29/09/2014 11h50 - Atualizado em 29/09/2014 11h50

Executivo da Microsoft confirma que Windows 9 terá atualização grátis

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Microsoft prepara o lançamento de uma versão de testes do Windows 9 para esta terça-feira (30), mas um executivo já adiantou uma importante novidade. Segundo o diretor da empresa na Indonésia, o novo sistema operacional será oferecido de forma gratuita a todos os usuários rodando os Windows 8 e 8.1, usando um método de distribuição similar ao realizado pela Apple com updates do Mac OS X.

Microsoft vaza Windows 9 Technical Preview e revela detalhes do download

Windows 9 deverá ser disponibilizado para download gratuito (Reprodução/Cnbeta)Windows 9 deverá ser disponibilizado para download gratuito (Reprodução/Cnbeta)

O download e instalação do Windows 9 poderá ser feito baixando diretamente pelo site da Microsoft assim que a versão final for liberada, o que deverá ocorrer somente em 2015. O novo Windows a ser anunciado nesta terça-feira (30) é chamado internamente de “Technical Preview” (prévia técnica), destinado a desenvolvedores para encontrar bugs e refinar o software nos próximos meses.

Uma possibilidade também possível, porém com menos chances, é de que a próxima versão do Windows seja disponibilizada gratuitamente também para usuários de Windows XP. A iniciativa poderia ser uma maneira de forçar usuários presos em um sistema já sem suporte oficial a pular diretamente para o sistema mais atual da fabricante.

Vazamento de informações

Não é a primeira vez que um executivo de filial da Microsoft vaza uma informação não oficializada pela matriz global. Há uma semana, o diretor da filial francesa admitiu o lançamento da prévia técnica do Windows 9 antes mesmo de qualquer confirmação.

O que esperar do Windows 9? Opine no Fórum do TechTudo. 

Além disso, um site publicado e logo depois retirado do ar pela Microsoft indicava que a primeira versão do sistema poderá ser chamar Windows TH, em referência ao codinome Threshold utilizado internamente pela companhia já há algum tempo.

De qualquer forma, não falta muito para que tudo seja esclarecido pelo presidente-executivo Satya Nadella, em evento a ser realizado em São Francisco, amanhã, dia 30 de setembro. Entre as novidades esperadas no novo Windows, estão a volta do tradicional menu Iniciar, apps modernos trabalhando em conjunto com programas desktop, e a criação de múltiplas áreas de trabalho virtuais.

Via BGR

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Frederico Oliveira
    2014-09-29T13:38:42  

    Teve algo parecido no lançamento do Windows 8 para quem tinha o sevem original instalado porém só foi válido para Europa e EUA , será que dessa vez nós brasileiros iremos nos beneficiar com esse update grátis ???

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2014-09-29T13:38:42  

      Acho que sim, uma vez que a o 8.1 foi liberado de graça em escala global o nove também deve ser. Até a Apple liberou seus dois últimos OS (Maverick e Yosemite) de graça para todos os usuários.