Tablet

22/09/2014 06h30 - Atualizado em 22/09/2014 15h00

iPhone 6 Plus ou Galaxy Note 4: confira o comparativo de celular da semana

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Apple se rendeu às telas grandes e lançou o esperado iPhone 6 Plus, com um display de 5,5 polegadas. Apresentado alguns dias antes pela Samsung, o Galaxy Note 4 tem um visor um pouco maior, com 5,7 polegadas. Confira essas e outras diferenças entre os dois aparelhos e decida qual o melhor no comparativo feito pelo TechTudo.

iPhone 6 ou Galaxy S5? Veja o comparativo de celular

iPhone 6 Plus ou Galaxy Note 4? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 6 Plus ou Galaxy Note 4? Quem vence a batalha? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Note 4

O iPhone 6 Plus segue a linha do iPhone 5S, com dois processadores, o A8 para as principais funções e o coprocessador M8 para monitoração de movimentos. Segundo a Apple, é o iPhone mais rápido até hoje, com 25% mais velocidade e 50% melhor desempenho gráfico. Até agora não há detalhes de memória RAM e das capacidades do processador, só se sabe que será 64-bit e rodará o iOS 8.

Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Note 4 tem ótimo desempenho (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

O Galaxy Note 4, por sua vez, já tem as suas especificações reveladas: processador Qualcomm Snapdragon 805 de 2,7 GHz, GPU Adreno 420 e 3 GB de RAM. Há ainda uma versão variante, com processador octa-core que conta com dois quad-core, um de 1,3 GHz e outro de 1,9 GHz.

Sua bateria é de 3.220 mAh, permitindo 12 horas de acesso à Internet. Já a Apple não revelou a bateria do iPhone 6 Plus. Na memória interna, vantagem do Note 4. Ele tem versões de 32 GB ou 64 GB, ambas com slot para cartões de até 128 GB. O iPhone 6 Plus tem versões de 16 GB, 64 GB e 128 GB, mas não possui entrada microSD.

Já que a Apple ainda não divulgou todas as especificações, especula-se que o iPhone 6 Plus tem um processador menos potente e menos memória RAM que o Note 4, apenas 1 GB. Mesmo assim ele não vai ter um desempenho necessariamente pior. Tudo depende de como os recursos são utilizados e da relação entre eles e o sistema. No papel, no entanto, o Note 4 impressiona mais.

Sistema operacional: Empate

A questão de disputa dos sistemas operacionais ainda está um pouco obscura, porque não se sabe como será a performance do iOS 8. No entanto, iOS e Android podem ser sistemas considerados equivalentes, com cada um tendo seus pontos fortes e fracos. Tanto iPhone 6 Plus como Galaxy Note 4 irão tirar o máximo de suas plataformas, e os usuários só precisam escolher de qual gostam mais.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 tem como sistema operacional o Android 4.4 KitKat (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

No iOS 8, por exemplo, a Apple lançou um novo modo paisagem para facilitar o conteúdo que for visto na horizontal na sua tela grande. A Samsung, por outro lado, aposta muito no multitarefas, divisões de tela em mais de um app, além da melhoria da caneta stylus S-Pen, um grande diferencial.

Os dois celulares também têm foco na saúde, com sensores capazes de coletar várias informações biológicas dos usuários. Ambos também têm sensor de digitais, permitem pagamentos via NFC, têm conectividades Bluetooth, 4G e WiFi e possuem vários apps pré-instalados por suas fabricantes.

Design e dimensões: iPhone 6 Plus

Medindo 158.1mm x 77.8mm x 7.1 mm e pesando 172g, o iPhone 6 Plus é mais fino e mais leve do que o Galaxy Note 4, que tem 153.5 x 78.6 x 8.5 mm e 176g. Mas ambos são bem portáteis levando-se em consideração os hardwares avançados e o acabamento feito em metal. E eles mantêm os conceitos visuais de seus antecessores.

