11/09/2014 17h02 - Atualizado em 11/09/2014 17h02

Google compra fabricante de colher inteligente para pessoas com Parkinson

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A empresa Lift Labs ganhou notoriedade ao criar o Liftware, um dispositivo acoplado a uma colher para que pessoas com Mal de Parkinson possam se alimentar melhor. A invenção chamou a atenção do Google, que, nessa quarta-feira (10), anunciou a aquisição da fabricante. O talher produz vibrações contrárias de modo a neutralizar os tremores de quem sofre da doença.

Google quer catalogar material genético para criar 'ser humano perfeito'

Colher usa sensores para anular tremores (foto: Reprodução/Lift Labs)Colher usa sensores para anular tremores (foto: Reprodução/Lift Labs)

O suporte da colher inteligente é constituído por um microchip e sensores que são capazes de detectar a direção e a força das oscilações involuntárias da mão do usuário. Com essas informações, o motor do Liftware vibra na direção oposta para contrabalançar os tremores.

O produto está baseado em tecnologias semelhantes às usadas para reduzir tremores em câmeras fotográficas e anular os movimentos da mão do usuário. Dessa forma, o Liftware deixa o talher estável, e o usuário não derruba a comida. Segundo a Lift Labs, o acessório é capaz de reduzir o efeito dos tremores em até 70%.

A equipe responsável pelo produto se juntará ao Google X, a ala da companhia responsável pela criação de tecnologias mais ambiciosas. Essa divisão está por trás de alguns dos conceitos mais inovadores dos últimos anos, como o Google Glass e o carro inteligente.

Nos últimos tempos, o Google tem investido cada vez mais em biotecnologia. Em 2013, por exemplo, a gigante de buscas comprou a Calico, uma empresa de desenvolvimento de remédios para expandir a expectativa de vida.

Outros projetos do Google X incluem lentes de contato inteligentes para medir os níveis de glicose nas lágrimas de diabéticos e o Baseline, um programa de voluntários para estudar a fundo como funciona o corpo humano para descobrir novas formas de prever doenças.

Quais tecnologias vestíveis têm mais potencial? Comente no Fórum do TechTudo.

A tecnologia de cancelamento de tremores do Liftware é capaz de melhorar a vida de milhões de pessoas, afirmou um porta voz do Google. “Nós estamos procurando novas formas de entender e gerenciar as doenças neurodegenerativas”, acrescentou. Confira o vídeo de demonstração do Liftware:

Via CNet, Engadget e BBC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Cunha
    2014-09-12T08:04:58  

    Impressionante!!! Enquanto debatem o tamanho da tela do novo Iphone, ou "meu celular é melhor que o seu" existem pessoas e tecnologias dispostas a realmente ser um bem a humanidade. Matéria interessante e publiquem mais matérias deste cunho Techtudo!!

    recentes

    populares

    • Daniel Cunha
      2014-09-12T08:04:58  

      Concordo em gênero, número e grau.... Perfeito seu comentário.

    recentes

    populares

    • Daniel Cunha
      2014-09-12T08:04:58  

      Excelente!!!!!! Já está disponível para venda no Brasil? Gostaria de adquirir, mas não encontrei... Obrigada!