Celular

07/09/2014 07h02 - Atualizado em 25/11/2015 09h51

Lumia 830, iPhone 5S ou Galaxy S5: qual é o melhor celular?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Lumia 830, anunciado na IFA 2014, é o mais novo top de linha com Windows Phone no mercado dos celulares. Mas será que o lançamento tem condições de “bater de frente” com o que existe de melhor atualmente? O Galaxy S5, top da Samsung com Android, e o iPhone 5S, com o iOS da Apple, são os rivais a serem enfrentados. Veja no comparativo Lumia 830 vs iPhone 5S vs Galaxy S5 quem se sai melhor. 

Lumia 830 e 'selfiephones' Lumia 730 e 735: destaques da Microsoft na IFA

Desempenho: Galaxy S5

O Lumia 830 tenta ser um “top de linha acessível” da Microsoft. Porém, para isso foi preciso comprometer o seu desempenho, tendo um processador quad-core Snapdragon 400 de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, com a entrada para cartões de memória de até 128 GB. Hardware modesto, acompanhado de bateria de 2.200 mAh e conectividades 4G, 3G, Wi-Fi, NFC e Bluetooth.

Lumia 830 tem visual bonito, mas hardware fraco (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Lumia 830 tem visual bonito, mas hardware fraco (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Mas não chega a ser tão diferente do iPhone 5S, que também tem 1 GB de RAM, memória interna de 16 GB, 32 GB ou 64 GB sem a expansão com microSD. A bateria é bem menos potente: 1560 mAh. Seu processador é um A7 de 64 bits.

O Galaxy S5, porém, é bem mais potente. O top conta com processador quad-core de 2,5 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de espaço expansível por cartão de memória de até 128 GB e bateria de 2800 mAh. Por isso, leva vantagem neste quesito do comparativo.

Dimensões: iPhone 5S

O corpo de alumínio do Lumia 830 dá a ele uma aparência premium parecida com a de seus rivais no comparativo, e seu corpo tem 139.4 x 70.7 x 8.5 mm. Bem “parrudo”, ele acaba sendo o mais pesado e grosso dos três. O iPhone 5S mede só 123.8 x 58.6 x 7.6 mm, com 112 gramas de peso. O S5 tem 142 x 72,5 x 8.1 mm, além de 145 gramas.

iPhone 5S tem melhores dimensões (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S tem melhores dimensões (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Display: Galaxy S5

A tela do Lumia 830 decepciona. Apesar de grande, não tem uma qualidade à altura. Tem 5 polegadas de tamanho, mas resolução de somente 720 x 1280 pixels (294 ppi). É muito menos do que os 1080 x 1920 pixels e 432 ppi do Galaxy S5, que tem a tela somente um pouco maior, com 5,1 polegadas.

S5 ganha a comparação em muitos pontos (Foto: Luciana Maline / TechTudo)S5 ganha a comparação em muitos pontos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Até o iPhone 5S, que é bem menor, com somente 4 polegadas, tem densidade de pixels por polegada maior, graças ao Retina Display. O 5S tem resolução de 640 x 1136 pixels e 326 ppi. Sendo assim, o vencedor da disputa em termos de tela é o top de linha da Samsung, deixando o novo Lumia em último lugar.

Câmeras: Galaxy S5

A série Lumia é famosa por sua qualidade na fotografia, e no Lumia 830 não é diferente. Ele tem só 10 megapixels (o que já é mais do que os 8 megapixels do iPhone 5S), mas conta com lentes Carl Zeiss e diversos recursos diferenciados, como um flash que tem opção de ser regulado após o clique pelo usuário, para melhorar a iluminação das fotos.

Modos de captura do Galaxy S5 estarão no Note 4 junto com quatro outras novidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Modos de captura do Galaxy S5 estarão no Note 4 junto com quatro outras novidades (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Câmera do Galaxy S5 é melhor que a do Lumia 830 e a do iPhone 5s (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Agora, contra o Galaxy S5 a disputa é mais complicada. Isso porque ele também tem vários recursos diferentes, como o Dual Shot, e ainda é resistente à água e poeira. Como o S5 tem uma câmera frontal melhor, com 2 megapixels contra 0.9 do Lumia e 1.2 do iPhone, mais um ponto para o Samsung.

