Internet

16/09/2014 16h13 - Atualizado em 16/09/2014 16h13

Como dar um tempo no e-mail e parar de verificar novas mensagens

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Não verificar seu e-mail o tempo todo é uma das recomendações mais comuns para melhorar a produtividade. Quando se recebe uma grande quantidade de e-mails por dia, porém, falar é muito mais fácil que fazer. Essa medida aparentemente é mais importante do que se supunha: um estudo realizado pelo professor da Universidade de McGill Daniel J. Levitin em parceria com o neurocientista Vinod Menon afirma que checar e-mails constantemente pode causar uma espécie de confusão mental.

Eleições 2014: TSE alerta sobre e-mails falsos com golpe de phishing

Mulher solitária no computador (Foto: Pond5)Dicas para lidar melhor com o fluxo de mensagens (Foto: Pond5)


O resultado da descoberta, publicado no The New York Times, aponta que seres humanos estão constantemente alternando entre dois estados de consciência devido aos circuitos do cérebro. Ou se está em modo “tarefa-positiva”, em que a pessoa está focada na tarefa que tem em mãos, ou se está em “tarefa-negativa”, o popular “sonhando acordado”.

Ir de um estado mental para outro muito rapidamente pode deixar o cérebro “tonto” e incapaz de permanecer em qualquer um dos dois mundos, e é justamente isso que situações como olhar toda hora a caixa de entrada ou visualizar redes sociais com frequência faz. A solução não é abandonar esses serviços, mas usá-los de forma mais saudável para o cérebro.

Aqui estão algumas dicas de como fazer isso e dar um descanso à mente no e-mail.

1. Desligue as notificações push

No artigo, Levitin diz que saber sobre a existência de e-mails não lidos deixa as pessoas ansiosas. Questões como “O que pode estar nele?”, “De quem é?” ou “Será uma boa notícia?” levam à distração e, consequentemente, a esse estado indesejado de confusão mental. Por essa razão, o primeiro passo é desativar as notificações push no celular no Android e no iOS (iPhone).

Isso impedirá de saber sobre novos e-mails em um momento em que você não pode respondê-los. Só abra sua caixa de entrada quando estiver com tempo livre para se dedicar às correspondências.

2. Logoff no e-mail

Se ainda estiver verificando os e-mail constantemente, se deslogue de todas as contas, em quaisquer dispositivos que usar. Assim você estará menos propenso a dar uma espiadinha rápida com um só clique.

Você sabe como juntar email de outros servidores no Gmail? Veja no Fórum do TechTudo.

3. Reserve tempo

Transforme a prática de responder e-mails em uma atividade da sua rotina diária. Reserve um tempo específico para isso e responda suas mensagens sem interrupções, como você faria com uma reunião. Coloque isso na sua agenda e anote diariamente quanto tempo você gasta realizando essa tarefa. Enquanto estiver respondendo e-mails, feche todas as abas do navegador, documentos ou programas que não estejam relacionados com a mensagem que está escrevendo.

4. Instale aplicativos de gerenciamento

Já tendo estabelecido a rotina acima, tire o máximo de proveito do seu servidor de e-mail. Instale aplicativos como Mailbox, que deixa sua caixa de entrada mais amigável e tem suporte multiplataforma. Quanto mais eficiente você ficar, mais tempo irá sobrar no seu dia a dia.

Veja outros gerenciadores de e-mail no TechTudo Downloads.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares