Wearables

10/09/2014 08h38 - Atualizado em 11/09/2014 18h20

Gear S, ZenWatch e mais: conheça os smartwatches apresentados na IFA

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

As fabricantes de eletrônicos entraram definitivamente na onda do relógio inteligente e só na IFA, feira de tecnologia que ocorre na Alemanha, foram diversos modelos lançados. Todos tem em comum o formato retangular, mas com diferenças entre si. Confira o que Asus, Samsung e Sony mostraram no evento e o que cada modelo tem a oferecer.

Apple Watch: conheça o novo relógio inteligente com tela de safira

Zenwatch na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Zenwatch na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Asus ZenWatch

O ZenWatch é o relógio da Asus que roda Android Wear e será vendido por 199 euros (R$ 590) a partir de outubro. Além de todos os recursos do sistema operacional para relógios do Google, o gadget oferece algumas vantagens exclusivas adicionadas ao software.

Ele permite, por exemplo, desbloquear o smartphone por aproximação, emitir um alerta no celular em caso de perda, além de rejeitar uma ligação indesejada cobrindo o relógio com uma mão.

Zenwatch na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Zenwatch na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Internamente, ele traz tela AMOLED de 1,63 polegada com resolução de 320×320 pixels e Gorilla Glass 3, processador Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento. Há também medidor de ritmo cardíaco, pedômetro e acelerômetro. O corpo é elegante coberto por uma estrutura metálica, com pulseira de couro e medindo 50,6×39,8×7,9-9,4.

Sony SmartWatch 3

SmartWatch 3 da Sony vem com Android e GPS, mas peca no design (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)SmartWatch 3 da Sony vem com Android e GPS, mas peca no design (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)


A linha Sony SmartWatch ganhou seu primeiro integrante com Android Wear. O modelo lançado pela fabricante japonesa tem o grande diferencial de já vir equipado com GPS e Bluetooth embutido para trabalhar de forma independente do smartphone. Ele é o único da lista já preparado para uma atualização que o Google vai liberar para o Android Wear ainda este ano.

Por outro lado, falta elegância na sua aparência. O aparelho é todo encoberto por um tipo de silicone emborrachado e colorido, dando-lhe um design longe do refinamento dos concorrentes. À primeira vista, ele se parece com uma pulseira fitness, embora suas funções estejam longe de atender somente a essa demanda.

Display, resolução e outras configurações são as mesmas do ZenWatch, mas ele ganha no quesito resistência à água, já que oferece certificação IP68, que o permite ser mergulhado em até 1,5 m por 30 minutos sem apresentar falhas.

Sony Smartband Talk

Smartband Talk é aposta da Sony em gadgets de tela e-ink  (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Smartband Talk é aposta da Sony em gadgets de tela e-ink (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)

Ainda na área de wearables, a Sony lançou a Smartband Talk, uma pulseira inteligente que tem funcionamento mais simples que os smartwatches, mas oferece também notificações do celular ao usuário.

Seus grandes destaques são a bateria de três dias de duração e alto-falantes e microfone embutidos para receber comandos de voz e emitir alertas sonoros, algo que geralmente não acompanha esse tipo de produto. O gadget tem tela e-ink de 1,6 polegadas e é à prova d’água.

Samsung Galaxy Gear S

Gear S, da Samsung, é equipado com Tizen e traz tela curva OLED de 2 polegadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Gear S, da Samsung, é equipado com Tizen e traz tela curva OLED de 2 polegadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A proposta da Samsung é a mais diferenciada, pois o Gear S se destaca por ser o que menos precisa de um smartphone por perto. Conectando-se à Internet por meio de um chip SIM 3G, ele dá conta de todas as tarefas sozinho, embora também possa usar o celular para obter notificações.

Além disso, o relógio é o único modelo apresentado na IFA que não roda Android, mas o Tizen, sistema operacional secundário da fabricante usado também nos seus dois primeiros smartwatches, o Gear e Gear 2.

Ele pode ser usado até para escrever e enviar mensagens de texto, já que o app Flesky facilita a digitação na tela AMOLED de 2 polegadas, a maior entre os concorrentes. Ela também é curva, graças à tecnologia OLED, se adaptando melhor ao formato do pulso. Completam seus recursos sensores de batimento cardíaco e pedômetro, além de compatibilidade com apps da Samsung, como o S  Health.

Acer Liquid Leap

Liquid Leap, da Acer, deverá chegar até o final do ano (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Liquid Leap, da Acer, deverá chegar até o final do ano (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Com o Android Wear do Google, smartwatches finalmente vão emplacar? Comente no Fórum do TechTudo

Embora não tenha sido lançada oficialmente na IFA, a Acer deixou praticamente garantida para o final do ano a chegada da Liquid Leap, pulseira inteligente para competir no mercado de wearables fitness. O gadget já havia sido apresentado em junho durante a Computex, e traz semelhanças com a SmartBand da Sony.

Ela exibe notificações de aplicativos e SMS, além de chamadas de áudios recebidas no smartphone. Seu grande diferencial é a bateria, que promete durar até sete dias, muito mais do que qualquer outra lançada até agora. A pulseira deverá chegar nas cores preta, branca, rosa, laranja e azul-marinho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Souza
    2014-09-10T11:58:13  

    Cadê o Moto 360? Preconceito ???

    recentes

    populares

    • Renan Souza
      2014-09-10T11:58:13  

      O título da matéria inclui "conheça os smartwatches apresentados na IFA" e não "conheça todos os smartwatches".

  • Werles Bahia
    2014-09-10T13:48:10

    Legal essa propaganda do Samsung Galaxy Gear S.

  • Renan Souza
    2014-09-10T11:58:59

    Tem uns aí que parece aqueles que vem em Salgadinho..kkk