Sistema operacional: Empate técnico

Todos têm as versões mais recentes de seus sistemas operacionais, então a escolha vai da preferência de cada um. Integração com Windows e serviços Microsoft, além de visual moderno com Live Tiles e uma plataforma ainda em expansão, Lumia. Mais segurança, a melhor loja virtual e integração com aparelhos Apple, iOS. Customização, com tudo o que o Google tem a oferecer, Android.

Preço e disponibilidade: Galaxy S5

O preço e a data de lançamento do Lumia 830 no Brasil ainda não foram divulgados. Por isso, ele perde neste quesito, mas a tendência é que ele seja mais barato do que S5, iPhone 5S e outros tops. Afinal, ele foi revelado com o apelo de mais econômico, durante a IFA 2014, na Alemanha.

SV e sensores adicionais (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Galaxy S5 está disponível em todo o Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Por enquanto, no Brasil, é mais em conta comprar um Galaxy S5 (a partir de R$ 1699). O iPhone 5S, por R$ 1999, é a opção mais cara. Obviamente, os preços variam bastante entre as lojas, e poderão estar menores ou maiores dependendo de contratações de planos de operadoras.

Conclusão

A principal conclusão a que se chega com este comparativo é de que o novo Lumia só será mesmo competitivo no mercado se for bem mais barato do que o Galaxy S5. Com o iPhone 5S, ele pode até brigar em condições justas, mas o top de linha da Samsung, na comparação feita pelo TechTudo, leva grande vantagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Momon Percussa
    2015-08-27T10:36:47

    Todos sabem que os "Galaxy's" só Tem a fama de travar constantemente. E ja o "iphone" so existe preço. Mais já o WP ganha em todo , em termo de fluidez, câmera, consumo de bateria, etc.

  • Flavio Gonçalves
    2015-02-13T16:16:48

    Desempenho deve ser medido por fluidez. WP e iOS fazem cm metade da memória o q o Android faz cm 2 gigas.. fora q mesmo assim o Android trava mais q o WP, por isso o vencedor é o Lumia 830. Dimensões concordo com o vencedor. Display concordo com o vencedor. Camera não se mede por megapixels, conehcendo os 3 aparelhos digo q o vencedor é o Lumia 830. Sistema operacional é realmente um empate técnico, com o iOS e o WP, pq Android é uma porcaria e trava muito, além de estar mais sujeito a vírus. Matéria tendenciosa e comparando os mais tops com um q não é o mais top.

  • Fábio Santiago
    2014-12-10T12:39:04

    O Iphone nem vou comentar, mesmo o seis tem Hardware de 2012, estão presos no passado, qualquer celular de 700 reias dá um show no Iphone

  • Fábio Santiago
    2014-12-10T12:38:45

    , e desses 500, mais da metade são apps com vírus ou repetidos, Ex, Existem 10 mil apps de bloco de notas na loja do Windows apenas 500, a Microsoft é mais exigente e segura na hora de avaliar um app que vai para a sua loja, a google deixa passar qualquer coisa,

  • Fábio Santiago
    2014-12-10T12:38:04

    a partir desse valor, quero ver fazerem comparativo com o Lumia 930 ou 1520, não vão fazer, porque sabem que o Galaxy S5 e o Iphone não teriam quase nenhuma vantagem. e aquele papo de não ter app na loja, nunca acredite nele, meu amigo tem um Galaxy note e tudo o que ele tem no aparelho dele eu tenho instalado, quando dizem pouco sempre evitam de dizer números, mas eu digo 350 mil apps não é pouca coisa, o Android tem 500 mil apps

  • Fábio Santiago
    2014-12-10T12:36:26

    Tenho um Lumia desde 2012, o sistema dele é o mais seguro do mercado, a própria HP fez um evento dando prêmios para os Hackers que conseguissem invadir os três maiores sistema do mercado e o Windows Phone foi o Único que não foi invadido, o Tech Tudo fez esse comparativo para fazer propagando para a Samsung, o 830 custa 900 reais e ele veio para competir com aparelhos

  • Leevan Dias
    2014-10-13T20:16:28

    Que comparativo tosco! Não preciso fazer maiores comentários, já que é só fazer um resumo de todos os comentários já postados aqui. Faço apenas uma pergunta, será que algum responsável deste site teve o trabalho de ler todos os comentários relativos a essa matéria de pura indignação para tentar evitar tal estapafúrdio comparativo no futuro. Lamentável Sr Thiago Barros!

