Internet

10/09/2014 15h19 - Atualizado em 10/09/2014 16h03

Lista vaza senhas de 5 milhões de contas Gmails e Google nega invasão

Karla Freire
por
Para o TechTudo

Cerca de cinco milhões de nomes de usuários do Gmail foram publicados em um fórum russo de Bitcoin, na última terça-feira (9). De acordo com o Google, a maioria das informações está ultrapassada, uma vez que muitas destas contas já foram suspensas há anos e algumas senhas vazadas são muito antigas. A gigante disse ainda que o vazamento não é resultado de nenhum tipo de falha de segurança.

Veja dez dicas para evitar problemas ao usar o Gmail

Gmail permite checar a atividade da conta (Arte/TechTudo) (Foto: Gmail permite checar a atividade da conta (Arte/TechTudo))Gmail diz que vazamento de senhas não é resultado de nenhum tipo de falha de segurança (Arte/TechTudo)

“A segurança das informações de nossos usuários é uma prioridade para nós. Não temos nenhuma evidência de que os nossos sistemas tenham sido comprometidos, mas sempre que tomamos consciência de que contas podem ter sido violadas, tomamos medidas para ajudar esses usuários a se protegerem”, alega.

Pouco tempo depois que as informações foram expostas, administradores do fórum apagaram as senhas do arquivo postado, deixando apenas os logins.

Como trocar o endereço de e-mail do Gmail? Veja no Fórum do TechTudo.

Além disso, tvskit – nome de usuário do autor do post – afirmou que 60% dos dados capturados eram válidos. O arquivo inclui, principalmente, contas americanas, espanholas e russas.

O fórum Bitcoin russo tem sido palco de vários grandes vazamentos ao longo dos últimos dias. Só nesta semana, 4.660.000 contas Mail.ru foram expostas. Nomes de usuários e senhas de 1,26 milhões de outras contas Yandex também foram publicados em um arquivo de texto.

Quase 5 milhões de contas e senhas do Gmail vazam (Reprodução/Daily Dot)Quase 5 milhões de contas e senhas do Gmail vazam (Reprodução/Daily Dot)

Descubra se sua conta foi incluída no arquivo

Se quiser verificar se sua conta foi parar no fórum russo, basta acessar (isleaked.com/en.php). Ao abrir, insira seu endereço de e-mail e clique em “Check it!”. Em caso negativo, uma mensagem em inglês dirá que sua conta provavelmente não foi exposta publicamente, mas o site recomenda trocar a senha do e-mail periodicamente. 

O que fazer para proteger minha conta?

Além da recomendada troca periódica da senha, o Google disponibiliza uma central de segurança que ensina os usuários a protegerem seus dispositivos contra malwares.

A gigante também recomenda a quem utiliza seus serviços habilitar a verificação em duas etapas. Com este procedimento, caso alguém descubra sua senha, ainda precisará saber o número de telefone para acessar a conta.

Via The Next Web e Daily Dot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares