Wearables

12/09/2014 06h16 - Atualizado em 08/04/2015 15h41

Apple Watch e Android Wear: compare o sistema dos relógios inteligentes

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Apple Watch, enfim, foi revelado ao mundo. Com isso fica a dúvida: será que este novo relógio inteligente é melhor do que os que já estão no mercado, com Android Wear? Por isso, o TechTudo preparou um pequeno comparativo com as possibilidades que o smartwatch da Apple e o sistema do Google oferecem aos seus usuários.

O que é e como funciona a nova tela de safira da Apple? Entenda

Comunicação: Apple Watch

Tanto Apple Watch como Android Wear permitem que os usuários leiam e enviem e-mails e mensagens de texto pelo próprio relógio. No entanto, somente o relógio que a Apple fabricou tem a funcionalidade de ligações. É isso mesmo: quando o iPhone toca, ele pode atender a chamada direto no pulso, sem tirar o telefone do bolso.

Relógio da Apple tem visual arrojado (Foto: Divulgação)Relógio da Apple tem visual arrojado (Foto: Divulgação)

Personalização: Empate Técnico

A personalização sempre foi uma vantagem do Android contra o iOS, mas neste caso não há tanta diferença – e a pouca que existe seria em favor da Apple. Ambos têm um sistema simples de customização e permitem que o usuário dê sua cara ao relógio, e utilize variados temas no mesmo, mas o Apple Watch tem papéis de parede animados, que não existem (por enquanto) no Android Wear.

Relógio da Apple pode ter várias caras (Foto: Divulgação)Relógio da Apple pode ter várias caras (Foto: Divulgação)

Saúde: Apple Watch

Novamente, o básico em termos de saúde ambos fazem, porém o Apple Watch tem um diferencial. Além de identificar número de passos e informações de exercícios, o relógio da Apple mede batimentos cardíacos (o que está disponível somente em alguns relógios com Android) e monitora diariamente o comportamento do usuário, dando até dicas de que ele deve se exercitar após ficar muito tempo parado.

Auxiliar Pessoal: Android Wear

Siri x Google Now é uma disputa também presente nos relógios inteligentes, e que tem a vitória da auxiliar pessoal do Google. O sistema consegue, automaticamente, identificar as necessidades do usuário, por exemplo, se o cartão de embarque do seu voo estiver no Google Now, ele vai mostrá-lo assim que você chegar dentro do aeroporto.

Aplicativos básicos: Empate

A funcionalidade básica dos dois sistemas é bem parecida. Em ambos é possível se informar sobre trânsito e localização, comunicar-se com contatos, controlar música, emitir comandos de voz, acessar dados de voos, configurar alarmes e o calendário, receber notificações e ver a previsão do tempo.

Aparelhos: Android Wear

A variedade de aparelhos dá ao Android Wear a vantagem ao usuário de poder ter um relógio que seja do seu gosto pessoal, não somente uma opção como é o Apple Watch. Mais ou menos como acontece com iPhone e Android, tendo em vista que o número de gadgets com o sistema do Google é bem maior, aumentando o leque de opções para o usuário que não quer ficar restrito.

Android Wear tem várias opções de apps (Foto: Divulgação)Android Wear tem várias opções de apps (Foto: Divulgação)

Disponibilidade: Android Wear

A Apple ainda não confirmou quando o Apple Watch vai chegar ao mercado brasileiro, mas sabe-se que isso só vai acontecer em 2015. Por isso, quem quer um relógio inteligente deve considerar um Android Wear, como o Moto 360, que chega ao mercado em outubro– ou então um aparelho da Samsung com o sistema da própria empresa, o Tizen.

Design e dimensões: Empate Técnico

O Apple Watch  será vendido em três edições: Apple Watch, Apple Watch Sport e Apple Watch Edition. Uma com aço inoxidável, outra em alumínio prateado e a última com um revestimento em ouro 18 quilates. Visualmente, ele é bem bonito, mas não dá para fazer uma comparação com o Android Wear, porque ele tem muitos aparelhos diferentes – e por isso é melhor considerar-se um empate nesta questão visual.

Moto 360 é um dos tops do Android Wear (Foto: Divulgação)Moto 360 é um dos tops do Android Wear (Foto: Divulgação)

Conclusão: Empate Técnico

A comparação entre Apple Watch e Android Wear ainda não tem um vencedor. Os dois estão em fases iniciais de produto, e certamente irão evoluir bastante no futuro. O que pode fazer uma diferença interessante é como o relógio da Apple vai ser atualizado daqui para a frente, se receberá novos modelos e atualizações anuais.

Qual será o preço do iPhone 5S após o lançamento do iPhone 6? Comente no Fórum do TechTudo

Por estar presente em diversas empresas, o Android Wear, por sua vez, tem um desenvolvimento mais livre. Cada fabricante pode fazer coisas diferentes por ele, e isso é o ponto que mais agrada, já que há muitas opções para o usuário escolher.