  • Likelike
    2014-09-07T12:50:46  

    Só existe2 sistemas de verdade IOS e Android.Tive o desprazer de conhecer o sistema WP 8 e vou te dizer que não foi nada agradável me deixei levar por alguns comentários acabei me lascando um sistema mal elaborado,confuso,não é tão fluido como diziam,falta recursos que existe em outros SO,olha não aconselho ninguém a comprar infelizmente depois de conhecer e outras pessoas que dizem a mesma coisa,só aconselho apenas para um tipo de pessoa,aquelas que só querem fazer ligação. Eu digo uma coisa se você pensa em compra um smartphone com o sistema WindowsPhone não faça isso espere a versão 9.

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-09-07T12:50:46  

      Cesar Bernardo , tbm já li este comentário em uns 2 ou 3 coments anteriores. Eu estou usando android e ios, comprei um WP para minha esposa e acho ele muito bom. O problema é que não tem os mesmos aplicativos que o ios e o android. E quando tem eles não tem o mesmo capricho que seus concorrentes tem; Acho que a ordem é ios, WP e android. Os outros sistemas não conheço. O S.O. para rodar bem depende muito da configuração, se vc compra uj cel de 600 dilmas, não adianta querer muito dele que não vai. Comprei um HTC m8 com android e foi o melhor smart com android que já tive. E é muito bonito.

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-09-07T12:50:46  

      Desempenho: Não se dá pelo hardware em sí.. se dá em qual é mais rápido e estável e neste quesito o Iphone e o 830 levam a melhor sobre o android. Dimensões: Concordo Display: Concordo Câmeras: Realidade da câmera de um lumia com pure view é incomparável ao qualquer outro celular. Quem já viu a realidade de uma foto com Pure View sabe do que estou falando. Preço: O que for mais em conta.

  • Delmir Antunes
    2014-09-10T00:07:29

    Desempenho: Não se dá pelo hardware em sí.. se dá em qual é mais rápido e estável e neste quesito o Iphone e o 830 levam a melhor sobre o android. Dimensões: Concordo Display: Concordo Câmeras: Realidade da câmera de um lumia com pure view é incomparável ao qualquer outro celular. Quem já viu a realidade de uma foto com Pure View sabe do que estou falando. Preço: O que for mais em conta.

  • Osmar Filho
    2014-09-08T08:54:15

    No meu comentário anterior cometi um equívoco: ele (Thiago) deve vender Samsung, ou seja Sistema Android, não IOS. Ele esqueceu do comparativo entre durabilidade de bateria, preço de aquisição e ainda robustez do aparelho..... Techtudo, vocês não leêm o que mandam para ser matéria????? Publicam sem avaliar??? É isto mesmo???? Sem noção.......

  • Osmar Filho
    2014-09-08T08:48:41

    Concordo com o Marcio faria, parece até que o autor da matéria fez de propósito pois colocou o Lumia 830 (modelo inferior ao 930, top desta série) na comparação. Se queria fazer propaganda dos modelos de IOS e Android o fizesse sem envolver os WP. Não adianta comparar assim pois ele ainda, como o Luiz Frigini bem expôs, não avaliou o desempenho do conjunto como um todo. Será que ele é vendedor de IOS????

  • Luiz Frigini
    2014-09-08T08:02:49

    Há um grande equivoco nas comparações. Quando se compara aparelhos, não devemos ver partes especificas como Hardware ou armazenamento. Deve-se avaliar o conjunto como um todo. SIM o Hardware é inferior, mas como fica o desempenho/Performance? Não adianta colocarmos um motor de Ferrari num Gol, vc terá força e torque, mas a aerodinâmica e instabilidade, não lhe permitirão tirar o melhor aproveitamento do conjunto. E é isso que o WP faz... por ser um sistema menos robusto e mais estável, consegue com um Hardware menos potente o desempenho dos concorrentes, e em alguns casos ate ser superior.

