Tablet

28/09/2014 08h55 - Atualizado em 28/09/2014 08h55

iPhone 6 Plus contra todos: qual o melhor foblet do mercado?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 6 Plus marca a estreia da Apple no mercado de foblets, os celulares gigantes. O aparelho, que já foi envolvido em polêmica por "amassar" com facilidade, possui especificações muito avançadas, mas será que é capaz de bater rivais como o Galaxy Note 4, Lumia 1520, LG G Pro 2 e Xperia Z Ultra? Confira um comparativo entre os aparelhos “avantajados”.

Após anúncio do iPhone 6, preços dos smarts da Apple despencam no Brasil

iPhone 6 e iPhone 6 Plus com tamanhos de tela diferentes (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: iPhone 6 e iPhone 6 Plus com tamanhos de tela diferentes (Foto: Divulgação/Apple))iPhone 6 Plus, à direita, é o flobet da Apple. Será que ele bate os outros aparelhos de tela gigante (Foto: Divulgação/Apple)


Dimensões

Como é fácil observar, um foblet dificilmente oferecerá a portabilidade de um smartphone comum, já que a tela gigante faz com que o dispositivo tenha um corpo maior. Entretanto, detalhes como a espessura podem amenizar bastante essa questão, especialmente ao colocá-los no bolso. Neste quesito, o Xperia Z Ultra leva uma larga vantagem com 6,5 milímetros, seguido pelos 7,1 mm do iPhone 6 Plus e os 8,3 mm do LG G Pro 2. Completam a ordem o Galaxy Note 4, com 8,5 mm, e o Lumia 1520, com 8,7 mm.

Sony Xperia Z Ultra (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Xperia Z Ultra é um celular gigante da Sony mas com espessura bastante reduzida (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Outro fator que pode fazer diferença é o peso do telefone, já que um longo período com smartphone pesado tende a ser tornar desconfortável. Neste ponto, o iPhone 6 Plus e o G Pro 2 empatam com 172 gramas cada, mas o telefone da LG leva ligeira vantagem por ter uma tela maior do que a do oponente. O Galaxy Note 4 aparece em terceiro com 176 g, seguido pelo Lumia 1520 (209 g) e o Xperia Z Ultra (212 g).

Tela

Galaxy Note 4 possui uma tela com resolução QHD e a famosa caneta S Pen (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 possui tela com resolução QHD e a famosa caneta S Pen (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Uma das principais novidades do iPhone 6 Plus, a tela de retina gigante de 5,5 polegadas chega com resolução Full HD (1080p) e densidade de 401 ppi. Entretanto, ela não é páreo para o display quad HD (1440p) de 5,7 polegadas do Galaxy Note 4, que tem 515 ppi. O Lumia 1520 e o LG G Pro 2 aparecem empatados com 367 ppi, mas o aparelho da Microsoft conta com uma tela com 6 polegadas e o da LG tem 5,9. Por último, aparece o Xperia Z Ultra com a maior das telas, 6,4 polegadas, mas densidade de 344 ppi.

Configurações

As configurações são um ponto delicado de ser analisado, já que deve ser levado em conta os requisitos demandados por cada sistema operacional. O iPhone 6 Plus, por exemplo, chega com um processador dual-core Apple A8 de 1,4 GHz e 2 GB de RAM, o que deve ser suficiente para rodar o iOS 8. Já o Lumia 1520 possui um processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz e 2 GB de RAM, o que também promete atender bem o Windows Phone 8.

Modos de câmera do LG G Pro 2 oferecem muitas opções ao usuário (Foto: Allan Melo / TechTudo)LG G Pro 2 conta com processador Snapdragon 800 e outras configurações poderosas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Já entre os aparelhos Android, a diferença chega a ser um pouco maior. O Galaxy Note 4, por exemplo, larga na frente por trazer o recém-chegado Snapdragon 805 e 3 GB de memória RAM. Já o G Pro 2 e o Xperia Z Ultra possuem um processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHZ, mas o telefone da LG ganha por oferecer 3 GB de memória RAM, enquanto o da Sony tem apenas 2 GB.

Outro ponto a ser observado nas configurações é a quantidade de armazenamento interno e externo disponíveis para cada aparelho. O iPhone é aquele que tem maior capacidade de armazenamento interno, com opções de 16, 64 e 128 GB, sem entrada para cartão. O Galaxy Note 4 é o que pode ter mais espaço somado, já que possui 32 GB interno e aceita até 128 GB. Enquanto isso, o G Pro 2 tem opções de 16 e 32 GB, com expansão de 64 GB, e o Lumia conta com 32 GB internos e aceita 64 GB. O Xperia Z Ultra fica na última posição, com apenas 16 GB de armazenamento do próprio celular e 64 GB por cartão microSD.

Câmera

Embora não seja o principal foco dos foblets, uma boa câmera sempre conta a favor dos aparelhos. Nesse aspecto, é o Lumia 1520 que mais aposta no componente, com 20 megapixels, tecnologia PureView, estabilização óptica, gravação de áudio em alta resolução, vídeo em Full HD (1080p) e flash LED Duplo. Já o Galaxy Note 4 traz uma câmera traseira com 16 MP com estabilização óptica, gravação em 4K (2160p), Flash LED e câmera frontal com função Wide Selfie, que tira autorretratos em grandes ângulos.

