30/09/2014 14h11 - Atualizado em 06/10/2014 17h56

Microsoft revela Windows 10; sistema vai rodar em celulares, tablets e PCs

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

O aguardado evento da Microsoft nesta terça-feira (30) contou com a apresentação do Windows 10. Anunciado por Terry Myerson, diretor-executivo da Microsoft, o novo sistema operacional vai unificar plataformas e rodar em todos os devices, de celulares a tablets, de híbridos a computadores desktop. Por isso, em vez de se chamar Windows 9, como muitos esperavam, o sistema ganhou um novo nome que, segundo executivos, representa um marco para a plataforma da Microsoft, um novo Windows.

Fim do Orkut: mesmo sob protestos, Google encerra rede social após 10 anos

Segundo os executivos, que deixaram clara a importância das empresas e governos como consumidores do Windows, as mudanças vão deixar usuários de computadores dektops tradicionais mais confortáveis. "As pessoas que usam PCs, telefones e tablets para trabalhar são os mesmos seres humanos que usam PCs, telefones e tablets em casa para jogar videogame", disse Myerson. "Nós podemos construir uma experiência de usuário que é agradável para todos", explica o executivo.

Windows 10 será mais amigável para empresas e sistemas de gestão  (Foto: Divulgação/Microsoft)Microsoft revela Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)


"Há cerca de um bilhão e meio de pessoas que usam o Windows hoje e o número de devices ultrapassa o de pessoas", justifica Myerson. A ideia é tornar o uso do Windows padrão e unificado em todos eles.

Ainda de acordo com a Microsoft, na mesma linha, serão unificadas lojas, aplicações, busca por aplicativos, compra e atualização em todos os dispositivos. Conforme mostra o material publicitário do novo Windows 10: Uma família de produtos, uma plataforma e uma loja. Tudo em um só sistema.

Foco em empresas

Segundo Myerson, as empresas precisar ter contato com o novo Windows o quanto antes e esse evento serve para começar o diálogo "O Windows 10 será familiar para as empresas", promete. 

Windows 10 será mais amigável para empresas e sistemas de gestão (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 será mais amigável para empresas e sistemas de gestão (Foto: Divulgação/Microsoft)


De acordo com a Microsoft, o novo Windows 10 vai oferecer todas as ferramentas necessárias para que companhias o utilizem sem receios. O sistema operacional também será compatível com todos os softwares de gestão tradicionais utilizados hoje em dia, com mais foco empresarial do que nunca.

A proposta do Windows 10 é oferecer aos usuários uma abordagem mais simples e amigável de separar dados corporativos e pessoais em todos os dispositivos, mantendo acesso ao que precisa.

Como tirar a senha da tela de bloqueio do Windows 8.1? Veja no Fórum do TechTudo.

Versão build

No evento, a Microsoft mostrou o que chamou de uma versão "build 9841", ainda em construção, do Windows 10. Joe Belfiore, executivo da Microsoft para o Windows Phone, foi quem fez a demonstração do novo sistema operacional unificado. No telão, o executivo mostrou o aguardado Menu Iniciar.

Joe Belfiore mostra novo Menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)Joe Belfiore mostra novo Menu Iniciar do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

O novo Menu Iniciar conta com blocos dinâmicos de aplicativos e opções para desligar e reiniciar o computador. A ideia, segundo Belfiore, é "encontrar o equilíbrio, para que todos os usuários do Windows 7 tenham uma experiência familiar nos dispositivos que já possuem". Ou seja, funções voltadas para computadores com teclado e mouse físicos, sem touchscreen (telas sensíveis ao toque), mais comuns em empresas com workstations e muitos computadores desktop e notebooks domésticos. 

Os usuários poderão redimensionar os blocos dinâmicos do Menu Iniciar, alterar tamanho, entre outras personalizações feitas com o uso do mouse ou dos dedos em caso de telas sensíveis ao toque. 

Busca no Menu Iniciar

Quem olhar com cuidado, vai notar que a busca - antes da barra de charm - também foi levada para o Menu Iniciar. A experiência de pesquisa foi melhorada e vai mostrar resultados de busca universais a partir do Menu Iniciar e da Internet, incluindo arquivos do computador ou páginas da web.

