar ao realizado em iPhones, pode incluir novos aplicativos geradores de conteúdo e  ampliar o streaming do computador com o produto. No entanto, a terceira e atual geração do gadget não conta com uma opção de desbloqueio.

Dependo do modelo, as Smart TVs podem disponibilizar uma loja de aplicativos que incluem novas opção de conteúdos.  A maioria delas também possuem aplicativos mais abrangentes, como canais de informação, estilo de vida e até mesmo jogos. Alguns modelos contam com navegador de internet.

Em resumo, podemos dizer que as Smart TVs ganham com folga na quantidade de aplicativos e são uma boa opção de compra para quem quer visualizar diversos tipos de conteúdos, como arquivos de vídeos de canais abertos e vídeos produzidos por sites de notícias. Porém, outras opções de apps são pouco funcionais e trazem funções até mesmo desnecessárias.

Neste quesito, as Smart TVs ganham. Entretanto, devemos ficar atentos, pois nem todos aparelhos possuem loja de aplicativos.

Funcionamento dos aplicativos: Apple TV

Apple TV é compacto, mas não cabe no bolso (Foto: Creative Commons/Flickr/bfishadow) (Foto: Apple TV é compacto, mas não cabe no bolso (Foto: Creative Commons/Flickr/bfishadow))Apple TV é compacto, mas não cabe no bolso (Foto: Creative Commons/Flickr/bfishadow)

Alguns modelos de Smart TV apresentam sérios problemas de instabilidade em seus principais aplicativos. Isto pode ser um grande inconveniente e frustrar os consumidores que procuram por um aparelho de excelente performance para assistir vídeos do YouTube ou navegar na Internet. Alguns navegadores de TVs são tão lentos que você não vai querer utilizá-los novamente. Mas é claro que isso não é regra. Há aparelhos inteligentes que apresentam boa performance.

Neste quesito, podemos dizer que a caixinha preta da maçã vai muito bem. Mesmo com a quantidade reduzida de aplicativos, todos funcionam perfeitamente e dificilmente travam. O único ponto “negativo” é que ela mantém todos os apps com a mesma interface cores escuras. Até mesmo o Netflix, conhecido por utilizar a cor vermelha, ganha tons escuros e menus padronizados com o aparelho.

Problemas: Apple TV

Alguns modelos de Smart TVs apresentam problemas relacionados ao software. Segundo relatos de usuários, esses aparelhos podem desligar repentinamente e entrar em processo de boot constante. Além disso, os televisore passaram a chamar atenção de criminosos virtuais, pois podem receber dados bancários dos usuários através de aplicativos de movimentação bancária.

Muitos consumidores vêm chamando atenção na Internet ao exporem problemas específicos de Smart TVs. Há relatos de televisores que entram em loop continuo e que simplesmente travam no logotipo da fabricante.

Mas a maçã também tem suas falhas. No passado, algumas atualizações da Apple TV causaram problemas de estabilidade. A terceira geração do produto, inclusive, já teve problemas de conexão e alguns lotes com número de série específicos fizeram parte de um programa de recall realizado pela Apple.

Vale lembrar que novas gerações de Smart TVs estão prontas para ganhar o mercado utilizando sistema Android e Chrome OS. No entanto, essas plataformas ainda não são uma realidade para a maioria dos consumidores.

No geral, a Apple TV se destaca por ter um histórico pequeno de problemas. Para tirar qualquer dúvida sobre isso, basta iniciar uma busca no Google sobre problemas em Smart TVs.

Conectividade Wi-Fi

Como transmitir vídeos do iPhone para a Apple TV (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Como transmitir vídeos do iPhone para a Apple TV (Foto: Reprodução/Marvin Costa))Apple TV (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Este é um fator importante que deve ser analisado de acordo o tipo de rede utilizada pelo consumidor. Nem todas as Smart TVs possuem conectividade Wi-Fi, enquanto a Apple TV traz a conectividade sem fios como um de seus grandes atrativos. Além de conectar os aparelhos com a internet, a rede pode ser utilizada para parear smartphones e tablets com a TV.

A escolha de um produto com conectividade Wi-Fi é a mais indicada por ampliar as possibilidades de entretenimento. Sendo assim, a central de mídia da Apple é, disparado, a melhor opção.

Vale lembrar que existem boas opções de aplicativos para Android que permite parear estes dispositivos a uma Apple TV via AirPlay.

Pareamento de dispositivos: Apple TV

Envio de arquivos de mídia de um iPad para uma Apple TV (Foto: Divulgação/Apple)Envio de arquivos de mídia de um iPad para uma Apple TV (Foto: Divulgação/Apple)

Uma das principais características da Apple TV está em levar o conteúdo de smartphones, tablets e Mac para a tela da televisão. Em dispositivos móveis, essa conexão é feita através da tecnologia Airplay. Configurando o compartilhamento familiar, a biblioteca de mídia do iTunes vai para na tela da TV.

