Jogos simuladores

09/09/2014 07h05 - Atualizado em 22/03/2016 15h32

Jogos lançados para as duas gerações: veja as diferenças entre as versões

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O PlayStation 4 e Xbox One partilharam uma posição muito curiosa em seu primeiro ano de vida. Graças à grande popularidade da geração Xbox 360 e PlayStation 3, muitos jogos acabaram saindo para ambas as gerações. A maioria apresenta apenas diferenças estéticas, mas alguns deles têm detalhes extras e outros são até completamente diferentes. Confira uma lista dessas diferenças.

Jogos remasterizados para PS4 e Xbox One: quais valem a pena?

Todas as novidades de Fifa 14 foram exclusivas para o PlayStation 4 e Xbox One (Foto: Divulgação)Todas as novidades de Fifa 14 foram exclusivas para o PlayStation 4 e Xbox One (Foto: Divulgação)

Fifa 14

A Electronic Arts continua lançando sua série de futebol Fifa nos videogames da geração passada, mas desde Fifa 14 eles não são mais sua plataforma principal. A diferença entre Fifa 14 no PlayStation 4 e Xbox One em relação ao jogo no PlayStation 3 e Xbox 360 é gritante.

Todas as inovações e revoluções que a Electronic Arts está fazendo na série Fifa, como com o uso da nova engine Ignite, são exclusivos da nova geração. Jogadores do Xbox 360 e PlayStation 3 apenas recebem uma versão levemente melhorada dos títulos do ano passado, com atualizações. Em Fifa 15 não deve ser diferente.

Battlefield 4

Por muito tempo os videogames receberam uma versão básica da série Battlefield para computadores, que recebe esse nome justamente por trazer um grande campo de batalha para combates numerosos.

Apenas no PlayStation 4 e Xbox One o multiplayer de Battlefield 4 alcançou os PCs (Foto: gamespot.com)Apenas no PlayStation 4 e Xbox One o multiplayer de Battlefield 4 alcançou os PCs (Foto: Divulgação)

No Xbox 360 e PlayStation 3 apenas era possível ter 24 jogadores por partida, muito pouco comparado aos 64 do PC. Porém, no PlayStation 4 e Xbox One a série conseguiu alcançar esse patamar.

Watch Dogs

A diferença entre as versões de Watch Dogs é um pouco mais sutil do que a maioria dos jogadores pode perceber, mas ela afeta a experiência. A campanha é basicamente a mesma, porém ao andar pela Chicago da geração passada, a escala do jogo é diferente.

A Chicago de Watch Dogs é mais viva na nova geração (Foto: taringa.net)A Chicago de Watch Dogs é mais viva na nova geração (Foto: Divulgação)

Há menos pessoas nas ruas do que no PlayStation 4 e Xbox One e de uma forma isso torna sua jornada diferente, já que é possível obter dinheiro e histórias, no mínimo curiosas, a partir do contado com os transeuntes.

Thief

Thief parece estar em casa nos consoles da nova geração (Foto: gameinformer.com)Thief parece estar em casa nos consoles da nova geração (Foto: Divulgação)

De todos os jogos da lista, Thief é um dos poucos que não parece ter sido melhorado na nova geração, mas sim piorado na geração passada. A impressão é que o título já foi feito pensando no PlayStation 4, Xbox One e PCs potentes e depois de alguma forma precisou rodar nos consoles mais antigos e os gráficos tomaram um forte golpe nesse processo. Apesar disso, o game não fez muito sucesso.

Minecraft

A principal reclamação das versões para console de Minecraft, Xbox 360 Edition e PlayStation 3 Edition, é que os mundos são muito pequenos. Minecraft: PlayStation 4 Edition e Xbox One Edition resolveram isso com mundos mais de 30 vezes maiores e permitindo que jogadores enxerguem pelo menos 50% mais longe.

Minecraft no PlayStation 4 e Xbox One ganham mundos muito maiores (Foto: theepochtimes.com)Minecraft no PlayStation 4 e Xbox One ganham mundos muito maiores (Foto: Divulgação)

Além disso, nas versões para os consoles da nova geração é possível importar o mundo de Minecraft e o progresso feito na antiga geração de consoles. Assim, os jogadores podem continuar suas aventuras em espaços muito maiores. Vale a pena conferir!

