Internet

02/09/2014 15h46 - Atualizado em 03/09/2014 12h13

Firefox 32 atualiza suporte ao HTTP cache e melhora desempenho Android

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A nova versão de número 32 do navegador Mozilla Firefox foi liberada nesta terça-feira (2) pela Mozilla para os usuários de Mac, Windows e Linux. As atualizações incluem melhor suporte ao cache de páginas e emissão de certificados, além de diversas melhorias na versão móvel em celulares Android.

Confira dez dicas para otimizar o uso do seu Mozilla Firefox

Recurso impede conexão caso haja problemas com os certificados (foto: Reprodução/The Next Web)Recurso impede conexão caso haja problemas com os certificados (foto: Reprodução/The Next Web)

O cache do navegador é uma técnica usada para armazenar conteúdo de sites localmente, diminuindo a carga do servidor e o tempo de espera para carregar uma página.

Qual é o seu navegador preferido? Comente no Fórum do TechTudo.

O novo sistema implementado permite carregar dados antes deles serem requisitados, melhorando o carregamento de sites pesados, além de possuir algoritmos inteligentes que são resistentes a problemas do software e economizar memória.

Um novo recurso adicionado nesta edição permite que desenvolvedores filtrem certificados de segurança emitidos para seus websites, especificando quais deles são válidos. Isto permite que eles se protejam de emissores de certificados falsos que podem ser usados como porta para um ataque: quando o certificado emitido não confere, o navegador bloqueia a conexão. Na versão 32 do Firefox, este recurso só esta disponível para a página de Add-ons da Mozilla e o Twitter. Os domínios do Google devem receber a função a partir da edição 33 do navegador e outros sites terão acesso a ela no futuro.

Outros recursos adicionados incluem mudanças para facilitar a navegação através do menu de contexto e a adição de um histórico para senhas armazenadas no navegador, além de várias adições ao suporte de HTML5 na versão para desenvolvedores. Você pode conferir o changelog completo aqui.

Já a nova versão para Android traz várias novidades para facilitar o uso do navegador. A primeira delas é uma função que permite trocar o idioma do aplicativo sem a necessidade de fechá-lo e sem estar limitado ao idioma em que ele foi baixado ou aqueles suportados pelo dispositivo, sem reiniciar. Foram adicionadas seis novas línguas: armênio, basco, fulah, gaélico escocês, galês e islandês.

Aplicativo para Android permite trocar idiomas sem reinicializar (foto: The Next Web)Aplicativo para Android permite trocar idiomas sem reinicializar (foto: The Next Web)

Também é possível customizar o navegador para acessar conteúdo de várias páginas – como Instagram e Wikipedia – diretamente da tela inicial. Um novo botão também permite deletar o histórico após cada navegação com facilidade. Outros recursos adicionados são um API que suporta joysticks e um novo autocompletar para URLs no teclado. Os usuários  devem ser atualizados automaticamente para a nova versão, que também já está disponível no TechTudo Downloads para PC, Mac, Linux e Android.

Via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adriano Donato
    2014-09-02T17:15:22

    Errar é humano, mais para uma página tão acessada, escrever "desenpenho" não da né?! Cadê a revisão das matérias.

  • Paulo
    2014-09-02T16:24:05

    Viva o Open Source!!!