Internet

16/09/2014 06h00 - Atualizado em 16/09/2014 06h00

Facebook vive nova polêmica sobre privacidade com nomes de drag queens

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A rigidez das políticas do Facebook para criar uma conta pessoal não é nenhuma novidade e tem o hábito de despertar polêmicas de tempos em tempos, pois não são inclusivas para todos os grupos da sociedade. As exigências que a rede social faz para os nomes de seus usuários, por exemplo, tem criado problemas com drag queens que são proibidas de usar seus nomes artísticos em seus perfis.

Facebook exclui perfis brasileiros com 'nomes estranhos'

Jovens têm problemas com Facebook por causa do sobrenome; entenda (Foto: Reprodução/Facebook)Política do Facebook proíbe o uso de nomes artísticos no perfil (Foto: Reprodução/Facebook)


O problema ocorre por que o Facebook exige o uso do nome real em páginas pessoais, sob a pena de cancelamento da conta. Entretanto, muitas drag queens preferem não revelar esta informação tão pessoal. Um exemplo é Sister Roma, uma drag queen de São Francisco, que desabafou na rede social sobre a política. “Ela é injusta, dolorosa, discriminatória e uma invasão de privacidade”, reclama.

A posição do Facebook levanta várias questões sobre privacidade online. Muitas pessoas tem razões legítimas para manter suas identidades ocultas, como vítimas de crimes que preferem não se revelar ou simplesmente para evitar assédio. Ou, como no caso de Michael Williams que atende pelo nome de Sister Roma.

Já para a rede social, os perfis devem usar nomes verdadeiros por que isso ajuda a manter o serviço "seguro", com pessoas reais. O Facebook diz também que há alternativas, que incluem adicionar um apelido ou criar páginas de fãs específicas para identidades alternativas. Entretanto, ainda é necessário que o cadastro primário use o nome real, depois um alternativo.

Drag queens alegam que a sugestão da rede social não resolve o problema. A diferença é que elas não se consideram empresas vendendo produtos para terem páginas de marca ou fãs. “Nós queremos encorajar amigos a virem para nossos eventos e performances, promover caridades e interagir com outras pessoas como qualquer usuário do Facebook”, explica Olivia LaGarce.

Abaixo-assinado pede ao Facebook que libere nomes artísticos e não revele os reais (Foto: Reprodução/Change.org)Abaixo-assinado pede que Facebook que libere nome artístico e não revele o real (Foto: Reprodução/Change.org)

LaGarce criou uma petição online (change.org), que já atingiu mais de 12 mil assinaturas, para pedir que o Facebook modifique sua política de nomes e passe a permitir que artistas usem seus nomes artísticos em perfis e sejam reconhecido pele rede com o nome que desejam e usam.

Histórico de casos

Esta não é a primeira polêmica envolvendo nomes enfrentada pela rede social. No Brasil, vários usuários tiveram problemas com seus perfis por que seus nomes que, embora verdadeiros, eram bloqueados pelo Facebook por serem barrados na política de termos ofensivos; veja os casos das famílias Fuck e Piroca. Nos Estados Unidos, A internauta Melinda Kiss teve que comprovar que seu sobrenome não era uma brincadeira. Todos perderam ou foram ameaçados de perder suas contas na rede social.

O que não pode?

Os perfis com nomes que usam símbolos, números, repetição de caracteres ou pontuação, letras em mais de um idioma, apelidos ou palavras ofensivas, são desativados quando reconhecidos entre os demais. Ou ainda, "nomes falsos" usados de maneira artística ou como personagem no casos acima.

É possível pegar vírus no Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Via The Guardian

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cloud Strfe
    2014-10-01T23:10:43

    E como ele sabe que meu nome é falso ?

  • Elson Melaceta
    2014-09-16T11:30:37

    Se determinado serviço exige nome real tem que ser respeitado, assim como se você vai tirar um financiamento, utilizar serviço público ou mesmo privado vai ter que fornecer o nome real. Solução mude o nome na justiça.