 Obviamente, no fim a decisão do usuário vai passar muito pelo tipo de celular que ele tem. Quem tem um Android, irá de Wear. Quem utiliza o iPhone, vai de Apple Watch.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Melo
    2014-09-12T11:53:34

    Thiago, Você deveria se informar melhor antes de fazer uma publicação. Quem disse que o Android Wear não pode atender ligação.. Pode tanto atender, como rejeitar e até responder. E outra coisa, existem sim watchfaces animados no Android Wear tb, não existe nenhuma limitação relacionada a isso e já existem alguns na PlayStore. Espero que você procure melhor antes de escrever novos posts para não cometer falhas básicas como essas.

  • Robert Master
    2015-04-20T17:53:33

    Apple Watch antes mesmo de ser entregue já vendeu mais mais que a soma dos relógios com Android Wear do mundo, incluindo os xing lings.

  • Bruno Cortese
    2015-01-13T11:31:27

    Experiência de uso. KNOCK OUT! Apple Watch wins.

  • Marco Cavalcanti
    2014-09-12T18:18:26

    Mais uma para alguns ficarem discutindo qual é melhor IOS ou ANDROID, mas na verdade quem estiver usando um smartphone top, que não foi financiado nas casas Bahia, independente de qual for o SO, não vai estar usando uma porcaria dessa no braço, mas sim um Patec, um Tag, Hublot, Panerai, Tissot, Cartier...

  • Thiago Pires
    2014-09-12T17:25:57

    Thiago Barros é jornalista mesmo? Matéria ridícula, aposto que não utilizou nenhum desses aparelhos.

  • Eduardo Paiva
    2014-09-12T15:54:14  

    Só tenho uma pergunta a fazer: Alguém já pegou um Apple Watch nas mãos? Fazer uma matéria dessas tendo como base rumores, por que de concreto não existe nada, não é possível ter avaliação alguma. Sinceramente não sei como perco meu tempo lendo coisas como esta.

    recentes

    populares

    • Eduardo Paiva
      2014-09-12T15:54:14  

      Não são rumores, mas sim informações concebidas pela Apple no lançamento do aparelho.

  • Lucas Conceição
    2014-09-12T15:30:33  

    hahahahaha, disponibilidade é ótimo!! Botaram isso só pra poder pontuar o android wear. Então quer dizer que mesmo sem ser lançado, o apple watch ja é equivalente a um aparelho no mercado, e que, quando for lançado, esse criterio passa a um empate técnico. Dando a vitória do comparativo ao apple watch. Sem contar que nem falaram do NFC no apple watch! Techtudo me deprime

    recentes

    populares

    • Lucas Conceição
      2014-09-12T15:30:33  

      O que realmente deprime é Fanboy da apple chorando só pq apple tá perdendo mercado. Foi-se o tempo que Iphone era sinônimo de Status. Foi-se o tempo que IOS era o único S.O. de qualidade. Infelizmente ainda não passou o tempo em que a alienação das pessoas faz o preço dos aparelhos aumentarem cada vez mais.

  • Ademir Júnior
    2014-09-12T15:06:00

    tipica reportagem tosca de fanboy! nunca q o apple watch vai bater nos android wear e nos gears.. no dia q tiver o da apple tiver um s health, suporte a endomodo ou runtastic.. pode ser discutivel! e mais.. eu não sei onde ele viu q o relogio da apple tem pedometro pq não tem! ridicula e forçada a reportagem!

  • Renan Souza
    2014-09-12T14:06:46

    Eu num intindi nada du queli falô..Affz.. Seria melhor ter ido assistir o filme do Pelé

  • Rafael Nunes
    2014-09-12T14:01:53

    Techtudo X Tecmundo = Empate técnico tb. Retardadisse.

  • Bruno Monti
    2014-09-12T13:38:59

    Chega a ser ridicula essa comparação com uma falta de informação tremenda, o Samsung Gear consegue atender ligações enviar emails e tudo mais em questões de saude o samsung gear fit é muito superior contendo ate mais sensores que o smartwatch da apple. E se colocarmos a disputa o Gear S da ate dó desse relogio da apple ja que o Gear S não precisa estar pareado com nenhum aparelho e é possivel colocar um chip de operadora nele e utiliza-lo como celular. Por favor Thiago Barros pesquise um pouco antes de escrever uma reportagem.

  • João Henrique
    2014-09-12T13:08:58

    Faltou qualidade do material e qualidade dos aplicativos, resistência, praticidade...vou fazer uma matéria tbm e escolher só os pontos que me interessa. Obrigado pelo jornalismo parcial.

  • Armando Santana
    2014-09-12T12:04:34

    Nossa.. O cara que escreve para tecnologia no G1 provavelmente usa um MacBook Air. É um fanboy Apple total. Até porque, no seu próprio comparativo o Android Wear ganhou em 3 quesitos, Apple ganhou em 2. E a conclusão final foi empate técnico. 3 >2 Aprende matemática!

  • Marcelo Maciel
    2014-09-12T11:54:44

    Que reportagem péssima.