Tela do Lumia 1520 tem resolução Full HD (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Lumia 1520 tem câmera de 20 megapixels com Flash LED e estabilização óptica (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


O LG G Pro 2 aparece logo atrás com uma câmera de 13 megapixels com estabilização óptica, vídeos em 4K e flash LED. Apesar do esforço da Apple, o iPhone 6 Plus aparece em penúltimo com apenas 8 megapixels com Flash Dual LED, estabilização óptica de imagens e gravação em Full HD (1080p) ou HD em câmera lenta. O Xperia Z Ultra chega na lanterninha com os mesmos 8 megapixels, mas uma câmera sem flash e sem estabilização.

Sistema operacional

O iPhone 6 Plus marca a chegada do iOS ao mercado de foblets, embora traga as mesmas funções do modelo menor. A plataforma da Apple tem como ponto forte o bom funcionamento e a qualidade de sua vasta loja de aplicativos App Store. No entanto, os usuários do sistema devem lidar com as barreiras impostas pela Apple, que têm até sido diminuídas nos últimos anos.

iPhone 6 Plus marca a entrada da Apple e do iOS no mercado de foblets (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6 Plus marca a entrada da Apple e do iOS no mercado de foblets (Foto: Divulgação/Apple)

O Android, por outro lado, é o mais versátil de todos e o que mais apresenta diferenças entre os seus modelos. O sistema do Google tem como ponto forte a possibilidade de personalização e a loja de aplicativo Play Store. Entretanto, os usuários da plataforma tendem a lidar mais com instabilidades e estão mais suscetíveis a ataques virtuais, devido a grande quantidade de malwares no sistema.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

O Windows Phone do Lumia 1520 chega como uma terceira via, apostando na personalização e na integração com os produtos da Microsoft. O sistema tem como ponto forte a fluidez e a integração com o Office, OneDrive e alguns aplicativos da Nokia. Por outro lado, os usuários terão que lidar com uma loja de aplicativos inferior as demais.

Diferenciais

Nesse quesito, o Galaxy Note 4 aparece com larga vantagem graças a sua canetinha S Pen, capaz de fazer muitas tarefas, como desenhos na tela, recorte de páginas e operar como um mouse. Já o iPhone 6 Plus conta com o leitor de digitais Touch ID e os serviços da Apple, como o iTunes. O G Pro 2 aposta na segurança do usuário através do Knock Code e traz botões traseiros para melhorar a pegada do usuário.

Galaxy Note 4 conta com a caneta S Pen e capinhas interativas como diferenciais (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy Note 4 conta com a caneta S Pen e capinhas interativas como diferenciais (Foto: Divulgação/Samsung)

O Lumia 1520, por sua vez, aposta nos recursos de fotografias da Nokia, como os aplicativos Nokia Camera e Storyteller, além dos apps de produtividade da Microsoft. Já o Xperia Z Ultra conta com os recursos da Sony, embora nenhum seja específico para a telefone de 6,4 polegadas.

Bateria

Quando o assunto é a duração de bateria, o Lumia 1520 aparece na frente dos demais, equipado com 3.400 mAh e uma duração estimada em 25 horas. O iPhone aparece logo depois, com 24 horas de autonomia, seguido pelas 16h do Xperia Z Ultra e seus 3.050 mAh. Já o G Pro 2 tem um componente de 3.200 mAh e sua duração é estimada em 15h. O Galaxy S5 teve apenas os 3.200 mAh de bateria divulgadas, sem estimativas sobre sua economia.

Lumia 1520 rodando Windows Phone 8 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Bateria do Lumia 1520 promete durar 25 horas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Preço

Dos foblets apresentados, apenas o Lumia 1520 e o Xperia Z Ultra estão disponíveis no Brasil. O foblet da Microsoft pode ser encontrado por um valor de R$ 2.100, enquanto o da Sony chega bem abaixo disso: cerca de R$ 1.400. O iPhone 6 Plus e o Note 4 foram apresentados este mês e devem chegar em breve ao país. Já o LG G Pro 2 foi lançado em fevereiro, mas até agora não foi apareceu por aqui.

Conclusão

Ainda é preciso esperar o iPhone 6 Plus chegar às lojas para dar um veredito final sobre a investida da Apple nos foblets. No entanto, é difícil superar a experiência do Galaxy Note 4 e sua caneta S Pen. Já o Lumia 1520 segue na direção de quem está mais focado em produtividade do que em diversão e quer experimentar o Windows Phone.

iPhone 6 Plus traz configurações e recursos poderosos, mas ainda precisa ser testado (Foto: Divulgação/Apple)iPhone 6 Plus traz configurações e recursos poderosos, mas ainda precisa ser testado (Foto: Divulgação/Apple)

LG G Pro 2 e Xperia Z Ultra aparecem com poderosas configurações, mas sem funções matadoras que atraiam os usuários. De qualquer forma, o melhor a se fazer é pesquisar todas as funcionalidades e ver aquele aparelho que mais se encaixa ao seu perfil e às suas expectativas.