Impressora 3D

27/09/2014 07h00 - Atualizado em 27/09/2014 07h00

Instrumentos musicais feitos por impressora 3D são usados em show

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A impressão 3D chega até à música. Um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia, se tornou a primeira banda a fazer um show com instrumentos musicais fabricados a partir de impressoras 3D. O projeto foi liderado por um grande entusiasta do ramo no mundo, o professor Olaf Diegel. Com a popularização desse tipo de tecnologia, músicos poderão criar instrumentos conforme gosto pessoal.

Telescópio feito com impressora 3D e Raspberry Pi captura imagens da Lua

Ensaio da banda usando instrumentos 3D (Foto: Divulgação)Ensaio da banda com instrumentos impressos em 3D (Foto: Divulgação)

Diegel foi o primeiro do mundo a produzir um instrumento musical por meio de uma impressora 3D: um saxofone, há dois anos. Desde então, o professor desenvolve esse tipo de produto. Agora, com o projeto mais robusto, criou diversos instrumentos para fazer a banda.

O concerto foi realizado com membros da Academia de Música da Universidade de Malmo, também na Suécia. Com duas guitarras elétricas, uma bateria e um teclado, todos desenhados por Diegel, o conjunto se apresentou dentro da própria universidade.

Instrumentos podem ter visuais bem caprichados (Foto: Divulgação)Instrumentos têm visual bem caprichado (Foto: Divulgação)

Segundo Diegel, além de mais econômica, a impressão tridimensional permite fazer formas complexas que são impossíveis de serem fabricadas de outras maneiras. Além disso, ela pode criar instrumentos mais precisos para um determinado tipo de músico, que terá um produto feito à sua feição, especialmente em termos de design.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Se um determinado músico se sentir mais à vontade com um formato específico de guitarra, é possível fazê-lo exatamente assim por um software, que comanda a impressão do produto final. E o principal é que o som emitido pelos instrumentos não tem muita diferença dos produtos convencionais.

Detalhes em cada guitarra podem variar (Foto: Divulgação)Detalhes em cada instrumento podem variar (Foto: Divulgação)

Por enquanto, este é somente um projeto do professor universitário e não há previsão de lançamento dos instrumentos no mercado tradicional. Entretanto, não é difícil imaginar que isso possa se tornar uma realidade em um futuro próximo. Já pensou?

Veja um vídeo dos instrumentos abaixo:


Via Engadget, 3D Print e Lund University


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Mendonça
    2014-09-30T18:36:12

    Colocar o som do Contrabaixo e da Guitarra que é bom, nada.

  • Elton Freitas
    2014-09-28T19:44:55

    Vale ressaltar que não foi todo o instrumento que foi feito na impressora. Somente algumas partes. Mas mesmo assim é um grande avanço. Melhor que imprimir armas de fogo