Aplicativos em janelas

Como eram no Windows 7, os aplicativos voltaram a aparecer em janelas lado a lado, com botão minimizar, fechar e expandir. A Microsoft reconhece que, no Windows 8, quando os usuários abriam um aplicativo "modern", tinham um ambiente diferente. "Nós não queremos que a dualidade, queremos que os usuários de PCs com mouses e teclados tenham uma interface familiar", explica o executivo.

Aplicativos voltam a ter janelas com botões fechar e minimizar (Foto: divulgação/Microsoft)Aplicativos voltam a ter janelas com botões fechar e minimizar (Foto: divulgação/Microsoft)

Task View

Ao clicar no Task View, um novo botão na barra de tarefas, será possível checar todos os aplicativos abertos, capacitando os usuários novatos a trabalhar melhor com questões multitarefa - bem diferente da proposta anterior de apps em tela cheia ou a partir da tela Iniciar do Windows 8.

Snap Assist e desktops múltiplos

Há ainda uma nova interface "Snap Assist" em que você pode ver os aplicativos de múltiplas áreas de trabalho (desktops). É possível alternar entre diferentes áreas de trabalho com vários aplicativos em execução. Como miniaturas de programas, há várias áreas de trabalho na parte inferior da tela. Ao acessar uma delas, o usuário verá todos os aplicativos que estão atualmente abertos no sistema. 

Snap Assist, Microsoft revela função para múltiplos desktops no Windows 10  (Foto: divulgação/Microsoft)Snap Assist, Microsoft revela função para múltiplos desktops no Windows 10 (Foto: divulgação/Microsoft)

Prompt de Comando

Até mesmo o Prompt de Comando foi melhorado. Embora tudo pareça a mesma coisa, nada será como antes. Com o novo Windows 10, será possível, finalmente, usar Ctrl + V no prompt de comando. 

Charm Bar

Embora recursos como busca e botões de ligar e desligar tenham se descolado para o Menu Iniciar, a Charm Bar ainda está lá, firme e forte. Os botões parecem os mesmos e são voltados para telas sensíveis ao toque. Assim como a Tela Iniciar, com blocos dinâmicos, ideias para tablet e smartphone.

Windows Insider Program

Na próxima quarta-feira (1º), a Microsoft inicia o que chamou de Windows Insider Program para testes nas versões Techinical Preview do Windows 10 para laptops e PCs desktops. Os desenvolvedores interessados devem acessar preview.windows.com e acompanhar as novidades no Blog da Microsoft.

Windows Insider Program começa em breve, para testar builds do Windows 10  (Foto: divulgação/Microsoft)Windows Insider Program começa em breve, para testar builds do Windows 10 (Foto: divulgação/Microsoft)


Ainda de acordo com gigante de software, em abril, na próxima Build Conference de 2015, serão abordados os apps universais, que rodam em todos os dispositivos. O Windows 10, completo e liberado para todos os usuários, chega em meados de 2015, até o final do ano que vem, após a conferência.

Entre os rumores mais esperados do Windows 10 estava a Cortana no desktop, assistente por voz do Windows Phone. Entretanto, nenhum dos executivos falou sobre o recurso durante o evento. Não foi informado também como se dará o processo de atualização nos smartphones, tablets e computadores que rodam hoje Windows Phone 8 e Windows 8, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Charles Fraga
    2014-09-30T17:01:00  

    O pior windows já lançado foi o 98, depois o ME e o VISTA.... os melhores foram o 95, XP e o W7... para quem não sabe, a contagem correta do OS para USUÁRIOS seria o 10 e não o 9, logo, foram SÁBIOS em colocarem na contagem correta, digamos!

    recentes

    populares

    • Charles Fraga
      2014-09-30T17:01:00  

      Charles, eu já acho o 98SE um dos melhores. O que você não gostou do 98. Valeu.

    recentes

    populares

    • Charles Fraga
      2014-09-30T17:01:00  

      Um dos piores lançados, cheio de BUGS e mais BUGS... minha empresa de TI indicava instalar o 95 estavel com menos recursos, do que o 98 atualizado cheio de TELA AZUL... no minimo quem diz o que vc fala, nunca foi HARD USE!

