Internet

05/09/2014 15h46 - Atualizado em 05/09/2014 15h47

Fotos e vídeos de Jennifer Lawrence espalham vírus no Facebook e no Twitter

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

Em um novo ataque, criminosos virtuais se aproveitam da repercussão das fotos vazadas da atriz Jennifer Lawrence para infectar computadores com vírus. A contaminação acontece quando o usuário clica sobre uma postagem do Facebook ou do Twitter que diz levar a uma vídeo com as fotos da atriz.

Após vazamento de fotos, Apple prepara alertas de segurança no iCloud

Fotos e vídeos de Jennifer Lawrence expalham vírus no Facebook e no Twitter (Foto: Divulgação/Jennifer Lawrence)Fotos e vídeos de Jennifer Lawrence espalham vírus no Facebook e no Twitter (Foto: Divulgação/Jennifer Lawrence)

O alerta, divulgado pela empresa de segurança digital Trend Micro, mostra que houve a proliferação de publicações no Facebook e Twitter com um suposto vídeo da atriz. No entanto, ao tentar visualizar as imagens, o usuário é redirecionado a uma página de download para um falso conversor de vídeo.

O arquivo foi identificado como ADW_BRANTALL e está sendo publicada com diversas hashtags.

Postagem no Twitter que espalhar vírus utilizando um suposto vídeo com fotos da atriz Jennifer Lawrence (Foto: Reprodução/Twitter)Post no Twitter que espalhar vírus utilizando suposto vídeo da atriz Jennifer Lawrence (Foto: Reprodução/Twitter)

Segundo a Trend Micro, fabricante de antivírus, o Facebook também é alvo. Ao clicar em um post que diz levar as fotos da atriz, os usuários são forçados a compartilhar o link malicioso em sua linha do tempo. O clique gera, automaticamente, a contaminação e inicia o download do ADW_BRANTALL.

Mural da vítima com links spammed (Foto: Reprodução/Facebook)Mural da vítima com links 'spammed' (Foto: Reprodução/Facebook)

A Trend Micro também informa sobre a descoberta de uma série de arquivos maliciosos circulando pela internet. Eles foram renomeados como arquivos zipados ou vídeos que apresentam as fotos das celebridades. Os arquivos parecem fazer parte de um esquema de crime vitual que utiliza a curiosidade de pessoas que buscam visualizar tais arquivos vazados.

Atualizar o Mac OS X faz com que o computador seja formatado? Descubra no Fórum do TechTudo.

Grandes acontecimentos, principalmente os que envolvem celebridades, são vistos por criminosos virtuais como uma oportunidade para espalhar vírus. Como forma de proteção, os internautas devem evitar baixar arquivos com conteúdos ilegais, manter instalado um software antivírus atualizado e buscar informações apenas em sites confiáveis, evitando confiar em downloads de URLs desconhecidas.

Manter seu computador sempre protegido é a melhor forma de se prevenir contra ataques virtuais. Veja no TechTudo Downloads os melhores antivírus grátis para Windows e aproveite para conferir opções de antivírus para Android. Os gerenciadores de senhas também podem ser muito úteis, foi pensando nisso que criamos um kit com os melhores para você; baixe e proteja-se. E use sempre senhas fortes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares