Celular

23/09/2014 15h36 - Atualizado em 23/09/2014 17h38

iPhone 6 contra todos: qual o melhor smartphone do mercado?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 6 foi apresentado pela Apple e entra na briga com os outros tops pela preferência do consumidor. Mas o smartphone é capaz de derrotar oponentes como o Galaxy S5, Nokia Lumia 930, LG G3, Xperia Z3 e o novo Moto X? Confira o comparativo dos principais celulares do mercado.

Qual é a diferença entre o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus?

iPhone 6 (Foto: Divulgação/ Apple)O iPhone é mesmo o melhor smartphone do mercado? (Foto: Divulgação/Apple)

Dimensões

O gosto pela aparência de um aparelho é algo muito particular, já que todas as empresas seguem sua própria linha de design. No que diz respeito às espessura, o aparelho da Apple segue imbatível, com 6,9 mm, seguido pelo Xperia Z3, com 7,3 mm, e o Galaxy S5, com 8,1 mm. Completam as demais colocações o LG G3, com 8,6 mm, o Lumia 930, com 9,8 mm, e o Moto X, com 10,4 mm.

No que diz respeito ao peso, a Apple também mostra a sua força no design. O iPhone 6 pesa apenas 129 gramas. A segunda colocação fica com o Moto X, que tem 144g, seguido por Galaxy S5 (145g), LG G3 (149g), Xperia Z3 (152g) e Lumia 930 (167g).

Tela

Um dos pontos que a Apple mais investiu no seu novo modelo foi o display. Entretanto, o grande destaque entre os smartphones é o LG G3, com sua tela IPS-LCD de 5,5 polegadas e resolução Quad-HD (1440p) - o dobro dos concorrentes -, e densidade de 534 ppi.

O LG G3 conta com Android 4.4.2 (KitKat), Bluetooth, NFC, 3G e 4G (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)LG G3 possui uma tela Quad-HD de 5,5 polegadas e densidade maior que os concorrentes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Enquanto isso, a maior parte dos rivais trazem a resolução Full HD com alguns diferencias. O Lumia 930 é o segundo colocado em densidade, com uma tela AMOLED de 5 polegadas e 432 ppi. Já as 5,1 polegadas Super AMOLED do Galaxy S5 possuem 432 ppi, enquanto Xperia Z3 e Moto X empatam com 5,2 polegadas e 424 ppi para cada. Apesar dos esforços da Apple, o iPhone vem na lanterninha com um display Retina de 4,7 polegadas e resolução levemente superior à HD (1337 x 750 pixels) e densidade de 326 ppi.

Configurações

No que diz respeito às configurações, o iPhone 6 e o Lumia 930 devem ser olhados com cautela em relação aos tops com Android. Afinal, ambos possuem sistemas considerados mais leves e que rodam suavemente com menores configurações. O smartphone da Apple traz um processador dual-core A8 de 1,4 GHz, 1 GB de RAM e um chip M8 para sensores integrados, suficiente para rodar o iOS 8 perfeitamente.

Lumia 930 tem excelente câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo) (Foto: Lumia 930 tem excelente câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo))Lumia 930 traz processador mais antigo do que concorrentes, mas sistema é mais fluído (Foto: Allan Melo/TechTudo)


Já o Lumia 930 possui um processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e 2 GB de RAM, que garantem bom desempenho ao Windows Phone 8.1. Enquanto isso, todos os tops com Android têm processador quad-core Snapdragon 801 com 2,5 GHz. No entanto, Xperia Z3 e LG G3 largam na frente com 3 GB de RAM, seguidos por Galaxy S5 e Moto X, com 2 GB.

Outro ponto que também merece ser observado é o armazenamento do aparelho. O iPhone 6 é aquele que tem mais espaço interno, com até 128 GB, mas peca pela ausência de cartão de memória. Enquanto isso, Xperia Z3 e Galaxy S5 são os mais flexíveis: com 16 ou 32 GB internos e espaço para microSD de até 128 GB. Já LG G3 tem apenas 16 GB, mas aceita expansão de até 128 GB, e o Moto X possui apenas 16 ou 32 GB internos. Na lanterninha, aparece o Lumia 930, com apenas uma opção de 32 GB de memória e sem suporte à microSD.

Câmera

No quesito câmera, Lumia 930 e Xperia Z3 levam vantagem. O aparelho da Nokia tem uma câmera PureView de 20 megapixels com lentes Zeiss, estabilização óptica de imagens, gravação em Full HD e flash dual-LED. Já o top da Sony possui um sensor de 20,7 MP, Flash LED, gravação em 4K e em câmera lenta com resolução HD.