Metro: Redux

Para todos que perderam Metro 2033 e Metro: Last Light, a coletãnea Metro Redux traz grandes melhorias (Foto: analogaddction.org)Para todos que perderam Metro 2033 e Metro: Last Light, a coletãnea Metro Redux traz grandes melhorias (Foto: Divulgação)

A coletânea que inclui os títulos Metro 2033 e Metro: The Last Light é uma ótima pedida para quem não os jogou originalmente e deseja experimentá-los em alta definição. Porém, mais do que gráficos melhores, a versão refeita de Metro 2033 introduziu várias novidades provenientes de Metro: Last Light, deixando o jogo muito mais completo e divertido. É outra adaptação que vale a pena conferir novamente!

Sniper Elite 3

Normalmente a melhoria de gráficos das versões dos jogos da geração anterior para a nova geração se trata apenas de uma vantagem estética, uma simples questão de colírio para os olhos.

Cada pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença em Sniper Elite 3 (Foto: wccftech.com)Cada pequeno detalhe pode fazer uma grande diferença em Sniper Elite 3 (Foto: Divulgação)

No entanto, em Sniper Elite 3, um jogo onde todo detalhe pode fazer diferença na sua sobrevivência, como enxergar mais longe, ver uma sombra mais detalhada ou ter um efeito melhor quando a luz do sol reflete na mira de um sniper inimigo, podem ser a diferença entre a vitória e a derrota.

Plants vs. Zombies: Garden Warfare

A única forma de jogar Plants vs. Zombies: Garden Warfare com um amigo do lado é no Xbox One e PlayStation 4 (Foto: youtube.com)A única forma de jogar Plants vs. Zombies: Garden Warfare com um amigo do lado é no Xbox One e PlayStation 4 (Foto: Divulgação)

O combate multiplayer das plantas armadas contra os mortos-vivos foi uma das maiores surpresas nesse final de geração. Graficamente não há tanta diferença entre as versões, porém se você quiser jogar em multiplayer com um amigo no sofá apenas o PlayStation 4 e Xbox One oferecem a opção de tela dividida. Se forem três amigos, também são as únicas versões que possuem o Boss Mode, onde um usuário usa um tablet para controlar a ação por uma visão aérea.

Murdered: Soul Suspect

As aventuras do detetive fantasma têm mais detalhes no PlayStation 4 e Xbox One (Foto: gamerdame.wordpress.com)As aventuras do detetive fantasma têm mais detalhes no PlayStation 4 e Xbox One (Foto: Divulgação)

Apesar de não alcançar as expectativas do público, Murdered: Soul Suspect não foi um jogo de todo mal e tem seus bons momentos. Uma coisa curiosa no entanto, é que apesar de a experiência em geral ser a mesma em todos os consoles, o jogo possui mais detalhes sobre cenas de crimes no PlayStation 4 e Xbox One, o que pode parecer pequeno, mas realmente adiciona bastante à atmosfera.

Forza Horizon 2

A maioria dos jogos que foram lançados para ambas as gerações eram apenas meras conversões de uma para a outra, mas esse não é o caso de Forza Horizon 2. Tratam-se de dois jogos diferentes, criados por dois estúdios diferentes, partindo de uma mesma base, mas cada qual com sua identidade. Obviamente a versão do Xbox One ficou com o pedaço maior da torta, com o sistema Drivatar.

Forza Horizon 2 é um outro jogo no Xbox One em relação ao Xbox 360, literalmente (Foto: gamedynamo.com)Forza Horizon 2 é um outro jogo no Xbox One em relação ao Xbox 360, literalmente (Foto: Divulgação)

Qual o melhor jogo de tiro? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Silva
    2014-09-29T17:17:31

    O mais visível na mudança é o Metro Redux

  • Wagner Felipe
    2014-09-09T17:20:35

    Cada plataforma tem suas vantagens, tem seus exclusivos, mas PC sempre terá gráficos melhores, porém num custo um pouco mais alto também.

  • Luiz Fernando
    2014-09-09T16:41:31

    Quem que compra um Playstation 4 para jogar Minecraft? É a mesma coisa que comprar uma TV 4K pra assistir filmes em 240p

  • Hugo Souza
    2014-09-09T11:25:11  

    Por isso que minha principal plataforma de jogo é o pc, nele eu jogo game de qualquer geração sem me preocupar com redução de qualidade grafica.

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2014-09-09T11:25:11  

      Aliás eu disse que a MINHA PRINICIPAL plataforma e não UNICA, MANEZÃO...

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2014-09-09T11:25:11  

      ROBERTO ALIÁS ME DIGA COMO É JOGAR A 720p E 30 FPS ?

  • Felipe Oliveira
    2014-09-09T15:00:51

    Eu quero comparação em gameplay, não imagens de Photoshop.