Novo iPhone tem belo visual (Foto: Divulgação/Apple)Novo iPhone tem belo visual (Foto: Divulgação/Apple)

O Note 4 não possui resistência à água como o irmão Galaxy S5, mas também conta com uma ferramenta de monitorar batimentos cardíacos. Ele tem mais cores para que consumidores escolham: preta, branca, dourada e rosa, enquanto o iPhone mantém as opções prata, dourada e cinza.

No entanto, visualmente, o iPhone 6 Plus ainda tem um toque mais refinado, o corpo acaba chamando mais a atenção, e como tem dimensões mais finas, é quem leva vantagem na comparação. Mesmo assim o Note 4, assim como o Galaxy S5, já tem provas de grande evolução da Samsung neste aspecto.

Display: Note 4

A diferença nas telas dos aparelhos é enorme. O Galaxy Note 4 é bastante superior. Seu tamanho é só um pouco maior, 5,7 polegadas, mas sua qualidade se destaca com uma resolução quad-HD de 2560 x 1440 pixels (515ppi). O iPhone 6 Plus, por sua vez, com a tela de 5,5 polegadas, tem apenas 1920 x 1080 pixels (401ppi).

Tela do iPhone 6 Plus não é melhor do que a do Note 4 (Foto: Divulgação/Apple)Tela do iPhone 6 Plus não é melhor do que a do Note 4 (Foto: Divulgação/Apple)

A Samsung usa tecnologia Super AMOLED, enquanto a Apple fica no LCD. O modelo da Maçã é bem melhor do que o anterior, com 185% mais pixels do que o iPhone 5S, mas a melhoria não é o bastante para bater de frente com o Note 4, que tem 45% a mais. Sendo assim, ponto positivo para a Samsung.

Câmeras: Note 4

Os dois aparelhos têm câmeras que vão satisfazer os usuários. Porém os recursos que o Note 4 oferece são mais vastos do que os do iPhone 6 Plus. Não somente porque tem mais megapixels, com 16 contra 8 do rival, mas também porque tem funções como Dual Photo, gravação de vídeos em 4K e controle mais livre das características de disparo.

Note 4 tem mais recursos de vídeo e fotos (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Note 4 tem mais recursos de vídeo e fotos (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Na câmera frontal, o Note 4 também é superior, com 3,7 megapixels contra 1,2 do iPhone, cujas grandes modificações na máquina fotográfica são melhorias na gravação de vídeos com qualidade Full HD e opção de gravar vídeos em câmera lenta com até 240 fps. Ainda há estabilização ótica para captura de imagens.

Na verdade, nenhum dos dois é muito inovador na fotografia, pois utilizam, basicamente, os mesmos sensores integrados no Galaxy S5 e no iPhone 5S, com somente algumas melhorias.

Preço e disponibilidade: Empate

Nenhum deles ainda está disponível no Brasil, e quando forem lançados, provavelmente, vão ter o mesmo preço e a mesma distribuição. Resta saber qual vai chegar primeiro.

Conclusão: Note 4

Entre a Apple e a Samsung, qual é a melhor? Comente no Fórum do TechTudo

A Samsung, pelo visto, vai passar mais uma temporada como líder absoluta no mercado de foblets. O iPhone 6 Plus chega bem, com especificações interessantes, ótimo visual, além da chancela da Apple, que por si só é um atrativo para muita gente. Mas isso não é suficiente para rivalizar com o Note 4.

Se o Note 3 já era bom, o Note 4 é  excelente.Tem diferenciais importantes, como a sua caneta stylus integrada e as melhores características de hardware. Por isso, caso ambos sejam lançados na mesma época e fiquem mesmo em uma faixa de preço similar, vale a pena comprar o gadget da Samsung. 

Tabela comparativa de especificações entre iPhone 6 Plus e Galaxy Note 4 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa de especificações entre iPhone 6 Plus e Galaxy Note 4 (Foto: Arte/TechTudo)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael Moura
    2014-09-22T14:51:03  

    Fui nessa onda de consultar esse comparativo quando fui trocar meu iphone 5 por um galaxy s5 e me ferrei... o galaxy eh mt lento... quando preciso da camera com urgencia ja era... a oportunidade passou pq soh pra abrir a camera demora quase 5 segundos!!!

    recentes

    populares

    • Raphael Moura
      2014-09-22T14:51:03  

      Sorte sua que ainda não levou numa assistência técnica autorizada, aí sim você vai ver o que é dor de cabeça! não resolvem o problema, cobram caro, tratam mal...