  • Vinicius Padilha
    2015-06-02T09:34:07

    vai funcionar jogos do windows 7 pra crackear jgar skyrim essas coisas

  • Barça Club
    2014-09-30T15:22:48  

    No meio da apresentação travou o windows.

    recentes

    populares

    • Barça Club
      2014-09-30T15:22:48  

      tava atualizando!! kkkkkk

    recentes

    populares

    • Barça Club
      2014-09-30T15:22:48  

      kkkk

  • Lula Molusco
    2014-09-30T22:18:07  

    SABEM PORQUE NINGUÉM PIRATEIA LINUX OU IOS DA APPLE?????????? R= PORQUE SO SE PIRATEIA COISA QUE PRESTA. --OU SEJA. --WINDOWSSSSSSSS. ---------------AGORA VÃO DORMIR CEDO PORQUE AMANHA VOCÊS TEM QUE LEVAR SEUS FILHOS CATARRENTOS PRA CRECHE.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-30T22:18:07  

      Infelizmente Lula Molusco você pagou de profissional e se mostrou aluno de cursinho profissionalizante, citou sistemas Enterprise ao invés do Linux Open Source, alem de afirmar que não se pirateia OSX. Não dificuldade alguma de instalar e configurar um Hackintsh em processadores Intel, e com a distro certa (exemplo: Niresh) você facilmente tem um Mac com processadores AMD, mesmo em hardware sem o suporte nativo pesquisando um pouco sobre DSDT e logo tem seu sistema redondinho.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-30T22:18:07  

      Voltando aos Linux temos distros consolidadas como Debian, Ubuntu, Fedora e outros, você citou Red Hat Enterprise Linux que tem o Fedora baseado nele, você sitou o Suse que tem o OpenSuse, então afirmar que Windows é o melhor dos sistemas é como ouvir um evangélico afirmar que só a religião dele salva. Cada sistema tem seus pontos fortes e pontos fracos em suas aplicações, é muito importante que a concorrência exista em todas as plataformas.

  • Sarah Isabelly
    2014-10-05T14:16:17

    Essa tecnologia chegará aqui? Terá disponibilização para download em português?

  • Anderson Mendonça
    2014-09-30T15:50:08  

    Tá, mas e para os jogos, é bom ?

    recentes

    populares

    • Anderson Mendonça
      2014-09-30T15:50:08  

      Daniel Rodrigues, obrigado por seu argumento. Agora sim temos um debate! Mas eu acho mais prático jogar pelo VG. Vc compra o VG e tem a certeza que ele vai rodar full todos os jogos que forem lançados, mesmo que possa ter qualidade inferior à de um PC em relação a gráficos. Mas pra vc ter gráficos melhores que o VG, vc precisa desembolsar uma pequena fortuna. Se for pra ter 4 monitores então nem se fala. E tb acho que há menos fatores a se preocupar. Eu sou analista de TI e vivo formatando meu pc e fazendo testes. Pra pessoas como eu é inviável jogar no PC. Por isso acho melhor VG :) ABS!

    recentes

    populares

    • Anderson Mendonça
      2014-09-30T15:50:08  

      Compra um videogame!

  • Marcelo Carvalho
    2014-10-01T08:33:28  

    muitos criticam o windows8 por ser diferente, acham que ele é ruim, más a verdade é que ele é o melhor SO. ruim é a inteligência que não consegue utilizar nem se adaptar às novidades

    recentes

    populares

    • Marcelo Carvalho
      2014-10-01T08:33:28  

      Não amigo vc está errado. O Windows 8 não é ruim, ele é PESSIMO!! O 8.1 ja veio com uma melhora, mas tenho ctza que o 10 vai conseguir fazer com que nós saiamos do W7.

  • Fabio Ferreira
    2014-09-30T15:22:40  

    Nunca pensei que a volta de um simples botão me deixaria tão feliz...viva a volta do Botão Iniciar! Chega me dá urticária quando preciso carregar e usar o pc do meu filho com Windows 8: chato, confuso, desarrumado, uma gambiarra, enfim. Parece-me que o 10 vem solucionar nosso drama. Viva!

    recentes

    populares

    • Fabio Ferreira
      2014-09-30T15:22:40  

      iinstale o clasic hell, ele col oca o menu iniciar no windows 8

  • Anderson Nascimento
    2014-10-01T09:33:06

    E não vão lançar o 11 ....

  • Sergio Silva
    2014-10-01T09:26:55

    Depois que o ruindows travou na apresentação do tio Bill, não quis nem olhar mais para esse lixo!!