Z3_Novotop (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Xperia Z3 traz câmera poderosa de 20,7 megapixels com gravação em câmera lenta (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Logo depois aparece Galaxy S5 com uma resolução de 16 megapixels, função HDR para fotos e vídeos, gravação 4K, estabilização óptica de imagens e flash LED. Enquanto isso, LG G3 tem 13 MP com foco a laser, estabilização OIS e gravação 4K; mesma resolução do Moto X. Já o iPhone manteve sua câmera iSight com 8 megapixels, com função HDR, flash dual LED e gravações em Full HD e em câmera lenta (240 fps) em alta definição.

Sistema operacional

A plataforma de cada aparelho também depende do gosto do usuário, mas é possível destacar pontos fortes e fracos de cada uma. O iOS 8, por exemplo, possui um ótimo desempenho com pouco hardware e traz uma variedade de aplicativos muito grande na App Store. No entanto, o sistema do iPhone é fechado e possui mais restrições do que os demais, embora isso tenha diminuído.

Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo))XpGalaxy S5 possui Android bastante modificado pela Samsung (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Outro forte concorrente é o Android do Galaxy S5, LG G3, Xperia Z3 e Moto X. A plataforma do Google possui a loja de apps Play Store como ponto forte e a grande liberdade de personalização e modificação dada ao usuário. Por outro lado, o sistema exige atenção com segurança, já que é constantemente alvo de malwares e outras ameaças. Além disso, é preciso observar que os aparelhos da Samsung, Sony e LG possuem grandes modificações, o que pode atrasar a liberação de atualizações.

Qual o melhor smartphone na faixa de R$ 400,00? Comente no Fórum do TechTudo

Por fim, o Windows Phone chega na terceira colocação do mercado e aposta em uma interface diferenciada. Além disso, o sistema da Microsoft é bastante fluído e possui grande integração com os produtos da empresa, como o Office e o OneDrive. Entretanto, o grande calcanhar de Aquiles da plataforma continua sendo a sua loja de aplicativos, que carece das principais novidades do mercado.

Diferenciais

Se a disputa dos tops segue acirrada nas configurações, os diferenciais podem desequilibrar. O iPhone 6, por exemplo, conta com o leitor de digitais Touch ID para desbloqueio e pagamentos, além de trazer o aplicativo Health voltado para a saúde do usuário. Já o Galaxy S5 conta com um leitor similar ao do iPhone, além de sensores de batimentos cardíacos e aplicativos voltados para a prática de atividades físicas.

iPhone 6 tem leitor de digitais Touch ID como diferencial, além de aplicativos da Apple (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6 tem leitor de digitais Touch ID como diferencial, além de aplicativos da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

O LG G3 conta com o recurso Knock Code, para segurança do aparelho, e botões na parte traseira para dar mais estabilidade. Já o Moto X mantém os recursos de controle por voz, tela de descanso inteligente e outros pequenos truques. Enquanto isso, tanto o Lumia 930 quanto o Sony Xperia Z3 apostam em uma série de aplicativos e recursos voltados para fotografia.

Bateria

No quesito duração estimada de bateria, o Galaxy S5 e o LG G3 lideram com 21 horas de conversação no 3G. Entretanto, o aparelho da Samsung possui uma bateria de 2800 mAh, enquanto o da LG, 3000 mAh. Em seguida, aparece o Xperia Z3, com 3100 mAh e 16 horas, Lumia 930, com 2420 mAh e 15h30, e iPhone 6, com 14 horas de uso contínuo. O Moto X possui um componente de 2300 mAh, porém sem mais informações reveladas.

Preço

Novo Moto X é o top com preço de lançamento mais baixo no Brasil (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Novo Moto X é o top com preço de lançamento mais baixo no Brasil (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O Moto X é o que apresenta o menor preço no Brasil: R$ 1.499. Em seguida, aparece o Lumia 930, que tem valor sugerido de R$ 1.899, o LG G3, por R$ 2.299, e o Galaxy S5, custando R$ 2.599. iPhone 6 e Xperia Z3 ainda não tem data de lançamento e nem preço divulgados no Brasil.