  • Marcio Faria
    2014-09-08T02:12:06  

    Realmente, este não é o top dos WP, o 930 que tbm não é o top é mais potente que este. Tanto este quanto o 930 são intermediários e o 930 é muito superior a este 830. Comparação incomparável. Sem pé nem cabeça, somente para encher linguiça.

    recentes

    populares

    • Marcio Faria
      2014-09-08T02:12:06  

      Apenas corrigindo, o 930 é sim o top da Nokia atualmente e não um aparelho intermediário como vc afirmou, Adriano.

    recentes

    populares

    • Marcio Faria
      2014-09-08T02:12:06  

      desculpe, eu quis dizer Marcio não Adriano

  • Lucas Teodoro
    2014-09-07T22:03:12

    Estagiário burro , como menciona Nokia 830 ? sendo que Nokia 930 é melhor !

  • Adriano Santos
    2014-09-07T22:02:23

    lumia 930 sim e o top, porque não colocaram ele pra comparação ?

  • Adriano Santos
    2014-09-07T21:59:23

    Que comparação mais ridícula, colocar um lumia 830, na comparação, porque não colocaram o lumia 930 que tem o mesmo processador e memoria ram, façam me o favor hein techtudo !!!

  • Leo Santos
    2014-09-07T20:10:26

    Agora esqueceram de mencionar o requisito > SINAL TELEFONIA <<< o NOKIA dá show né kkkkk

  • Jeyson Santos
    2014-09-07T19:20:17

    Esse Thiago Barros só pode ta de palhaçada, compara o lumia 830 com o galaxy s5, e o 930 não existe, matéria lixo tendenciosa com a intenção de queimar a linha lumia, como consegue um emprego no tech tudo???

  • Antero Junior
    2014-09-07T18:18:18

    Pera, pera aí, tão querendo queimar os nókia lumia com essa comparação né? É alguma piada isso?

  • Aglaecio Júnior
    2014-09-07T17:57:00

    "O Lumia 830, anunciado na IFA 2014, é o mais novo top de linha com Windows Phone no mercado dos smartphones." desde quando o 830 é o top de linha com windows phone??? e o 930 é o quê então??? ficou meio desleal comparar um celular médio-top com o que há de melhor em smartphone como iphone 5 e galaxy s5. Deveriam ter usado o lumia 930 pra essa comparação. É que como o lumia 930 foi lançado um pouco antes, o pessoal acaba esquecendo

  • Rômulo Carvalho
    2014-09-07T16:28:40

    A techtudo não tem vergonha de fazer um comparativo desses? Se capacidade de bateria fosse significativo a bateria do nokia da minha mãe de 600mha que dura uma semana entra em que posição nesse comparativo? Já foi comprovado que o olho humano não consegue diferenciar telas com mais de 300dpi de densidade. Como a tela do S5 é superior? Superior na hora de trocar derrepente, que custa mais que o dobro das outras duas telas, sendo a tela do S5 mais consumidora de bateria. Eles estão ganhando quanto da Samsung será? Ridículos

  • Carlos Silva
    2014-09-07T14:34:47

    Acho que foi a comparação mais ridícula que já li em qualquer site de tecnologia. Como uma pessoa compara o Lumia 830 com o galaxy s5? Se for comparartem que ser do Lumia 930 que é verdadeiramente o concorrente do s5 e do iPhone 5s. Essa matérias tendenciosas desse tal Thiago estão cada vez mais ridículas e o pior é o textuais aprovar uma porcaria dessas.

  • Lula Molusco
    2014-09-07T14:40:13

    O MELHOR CELULAR NÃO ESTA NESSA LISTA. ------------------------------------------------------------------------------------------- -----É O MINI CELULAR CHAVEIRO EM FORMATO DE CARRINHO.

  • Roberto Madson
    2014-09-07T14:35:39

    Nao sei porque ainda perco tempo olhando esses comparativos do techtudo.

  • Douglas Freitas
    2014-09-07T09:21:32  

    chega a ser patético fazer um comparativo desses utilizando o 830 ....

    recentes

    populares

    • Douglas Freitas
      2014-09-07T09:21:32  

      Patético mesmo, um iphone 5s custa R$2500 no site da apple, mais do que o dobro do preço de um lumia 830. Mesmo um comparativo com o lumia 930 ainda seria indevido, ele custa na faixa de R$1600, muito mais barato do que o iphone 5S., Gostaria de saber o que se passa na cabeça de quem faz uma matéria como esta, totalmente sem noção, se ao menos fosse utilizado o lumia 930 que está no mercado seria menos patético.