Tablet

14/09/2014 08h31 - Atualizado em 14/09/2014 08h31

Asus ZenWatch ou Gear S? Veja qual smartwatch é o melhor no comparativo

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Asus ZenWatch e o Gear S foram dois dos diversos relógios inteligentes apresentados na IFA 2014. O primeiro tem um corpo elegante e a possibilidade de desbloquear o telefone por aproximação, enquanto o segundo conta com chip 3G e não precisa tanto da integração com o smartphone. Mas afinal, qual é o melhor? O TechTudo comparou os dois e mostra todos os quesitos abaixo.

Apple Watch: conheça o novo relógio inteligente com tela de safira

Asus ZenWatch e Gear S? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)Asus ZenWatch ou Gear S? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Gear S

As especificações técnicas não são muito diferentes entre os dois. Ambos têm as mesmas quantidades de RAM, 512 MB, e memória interna, 4 GB, por exemplo. Os processadores são diferentes, com o Gear S usando um dual-core de 1 GHz, enquanto o ZenWatch tem um Snapdragon 400 de 1,2 GHz.

Gear S é bem mais arrojado (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Gear S é bem mais arrojado (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

A grande diferença a favor do Gear S é a presença do slot para SIM Card, o que faz com que seja possível utilizá-lo sem a necessidade de se conectar a um telefone. O usuário é capaz de enviar mensagens de texto e e-mails diretamente do celular, por exemplo. E ele também tem mais sensores.

Enquanto o modelo da Asus conta somente com giroscópio, proximidade, acelerômetro, bússola e medidor de batimentos, o Gear S tem tudo isso e ainda barômetro, medidor de raios UV e GPS embutido. O Gear S conta ainda com Bluetooth e Wi-Fi. O ZenWatch tem somente Bluetooth.

Nenhum deles têm câmeras, e as baterias acabam se equivalendo, com o Gear S tendo uma de 300 mAh de Li-Ion, enquanto o Asus ZenWatch tem 1,4 Wh, também de Li-Ion. Ou seja, no geral, o Gear S é capaz de produzir mais do que o rival que foi apresentado pela Asus.

Tela: Gear S

A tela do Gear S tem mais tamanho, uma tecnologia mais avançada e maior resolução em número de pixels. Com duas polegadas, Super AMOLED e 360 x 480 pixels, ele dá um salto de qualidade em relação ao display de AMOLED com 1,6 polegadas e apenas 320 x 320 pixels de resolução do ZenWatch. O Gear S tenta manter uma característica comum aos dispositivos tops da Samsung, que é a de ter uma tela sempre de qualidade.

Samsung Gear S (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Samsung Gear S tem tela superior à tela do ZenWatch (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)

Design: Gear S

Uma das críticas que a Samsung recebia era de que seus aparelhos tinham o visual não tão arrojado quanto alguns rivais. No Gear S, mais uma prova de que isso está mudando. Ele tem um design atrativo, com tela curvada, que certamente chama mais a atenção do que o Asus ZenWatch, que aposta em uma pulseira de couro.

ZenWatch e sua pulseira de couro (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)ZenWatch e sua pulseira de couro (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Dimensões: ZenWatch

Por outro lado, o modelo da Asus tem um visual mais vintage e oferece uma experiência mais próxima do que se tem com um relógio comum no pulso. O Gear S, por ter sua tela bem maior, acaba sendo um pouco “exagerado”. Nas medidas, isso fica bem claro: 50,6 × 39,8 × 7,9 mm para o Asus, com 58,3 x 39,8 x 12,5 mm para o Samsung.

Sistema operacional: ZenWatch

A aposta da Samsung no Tizen é válida, e vem sendo feita em todos os seus relógios, mas o Android Wear parece uma alternativa com mais futuro e possibilidades para os usuários. O interessante é que a relação entre esses dois sistemas é similar com a briga entre iOS e Android nos celulares: um sistema mais fechado, de uma só companhia, e outro um gigante disponível para uma lista de fabricantes.

Zenwatch na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)O Android Wear do ZenWatch é melhor que o Tizen da Samsung (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Preço e disponibilidade: Empate

Os dois gadgets têm o mesmo preço sugerido nos Estados Unidos, segundo veículos de imprensa: US$ 260 (cerca de R$ 600). O Gear S já está em pré-venda em alguns países, como no Reino Unido, com data de lançamento para outubro, enquanto o ZenWatch ainda não tem data específica para chegar. No Brasil, ainda não há informações dos lançamentos.

Conclusão: Gear S

Com o Android Wear do Google, smartwatches finalmente vão emplacar? Comente no Fórum do TechTudo

O lançamento da Samsung é superior ao da Asus. Tela maior, mais funcionalidades, performance avançada e design elegante marcam o Gear S. O ZenWatch se prejudica na questão do 3G e no número de sensores, que é bem menor. Apesar das dimensões bem arrojadas e do design clássico, não tem o suficiente para superar o rival.

No entanto, os dois aparelhos ainda não estão próximos de chegar ao Brasil, pelo visto. A tendência é de que ainda demore mais algumas semanas (ou meses) para aparecerem (caso isso aconteça) no país. Portanto, se você quer um smartwatch da nova geração, no momento, é preciso paciência.

Tabela comparativa de especificações entre ZenWatch e Gear S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre ZenWatch e Gear S (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo
    2014-09-15T09:48:41

    acho que só faltou o mais importante... a duração da bateria.... sera que esse da samsung com todas essas coisas aguenta pelo menos 1 dia inteiro longe da tomada? outra coisa.... o comparativo fala do "salto de qualidade" da tela de 2" com resolução maior pra de 1,6".. pela tela ser menor a resolução pode ser melhor pro mesmo ppi ( a diferença é o galaxy tem 300ppi e o azus 286ppi) e quanto a bateria.... como vcs colocam medidas diferentes no comparativo? se supor que a bateria do galaxy é de 3,8V (a maior voltagem atualmente) da 1140Wh.. bem menos que o da asus e pra mais coisa...

  • Thiago Pires
    2014-09-14T15:00:46  

    Conclusão: Não vá na onda desse colaborador da techtudo, ele nem deve ter usado nenhum desses aparelhos.

    recentes

    populares

    • Thiago Pires
      2014-09-14T15:00:46  

      Legal a forma como você argumentou e explicou os pontos em que o autor falou algo que você não concordava