  • Ramon Machado
    2015-05-12T23:54:37

    Indubitavelmente, a Apple é uma grande empresa que,revolucionou o mundo tecnológico.Graças a Esteve Paul Jobs,ele nunca quis fazer algo melhor que os outros,e sim diferentes que, deixasse sua marca no mundo.E com toda certeza ele deixou.O lema da Apple é:Inclusão inspira inovação.Já diz tudo.A Apple é única e seus aparelhos são de uma qualidade excepcional.

  • Ademir Silva
    2014-10-13T08:33:38  

    Para quem já esta acostumado com o mundo APPLE, não precisa de comparativos, pois a confiança e 100% nos produtos . Agora nas outras marcas precisam sim de comparativos pois são peças descartáveis que em pouco tempo se depreciam. Eu tenho MAC e WIN, preciso dos dois para SOBREVIVER, CADA um no seu quadrado.

    recentes

    populares

    • Ademir Silva
      2014-10-13T08:33:38  

      Troquei o iPhone 4S pelo Note 4 e estou achando excelente. Esse negócio de que não precisa de comparativo é coisa de preguiço. Tem preguiça de aprender a usar outro celular.

    recentes

    populares

    • Ademir Silva
      2014-10-13T08:33:38  

      e maria vai com as outras ainda mais quem sabe que um bom processador e uma boa placa de video sai mais barato que o ira dinheiro de trouxa

  • João Cascaes
    2014-12-02T10:22:29  

    Esqueceu de mencionar o que para mim é um dos pontos mais importantes e que me afastaram definitivamente dos produtos da Samsung. Durabilidade e assistência técnica. Já tive aparelhos das duas marcas, e de longe, considerando também os aparelhos de amigos e conhecidos meus, o Samsung apresentava muito mais defeitos. Mas o pior, a assistência técnica HORRÍVEL em Curitiba. Só tive problemas e dores de cabeça. Além dos altos preços (troca de tela do s3 custava mais de 600 reais). Imagino que não seja exclusividade de Curitiba. Esses pontos também devem ser considerados.

    recentes

    populares

    • João Cascaes
      2014-12-02T10:22:29  

      Durabilidade? Vamos lá parceiro. Tenho um Galaxy S3 desde Dezembro de 2012, meu celular caiu pela primeira vez esse ano, quase dois anos depois. Meu celular nunca estragou nada, nunca precisei levar na assistência técnica. To quase trocando de celular e meu Galaxy tá zero bala

    recentes

    populares

    • João Cascaes
      2014-12-02T10:22:29  

      e que ele comprou um pocket

  • Danilo Santos
    2014-09-22T13:48:02  

    IPHO É IPHONE E PONTO FINAL, O STATUS É MUITO MAIOR

    recentes

    populares

    • Danilo Santos
      2014-09-22T13:48:02  

      V1D4 L0k4 o$tenta$aum

    recentes

    populares

    • Danilo Santos
      2014-09-22T13:48:02  

      O status?! hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha... o sujeito comprar um celularzinho de alumínio e 1 GB de RAM e já começa a achar que é o rei do camarote.

  • Carlos Silva
    2015-01-31T14:04:52

    todos são bons mas fico com o iphone 6 plus sem dor de cabeça pra mi sem comparação iphone e marca o resto e lixo

  • Pedro Meirelles
    2014-09-28T15:18:28

    Eu vou desconsiderar o título da matéria.Não há comparação.Quanto as manifestações,lembram as facções de torcidas organizadas de futebol.Cada um torcendo ,de modo irracional,para os seu clubinho de preferência.Pura bobagem !