Veja também o vídeo de apresentação do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus

Conclusão

De forma geral, é bastante difícil apontar o melhor aparelho do mercado. Afinal, cada um desses tops apresenta características diferentes que podem agradar ou não. A melhor solução é pesquisar em detalhes o que cada um possui e confrontar com as suas expectativas. Assim, seja iPhone, Galaxy, Lumia, Moto X ou G3, as chances de decepções serão minimizadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dom Quixote
    2014-09-23T16:28:35  

    Galaxy S5 custando R$ 2.599,00? Vocês tão mal informados. Acabei de comprar um Galaxy S5 dual, original, dourado, por R$ 1.850,23. Excelente aparelho e estou satisfeitíssimo. Essa coisa de comparar qual é o melhor smartphone top do mercado atualmente é idiotice. Gosto, religião e futebol não se discute, cada qual tem as suas preferências e ponto final. Ademais, pelo que se pode ver na avaliação, todos os aparelhos tem seus pontos fortes e seus defeitos. Cabe a cada um escolher o seu, dentro de seu gosto pessoal e de suas condições financeiras.

    recentes

    populares

    • Dom Quixote
      2014-09-23T16:28:35  

      Mas iphone não trava meu amigo, é essa a vantagem. Para mim é o melhor celular que existe. Mesmo sendo caro, compensa.

    recentes

    populares

    • Dom Quixote
      2014-09-23T16:28:35  

      Concordo, iOS muito superior em estabilidade.

  • Carol
    2014-09-24T08:54:13  

    Alguém avisa esses revisores de celular que o iPhone que ta "competindo" com os outros é o iPhone 6 PLUS, não o iPhone 6. O iPhone 6 seria o 5c e o PLUS o 5S. Então claro que, por exemplo, a tela do iPhone 6 é inferior a de um Samsung S5. Mas e a tela do iPhone 6 PLUS? Continua sendo inferior? Não sabemos, porque eles acham que o "mais fraco" é o aparelho principal.

    recentes

    populares

    • Carol
      2014-09-24T08:54:13  

      E a câmera do Plus tem um sistema de estabilização ótica, enquanto no 6 essa estabilização é digital.

    recentes

    populares

    • Carol
      2014-09-24T08:54:13  

      carol para de falar besteira, vendi o meu s5 a preço de banana e depois disso comprei um note 4 que tenho aqui ainda e comprei um iphone 6 plus que é bom em tudo, camera bateria que dura o dia todo e jogando ou vendo videos e olha que a camera só tem 8 mpx.....aparenda mais ou tenha os aparelhos para pode falar algo certo ok, jogou titica no ventilador kkkkkkkk.

  • Paulo
    2015-08-29T08:52:12

    o dual é barato mesmo o dom quixote, todo dual é barato não sabe disso porque é inferior aos outros;....leia mais e procure saber na net ok.....nem de graça quero um dual de qualquer marca.

  • Miguel Junior
    2015-05-27T16:52:04

    Agora tem o HTC One M9 que ta feroz

  • Nemesis
    2014-09-27T05:50:41  

    O povo tem uma mania de não respeitar os gostos ou escolhas dos outros se forem diferentes da deles! Qual o problema se alguém prefere o Samsung, ou o Sony ou o iPhone?? Ou sempre usei o iPhone e não vejo problema algum nas pessoas q usam outras marcas! Vamos ser mais sensatos, pessoal! O mundo é livre! O q os outros escolhem não afeta em nada à vcs! Tirando as eleições q to vendo q vai dar a cangacera de novo! rsrs zuera... seria cômico se não fosse trágico! Abraços

    recentes

    populares

    • Nemesis
      2014-09-27T05:50:41  

      Falou tudo, cara. Fui procurar um celular realmente bom pra passar ao menos uns dois anos, pois troco de celular todo ano e só ouvi/li comentários negativos do iphone, procurei me informar melhor com pessoas que tem o celular, não pessoas que postam foto no espelho com o iphone e postam se achando os tais mas procurei me informar com pessoas sérias e todos falaram super bem do celular, sendo assim comprarei um iphone e tirarei minhas próprias conclusões.

  • Pedro Leonel
    2014-09-23T16:30:42  

    Uma coisa que me deixa muito chateado foi fato de cavaleiros do zodiaco não ter continuação depois de uma saga épica igual foi a de Hades

    recentes

    populares

    • Pedro Leonel
      2014-09-23T16:30:42  

      Pedro Leonel sobre a saga de Zeus vc tá mentindo, lamentavelmente, o Kurumada NUNCA fez essa saga e intermediação pra vc ler. Conversa fiado demais pra ganhar like hein,

    recentes

    populares

    • Pedro Leonel
      2014-09-23T16:30:42  

      Vcs vivem anime, é igual assistir Vingadores e achar q sabe tudo da Marvel sem nunca encostar um dedo na HQ. O produto do animé o mangá. CZ continua no Next Dimension.