O pareamento da Apple TV não funciona apenas para produtos Apple. Usuários de dispositivos Android podem visualizar seus arquivos de mídia no aparelho através de softwares específicos, como o AirBuddy. Quem usa Windows pode espelhar a tela do computador na TV através do set-top box utilizando o software AirParrot, que também funciona em Macs. 

As Smart TVs também podem ser emparelhadas com outros dispositivos. Algumas fabricantes disponibilizam aplicativos para smartphones e tablets que realizam esse processo de maneira bastante intuitiva. Ferramentas como o Flipps HD, disponível para Android e iOS, compartilha conteúdos do smartphone para a TV.

Vale a pena para o dono de uma Smart TV ter uma Apple TV?

Donos de televisores inteligentes que apresentam a lentidão citada acima podem investir em uma Apple TV. Comprar o set- top box da maçã não deixa de ser uma boa alternativa para aproveitar conteúdos online sem se preocupar com aplicações que falham e travam. Esta é uma opção mais barata do que desembolsar o valor de uma TV com bom hardware e mais possibilidades de aplicativos.

Outro ponto positivo da Apple TV está no fato de ela ser um dispositivo pequeno e que pode ser conectado a qualquer televisor que tenha uma entrada HDMI. Ou seja, o usuário pode levar a caixinha em viagens e utilizar conexões Wi-Fi ou ligá-la em um roteador através de um cabo Ethernet para conectá-la a internet.

Alguns consumidores possuem Smart TVs sem conexão sem fio e, nesses casos, a compra de uma Apple TV pode suprir esta limitação e ampliar as possibilidades de interatividade do produto.

Preços e disponibilidade: Apple TV

Um modelo mais simples de Smart TV pode ser encontrado nas principais lojas de varejo do Brasil por menos de mil reais. No entanto, há aparelho com valores muito superiores de diversos tamanho de tela Já uma Apple TV é vendida no site oficial da Apple por R$ 399.

Conclusão: Apple TV

Capa do review da Apple TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Apple TV (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Há boas opções de Smart TV no mercado, muitas delas com uma vasta quantidade de funcionalidades. Mas, geralmente, um produto com essas características apresenta valores elevados - e os mais baratos podem sair caro com problemas de estabilidade e boots repentinos. Levando estes fatores em consideração, a Apple TV vence por possibilitar uma maior interação entre dispositivos móveis e desktops, apesar da limitação de aplicativos instalados.

Para os consumidores que têm televisores Full HD (não smart) a caixinha da Apple é melhor opção em custo-benefício. Mesmo sendo um produto com certas limitações, ela traz excelentes opções de conteúdos como Netflix, Vimeo e YouTube, seu processador A5 garante a performance do software e ela pode ser pareada com iOS, Android, Macs e PCs.

Em qualquer situação, indicamos que você teste sempre a maior quantidade possível de aparelhos antes de decidir pela compra. Pesquisar sobre problemas relacionados aos produtos também é muito importante e pode evitar dores de cabeça com assistência técnica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Leão
    2014-12-12T12:31:51

    Em minha opinião, há uma opção melhor do que esse Apple TV, o LinkBox LB100 da Gradiente, custa apenas R$ 100,00 a mais do que a marca da maçã! O aparelho nacional conta com navegador para internet.

  • Luiz Garcia
    2014-08-05T21:10:57

    ok, tudo bem nos problemas dos lotes das Apple TV, mas como vc disse foi LOTE e que ja foi corrigido a anos, no entanto esta a 2 anos no mercado com as principais atualizações anuais. Falta aplicativos que vai corrigindo com o tempo, musicas são escutadas pelo iTunes Match perfeitamente, e o controle remoto pode ser configurado por qualquer um outro, até mesmo o da própria TV. Comprei a minha em 2012 não tive nenhum problema e uso diariamente para espelhar meu iPhone ou meu Mac matando assim a falta de app. Games são adaptados e teclado sem fio pode ser conectado para facilitar a digitação.

  • Ess Nine
    2014-08-03T00:58:35

    Se houver folga no orçamento ou mesmo um micro usado dando sopa, não se deve nem pensar nesses verdadeiros quebra-galhos. Não dá nem para comparar a versatilidade e facilidade de uso de um HTPC (com teclado sem fio com touch pad) com usar os aplicativos da smart tv ou algum gadget. Mesmo usando o celular ou iPad como controle remoto da Apple TV, essa solução é muito menos prática, além de limitadíssima.

  • Eduardo Costa
    2014-08-02T09:43:02

    Conclusão: Chromecast!!! Mais barato e não precisa de jailbreak pra instalar diversos apps! A propósito me conte mais sobre esse jailbreak que vcs acabaram de criar para a nova apple tv, por favor... Comprei de um amigo uma AppleTv e foi a experiência mais frustrante da minha vida com eletrônicos, não tinha jailbreak pra ele, os aplicativos eram muito limitados, a usabilidade era um lixo, o espelhamento pelo iphone e ipad eram muito ruins, não vi realmente NENHUMA vantagem, preferi devolver no dia seguinte e continuei com meu adaptador do ipad pra hdmi (e minha smarttv da samsung =D )