  • Eduardo Costa
    2014-09-23T13:23:38  

    Isso não é um comparativo decente. Façam melhor da próxima vez.

    recentes

    populares

    • Eduardo Costa
      2014-09-23T13:23:38  

      Pra fazer um comparativo decente precisariam de dois aparelhos equivalentes. Não é o caso.

  • Ruy Coelho
    2014-09-23T23:17:44

    Se ficar na duvida de qual eo melhor e so comprar os dois duas linhas contrato de dois anos na verizon sai por 600 dolares os dois

  • Gustavo Volpe
    2014-09-22T09:58:43  

    Até acho que o note 4 é mais poderoso e interessante. Mas esses comparativos sem nem ver os aparelhos ao vivo são de matar. Só que eles cumprem seu propósito, que é gerar briga de fanboys nos comentários e a gente poder dar risada.

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-09-22T09:58:43  

      Assim que lançou o Iphone 6 eles foram testar no exterior, se não me engano!

    recentes

    populares

    • Gustavo Volpe
      2014-09-22T09:58:43  

      Foram sim. Testaram por 10 minutos no balcão expositor. Aí chegam aqui e fazem um comparativo super embasado, baseado em 10 minutos de uso de um aparelho, contra outro que nunca usaram... hahahahahahahahaha. Sério, comparem aparelhos que tem em mãos ou que as empresas enviam pra testes e comparativos, não esses "comparativos" genéricos, que basta ir no tudo celular e comparar... um comparativo tem que ser testando os "rivais" lado a lado, com jogos, apps, desempenho de uso...

  • Sidney Barra
    2014-09-22T16:21:12

    Vocês estão comparando só hardware. E o sistema? É querer comparar um PC com Windows com um Mac. Um Mac velha quarda roda mais estável que qualquer PC novo com Windows. COm o Android é a mesma coisa. Tem que ver um hardware sempre mais potente para poder ter uma usa usabilidade boa.

  • Pedro
    2014-09-22T15:41:20

    Cabem no bolso da calça? Não, o vencedor pra mim então é nenhum dos dois... Campanha pela volta dos celulares que cabem no bolso...

  • Leonardo Bastos
    2014-09-22T09:23:52

    E a Samsung não para de estuprar a Apple e os fanboys! kkkkk

  • Cleverson Luiz
    2014-09-22T15:06:29

    Sistema Operacional = EMPATE... Dá pra ver que são uns fanboys só por essa asneira... iOS >>>>>>>>>> Android

  • Rodrigo Pontes
    2014-09-22T13:48:43  

    AlineJesus=Sou jornalista por vocação,técnica em eletrônica/telecomunicações porformação. Ainda bem que o jornalismo não é a formação, pois seria uma vergonha para a faculdade na qual teria se formado. Em que mundo essa matéria é considerada de publicação? Se ela estivesse com ambos os aparelhos em mão ai sim poderia falar por experiência e não especulações e meio fatos. Os fanboys defendem como se estivessem ganhando por isso, a melhor defesa é passar a utilizar a tecnologia (se seu bolso permitir lógico, caso contrário defender o que não tem condições de ter é tão ridículo como esta matéria)

    recentes

    populares

    • Rodrigo Pontes
      2014-09-22T13:48:43  

      Exatamente... O Techtudo tem o péssimo hábito de fazer comparativos sem ter os aparelhos em mãos, o que se torna apenas um jogo de opiniões...

  • Alessandro Mesquita
    2014-09-22T14:54:32

    Ops, mais uma área onde a Samsung vai perder feio... Agora só falta a Apple fabricar iPhones baratinhos... Só que não... rs

  • Jose Junior
    2014-09-22T14:37:28

    As vezes perco o meu tempo lendo esses reviews só pra ver como é uma opinião de um leigo, daqueles que pegam as specs dos dois aparelhos e fica comparando, felizmente existem outros canais mais elaborados que não se baseiam em numeros crus, de nada adianta ter um monte de MPs se o sensor é pequeno, tenho um Gnote 3 e um 5S apesar do Gnote ter muito mais números de nucleos, memoria ram, e MPs no uso o 5S consegue entregar muito mais agilidade, a camera tem resultado MUITO mais satisfatorio com pouca luz que é onde se vê a competência, fora que os apps para iOS são muito mais bem elaborados