  • Fernando Taytsohn
    2014-09-24T09:55:33  

    Julgar e dificil, se nos nao fazemos nem telefone de parede.kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Fernando Taytsohn
      2014-09-24T09:55:33  

      n sei como vc digita com casco

  • Taís Santos
    2014-12-01T10:56:15  

    Estou em duvida, de qual smatphone comprar, O xperia z3 ou o galaxy s5?? algum palpite?

    recentes

    populares

    • Taís Santos
      2014-12-01T10:56:15  

      Tais já tive os dois e posso dizer o seguinte: questão de estética o z3 é mais bonito, tecnologia prefiro o s5, teclado prefiro o s5 ele já vem com os números vc não precisa perder tempo, sobre o quisito prova d,agua o z3 é melhor vc pode realmente tomar banho mergulhar ele na agua que não vai ter problemas. Ai é realmente estudar o que vc precisa e escolher. Ah também no quisito preço o s5 ta mais barato no momento.

  • Wesley
    2014-12-11T00:34:56

    cara celular é igual qualquer outra coisa no mundo. nada é igual, cada um é cada um e pronto. Eu se pudesse teria uma coleção porque todos são diferentes não existe um melhor, sempre haverá algo melhor em um que não tem no outro e vice versa. já tive s5 , z3 e iphone todos ótimos, porém não tem melhor o que há são diferenças. Na real celular é igual mulher a mais gostosa tem que ser a sua.

  • Alexandre Lehrbach
    2014-12-05T08:57:31

    Tenho um Galaxy S5 e estou safisfeitíssimo..estava com i iphone 4.. é como sair de um fusca e sentar em uma BMW. quanto aos outros eu não posso dizer pq não conheço.

  • Caio Ferreira
    2014-11-03T23:15:45

    Claro, cada celular escolheu uma coisa pra desenvolver, como gosto de câmera e design fico com o Z3. Mas gosto é igual impressão digital kk.

  • Rodrigo Yuba
    2014-11-03T22:18:04

    Me desculpe a sinceridade, mas a proposta da matéria foi muito ruim. Como vocês podem colocar no tema uma pergunta e não respondê-la?

  • Vanderley Malheiros
    2014-09-29T15:55:35  

    HTC tem hoje o melhor Smartphone do mundo.

    recentes

    populares

    • Vanderley Malheiros
      2014-09-29T15:55:35  

      Htc One M8 já tive IPhone4s 64g, já tive Galaxy S4 e agora tenho um M8....é de longe muito melhor que os demais.

  • Cuca Beludo
    2014-09-23T20:27:12  

    IPHONE É PRA QUEM PODE, QUEM NÃO PODE COMPRA ANDROID...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-09-23T20:27:12  

      meu querido eu posso e não quero essa porcaria não , tenho meu Note 4 i e 10000 vezes superior que essa porcaria ai!

  • Italo Arantes
    2014-10-03T09:11:49

    Eu tenho um Iphone 5, curto dms ele, nunca deu problema, rapido, vastos apps, camera boa e alem de bonito!, a unica vez q travou foi quando me mandaram um código besta no whatsapp. Não troco apple por nada, mas o iphone 6 por enquanto não compro, muito fraco na minha opinião

  • Thiago Freitas
    2014-09-24T10:58:46  

    Saí do iphone 4s e estava na duvida entre o 5s e o xperia Z1. Pelas especificações e preço fiquei com o xperia. Ele é muito bom, camera boa, rapido nos comandos, MAS A CÂMERA TRAVA TODA HORA E AS VEZES TRAVA COM USO DE APLICATIVOS. Esse cel não tem o direito de travar. Portanto, no próximo to voltando pra Apple!!

    recentes

    populares

    • Thiago Freitas
      2014-09-24T10:58:46  

      Então você só pode estar usando ele de forma, porque eu tenho o Z1 e a cada dia que passa eu me surpreendo mais com a estabilidade com que ele roda os aplicativos pesados que eu mesmo nunca acreditei que o Android seria capaz de fazer algum dia (em minha primeira passagem pelo Android anos atrás gostei da usabilidade do sistema e dos aplicativos, mas o desempenho dos celulares era sofrível, então parti para o Lumia 620, em que pese a falta de apps foi um dos melhores celulares que já tive, de forma que tive medo de não me readaptar ao Android

    recentes

    populares

    • Thiago Freitas
      2014-09-24T10:58:46  

      Diego Mariano vc fez o root do seu? pode ser isso.. instalei meia duzia de aplicativo e ja echeu meu cel porque nao salva app no SD

  • Jessica Carvalho
    2014-09-23T16:27:46

    Achei o novo Moto X R$ 1420 no bezoo . com . br e no site tem um histórico de preço diferenciado que mostra todas as alterações de preços das lojas, inclusive com fotos das alterações.