  • Renan Santos
    2014-10-01T09:24:35

    É por isso que o ''Windowsnove'' vai ser o meu sistema operacional É por isso que o ''Windowsnove'' é sempre 10

  • Rodrigo Mota
    2014-09-30T23:26:48  

    Substituto para o Windons....não tem né...nem vou perder tempo em, ficar criticando.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Mota
      2014-09-30T23:26:48  

      Depois de WindoNs não pode criticar nada mesmo.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Mota
      2014-09-30T23:26:48  

      WindoNs é top!

  • Samuel Tavares
    2014-10-01T08:52:54

    NO dia que eu conseguir rodar .exe no meu smartphone ou tablet sem nenhum problema de compatibilidade eu comprarei com prazer um gadget com windows.

  • Doriedson Clarindo
    2014-10-01T00:58:52  

    kkkkkkkkkkkkk os caras comentam e falam mau do windows, 99% dos comentário estão sendo feito de plataforma windows.

    recentes

    populares

    • Doriedson Clarindo
      2014-10-01T00:58:52  

      Tá........ FAN BOY ......

    recentes

    populares

    • Doriedson Clarindo
      2014-10-01T00:58:52  

      então os comentários sao válidos. Tá vindo de quem realmente conhece e teve experiencias com o sistema :)

  • Marcelo Carvalho
    2014-10-01T08:32:00

    A Globo comete um grande erro em não dispor de aplicativos para o Windowsphone

  • Marcelo Carvalho
    2014-10-01T08:30:56

    O melhor sistema operacional. Seria muito bom se fosse o único, pois odeio essa grade quantidade de sistemas com a mesma função e como o Windows e o melhor, deveria se o único.

  • Lula Molusco
    2014-09-30T16:22:00  

    WINDOWS E ANDROID SÃO OS SISTEMAS OPERACIONAIS MAIS ESTÁVEIS E CONFIÁVEIS QUE EXISTE NO MUNDO TECNOLÓGICO. ---------------DIFERENTEMENTE DO LINUX E IOS DA APPLE QUE SÃO VULNERÁVEIS A VÍRUS E CAVALO DE TROIA -------------------LINUX, IOS E DA APPLE TEM UMA VULNERABILIDADE QUE POSSIBILITA UM HACKER ASSUMIR O CONTROLE DO LINUX OU IOS. -----------------------NÃO USEM LINUX NEM O IOS DA APPLE.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-30T16:22:00  

      Comentário mais Dummy que já li na minha vida!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-09-30T16:22:00  

      Lula Molusco, vai la da um abraço no bob esponja que é melhor.

  • Rodrigo Paula
    2014-10-01T08:11:41

    Comentário contrário?? Windows detected in your desktop

  • Marcus Velloso
    2014-10-01T07:19:02  

    Como sempre a Microsoft lança um windows que presta e um que não presta. Vamos ver se o 10 continua com esta filosofia, porque o 8 não foi bom.

    recentes

    populares

    • Marcus Velloso
      2014-10-01T07:19:02  

      Olha..... Eu comprei o Windows 8 original e ele se mostrou extremamente leve na minha máquina. Foi a melhor experiência de os que tive depois do XP

    recentes

    populares

    • Marcus Velloso
      2014-10-01T07:19:02  

      Falou tudo Marcus

  • Carlos Nunes
    2014-10-01T07:18:25

    Muito pesado o Windows 8 !!! Se tiver uma máquina mediana, como a maioria do povo brasileiro, vai sofrer com a lentidão !!!

  • Marcelo Fonseca
    2014-10-01T06:56:11

    É ... já estou precisando trocar meu windows XP

  • Renato Fischer
    2014-10-01T03:12:51

    O problema do Windows 8 foi que mudaram um bando de coisa por padrão, mas pouca gente sabe que dá para fazer ele ficar muito semelhante ao 7. Funciona tranquilo. Só se acostumar.

  • David Marques
    2014-10-01T02:55:05

    Na verdade a Microsoft não lançou o sistema, mas sim anunciou. A data de lançamento ainda nem foi divulgada!

  • Anderson Unsonst
    2014-10-01T01:52:57  

    bom pelo visto o windows 8 foi mesmo um fracasso

    recentes

    populares

    • Anderson Unsonst
      2014-10-01T01:52:57  

      A vá!

  • Robson Fernandes
    2014-09-30T20:55:57

    Plagio do OS X (OS 10)?