  • Cristovão Duarte
    2014-09-22T12:30:26  

    Definitivamente não sou Fanboy de Iphone (nunca tive um), mas duvido e muito que o Galaxy seja melhor que o Iphone. O problema nessas comparações é que quem as fazem não fazem como deveriam ser, com testes de fato, na prática...eles apenas pegam os números tipo quantos núcleos tem o processador, qual é a frequência do mesmo, quanto tem de Ram e fazem a comparação...

    recentes

    populares

    • Cristovão Duarte
      2014-09-22T12:30:26  

      existem sim testes "na prática" é só deixar de ser acomodado e procurar, e sim, galaxy é melhor, e sim, android é melhor, ios tem taxas maiores de "travadas" bjaum, leigo.

  • Douglas Moura
    2014-09-22T13:40:53

    Iphone ta perdendo ate pra Sony faz tempo kkk

  • Luciano Rocha
    2014-09-22T13:01:34  

    Estes comparativos "á lá Chico Chavier" são uma piada! Como avaliar um aparelho sem nem ao menos tê-lo em mãos? Por dados? Isso só serve apra causar polêmica para deixar os fanboys enlouquecidos! Não quero defender "A ou B", mas apenas no quesito resolução da tela o Note ganha. No resto, todos nós conhecemos a Samsung (só fabrica televisão) e suas customizações do Android! O iPhone com muito menos hardware apresenta mais fluidez no software, melhor acabamento/design, o que lhe credenciam a ser o "objeto de desejo" de todos! Já o Galaxy.

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2014-09-22T13:01:34  

      Concordo plenamente com vc! Vc clica num icone no galaxy para abrir, ele demora uns 2 ou 3 segundos, no iphone, mesmo nos anteriores ao 5, abre na MESMA HORA! É como você disse, em mãos, USANDO e comparando, o Iphone arrebenta com qualquer outro.

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2014-09-22T13:01:34  

      kkkk nao vai defender "A ou B" ? kkkkk

  • Jessica Carvalho
    2014-09-22T13:20:50

    Pessoal, achei um site que mostra todas mudanças de preços das lojas, no histórico você vê fotos das alterações e tudo mais, ideal para o blackfriday e outras promoções duvidosas, tem livros, smartphone, eletro, games...no site bezoo . com . br

  • Carlos Junior
    2014-09-22T13:19:50

    LG G3 mandou um forte abraço!!!

  • Weber Duarte
    2014-09-22T13:15:49

    Pra variar mais uma vez nas enquetes do techtudo, os aparelhos da samsung ganham dos apple. como concluir se um aparelho e melhor que o outro sem saber todas as especificações do iphone 6 plus? para né! essa pagina aqui pra mim e patrocinada pela samsung pra vender seus aparelhos.

  • William Duarte
    2014-09-22T12:36:57

    Galaxy saiu na frente....Iphone 6 Plus ainda não tem no Brasil ou quem tem não vi comentários outra o Galaxy ja tem o relógio inteligente...a apple não vi...ele atualizou modo de saúde Ok...Apple o pedômetro tinha a linha e a pulseira... o mais proximo do relógio inteligente...mais aqui no Brasil ela não tem autorizada .....

  • Felipe Oliveira
    2014-09-22T10:54:03

    É bastante difícil realizar uma pesquisa como essa sem ter um conhecimento técnico básico, mas de antemão, posso comentar o seguinte: 1. Desempenho: não se calcula apenas comparando processador e memória ram. Tem que se tomar como ponto de partida o Sistema Operacional existente. Nem sempre poder de processamento se traduz em agilidade. 2. Câmera: Não se mede pela quantidade de MegaPixels e nem pela quantidade de recursos de sodtware. O que deve ser considerador, é o obturador e o sensor de imagem. 3. DImensões: tem de ser considerado o aproveitamento de tela e usabilidade da mesma.