Internet

08/08/2014 14h21 - Atualizado em 11/08/2014 13h48

Vírus que 'muda cor do Facebook' ataca novamente e faz 10 mil vítimas

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma das farsas mais antigas do Facebook está de volta. A chinesa Cheetah Mobile detectou um novo malware que se espalha prometendo o velho golpe de mudar as cores da rede social e já afetou mais de dez mil contas, infectando usuários em vários países de todo o mundo. Em inglês, o site/app do golpe ainda permanece no ar. Evite clicar em aplicativos que prometem esse "milagre".

Como mudar a cor do seu Facebook sem pegar vírus

Vírus que muda cor do Facebook ataca novamente e faz 10 mil vítimas (Foto: Reprodução/CheetahMobile)Vírus que muda cor do Facebook ataca novamente e faz 10 mil vítimas (Foto: Reprodução/CheetahMobile)

O malware aparece como um link patrocinado que divulga um aplicativo que permite trocar as cores do perfil mas, ao clicar nele, o usuário é levado a um site de phishing. Esse site leva os usuários que acreditam que estão visitando a URL "apps.facebook.com/themsandcolors" e redireciona-los para um site de phishing maliciosos automaticamente.

É possível pegar vírus no Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Este site tenta infectar o usuário de duas formas: primeiro, ele pede que seja visto um vídeo com um tutorial sobre como fazer pra mudar a cor do Facebook. Isto dá acesso temporário às credenciais de acesso do usuário, o que permite que hackers se conectem aos seus contatos.

Você já caiu? Lista tem top 10 dos golpes mais populares no Facebook

Caso o usuário opte por não ver o vídeo, o site tenta fazer com que ele baixe um aplicativo malicioso. Em desktops, ele redireciona para um player de vídeos pornográficos. Já no Android, ele mostra um alerta dizendo que o dispositivo foi infectado por um vírus e sugere o download de um antivírus.

Aplicativo promete trocar a cor da rede social (foto: Reprodução/Cheetah Mobile)Aplicativo promete trocar a cor da rede social (foto: Reprodução/Cheetah Mobile)

Este tipo de golpe é comum no Facebook, tendo aparecido várias vezes nos últimos anos. Segundo a Cheetah Mobile, ele é possível devido a uma vulnerabilidade na página de aplicativos do Facebook que permite a implantação de vírus e códigos maliciosos dentro de aplicativos na rede social.

Como remover um vírus do Facebook; veja dicas para limpar seu perfil

As pessoas que foram infectadas podem resolver o problema desinstalando o aplicativo imediatamente e mudar sua senha. A empresa também recomenda que os usuários desativem completamente a plataforma (desativar o Facebook temporariamente) para evitar transtornos futuros, mas isto pode afetar aqueles que usam o Facebook para se conectar a sites de terceiros.

Via Mashable e Cheetah Mobile

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauricio Borges
    2014-09-27T01:15:50

    Cara, direto várias amigas minhas caíram nessa de trocar a cor do face...tudo querendo rosinha e tal... se ferraram bonito... O que eu já dei mole e acabei pegando vírus foi em vídeo que normalmente amigos clicam, ai ele posta sozinho na timeline do cara, fui lá e cliquei também...aí já era, testei com AVG, Avast e nada para tirar o vírus, parti pro PSafe e foi de boa to indicando pra galera.

  • Sancho
    2014-08-08T15:56:31  

    O cara tem que ser muito burro pra cair nisso.

    recentes

    populares

    • Sancho
      2014-08-08T15:56:31  

      Pior q cai Sancho!! é o que mais vejo... pense!!!

    recentes

    populares

    • Sancho
      2014-08-08T15:56:31  

      Isso prova a quantidade de ignorantes que usam o Facebook. É querendo mudar cor, ver quem visitou o perfil, entre outras lorotas...sempre tem um que cai...

  • Gilson Pereira
    2014-08-08T22:18:43

    O vírus mais letal esta na cabeça dessa geração Facebook.

  • Pinho Sales
    2014-08-08T17:52:12

    Culpa do pT

  • Sebastião Souza
    2014-08-08T17:37:15

    Há um ditado antigo: ''A curiosidade matou o gato''. Muitos se deixam levar pela curiosidade e, mesmo que o fato não lhe interesse sobremaneira, acabam caindo em armadilhas.

  • Spliuber Jhonson
    2014-08-08T16:38:41

    fogo no tobias

  • Antônio Torres
    2014-08-08T16:31:22

    Se fod3 aí, nerdão!

  • Felipe Silva
    2014-08-08T15:05:46

    A melhor proteção antivírus, principalmente esses que dependem do seu clique para executar, é a inteligência. Porém pessoas inteligentes são cada vez mais raras, ainda mais essas que ficam o dia inteiro mexendo nas redes sociais, no celular, computador, etc.