  • Junior Jr
    2014-09-23T16:55:29  

    Cara, só quem já teve um WP sabe a porcaria que é a loja deles. Um bando de apps de procedência duvidosa e que se passam por oficiais. Não adianta querer brigar por hardware (desconsiderando câmera) se o que vc usa mesmo é software, e o Iphone é o melhor nesse ponto. Muito Android tem N Gb a mais de memória, processador, etc., mas é pior em desempenho (leia desempenho acumulado ao longo de anos). E aí, do que adianta Lumia, S4, G2?

    recentes

    populares

    • Junior Jr
      2014-09-23T16:55:29  

      Junior, o fato é que você parece não querer admitir que o problema não está no SO Android, mas sim nas modificações que os fabricantes fazem nele. Já tive S1 e S3 e hj tenho um Moto X. Não há comparação na experiência que o Moto X proporciona em relação aos Samsung. A Samsung detona o SO!! Também não entendi esse seu comentário com relação aos appz na loja. Existe muito lixo na loja da google, assim como na Apple Store tb. Este último tem menos, é verdade. Já tive iPhone então posso falar. Entretanto, cabe ao usuário filtrar aquilo que ele instala no seu smart a fim de evitar problemas.

    recentes

    populares

    • Junior Jr
      2014-09-23T16:55:29  

      Junior Jr, você foi 99% coerente no que teclou acima. Só faço um complemento: Windows Phone para uso profissional é o melhor do mercado. Por exemplo: hoje, para uso exclusivamente profissional, eu usaria um Lumia 1520. E de quebra ainda ganharia uma câmera excelente. Eu uso um iPhone 5s mas, assim que eu puder, irei comprar o Lumia 1520 para uso profissional.

  • Alisson Santos
    2014-09-27T22:21:16

    O LG G3 teve uma diminuída forte no preço, comprei o meu essa semana por R$ 1499,00, R$ 1000,00 a menos do que a Apple cobra num iPhone da geração passada. Lumia 930 e Galaxy S5 também estão com preços melhores.

  • Joe Max
    2014-09-24T17:03:40

    Se já não bastasse a tragédia toda do aparelho em si, agora até o sistema bugou! Lançaram a versão de atualização 8.0.1 para corrigir bugs e já tiraram do ar porque apareceram outros....

  • Joe Max
    2014-09-24T14:37:22

    iTorto 6

  • Vanderley Malheiros
    2014-09-24T11:58:04

    Já tive minha experiência com iphone 4 e 4s, agora estou muito bem de android, dai vem os fãnboy da Apple e fala que o android é instável, como se travasse o tempo todo, ainda prefiro uns sistema que trava de vez em quando, do um aparelho que pra mim não tem serventia nenhuma e te deixa na mão quando vc precisa.

  • Renan Souza
    2014-09-24T11:35:54

    Pelo que se paga em um Iphone, dá pra comprar qualquer top que é muito superior. Galaxy Note 4, Moto X, S5, Z3 e G3. Então, só brasileiro tem essa mania besta de achar que o mais caro é melhor..kkk

  • Ricardo Lessa
    2014-09-24T11:33:47

    Celular que entorta no bolso, não!!!!!!!!!!!!

  • Lula Molusco
    2014-09-23T17:07:18  

    CADA UM COMPRA O APARELHO DE ACORDO COM SEU USO. -----------QUEM GOSTA DE BELEZA, COMPRA (LG), ---QUEM SÓ USA PRA LIGAR E TIRAR FOTO, COMPRA NOKIA E BLACKBERRY. ---------QUEM GOSTA DE USAR APLICATIVOS E JOGOS COMPRA SAMSUNG. -----QUEM GOSTA DE OUVIR (FUNK OSTENTAÇÃO) E SE EZIBIR NA FAVELA COMPRA IPHONE PRA FINGIR QUE TEM DINHEIRO.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-23T17:07:18  

      Show!!!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco