Internet

23/09/2014 13h55 - Atualizado em 24/09/2014 08h58

Conta no Google+ deixa de ser obrigatória para usar serviços como Gmail

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Após mais de dois anos obrigando seus usuários a participar do Google Plus, agora o Google permite ao internauta a escolha de participar ou não da sua rede social para usufruir de todos seus produtos. A obrigatoriedade da criação de um perfil no site de relacionamento acontecia desde janeiro de 2012. A mudança aconteceu no início deste mês de forma silenciosa: somente os internautas que criaram novas contas no Gmail, por exemplo, puderam perceber a opção de criar ou não um perfil no Google+.

Como usar o novo Hangouts no Gmail com fotos, grupos e 800 emojis

Google abre mão a obrigatoriedade de um perfil no Google+ para o usuário aproveitar de seus produtos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Google abre mão a obrigatoriedade de um perfil no Google+ para usar produtos (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Segundo o Google, a mudança foi para dar mais flexibilidade aos usuários. Mas o “livre arbítrio” é apenas uma jogada inteligente do gigante da Internet. Uma vez que, para realizar algumas ações nos produtos, como comentar um vídeo no YouTube, o usuário precisar ter um perfil na rede social Google+.

Alguns apostam que esta estratégia seja apenas um indício que o Google deve descontinuar o Google +, já que em abril, o “padrinho” da rede social Vic Gundotra deixou seu cargo. Na época a especulação era que a empresa iria focar menos no serviço, que foi todo desenvolvido e liderado pelo executivo.

Como trocar o endereço de e-mail do Gmail? Veja no Fórum do TechTudo.

O Google deve continuar a fazer algumas mudanças sutis no serviço e melhorar, além do Google +, outros produtos populares, como o Hangouts e o Hangouts On Air. Por enquanto, parece que o Google “desistiu” de superar o Facebook, como era o objetivo quando a rede social foi lançada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Likelike
    2014-09-23T19:22:55

    Google+ é top o resto é resto

  • Eric Sobral
    2014-09-23T15:08:51

    Tenho conta no Google+ somente porque fui obrigado (pra comentar no youtube), nunca usei e nem vou usar o perfil.