Internet

02/09/2014 06h30 - Atualizado em 02/09/2014 06h30

O que é Instameet? Saiba como é um encontro para membros do Instagram

Karla Soares
por
Para o TechTudo

Desde que o Instagram foi lançado em 2010, seus usuários passaram a se reunir para tirar fotos e produzir vídeos em encontros que ficaram conhecidos como Instameet. Com o crescimento da rede de compartilhamento de fotos e vídeos, os encontros passaram a se tornar mais frequentes e instagrammers do mundo inteiro se encontram em locais onde capturam fotos e trocam experiências.

Como usar o Hyperlapse e fazer um vídeo em time-lapse para o Instagram

Usuários de diversas nacionalidades participaram do Instamatch em Copacabana antes da final da Copa (Foto: Reprodução/Instagram)Usuários de diversas nacionalidades no Instamatch em Copacabana antes da final da Copa (Foto: Divulgação/Instagram)

A própria comunidade estabelece as diretrizes de cada encontro e passa a trabalhar na divulgação dele dentro da própria rede em publicações marcadas com uma hashtag específica. Segundo o Instagram, não é possível mensurar quantos Instameets já aconteceram até hoje por se tratar de uma iniciativa dos instagrammers, o que torna qualquer usuário da rede apto a realizar um encontro no formato que for mais interessante para determinado grupo. Geralmente, instagrammers escolhem um tema em comum.

Na busca do Instagram é possível explorar fotos e vídeos feitos em encontros como o Instamatch, realizado no Rio de Janeiro na véspera do jogo final da Copa do Mundo. A reunião reuniu cerca de 50 usuários, de várias nacionalidades, que participaram de um jogo de futebol na praia de Copacabana.

Ao final, os usuários posaram para a tradicional foto em grupo que costuma marcar os Instameets. Em São Paulo, os usuários organizaram um encontro mais intimista no Beco do Batman, uma ruela localizada na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, famosa pelas paredes grafitadas.

Dinamarqueses também realizaram sua versão do Instameet (Foto: Reprodução/Instagram)Dinamarqueses também realizaram sua versão do Instameet (Foto: Divulgação/Instagram)

Se o caráter orgânico de realização dos encontros dificulta ligeiramente a mensuração dos Instameets, ele também permite que inúmeras reuniões de usuários
aconteçam. A prova disso é que, segundo o Instagram, os encontros globais chamados de World Wide Instameet já chegaram à nona edição.

Problemas para compartilhar fotos do Instagram no Facebook? Veja no Fórum do TechTudo. 

“Vemos cada vez mais pessoas se juntarem com o intuito de registrar e compartilhar os momentos do mundo, que é a nossa missão”, afirmou um representante da rede social de fotos, que vê a interação de forma positiva. “Estamos aproximando pessoas de diversas regiões do mundo para a troca de experiência de vida e momentos importantes para eles. É algo construtivo e que queremos que aconteça com cada vez mais frequência”, continua.

Bem na foto

A informalidade e ausência de regras centrais são as marcas desses encontros. Apesar disso, o próprio Instagram dá algumas dicas para quem quer realizar um Instameet em sua cidade. O primeiro passo é a simplicidade, já que o objetivo do encontro é que as pessoas se conheçam e troquem ideias.

Instagrammers de Brasília escolheram o prédio do CCBB para suas fotos  (Foto: Reprodução/Instagram)Instagrammers de Brasília escolheram o prédio do CCBB para suas fotos (Foto: Divulgação/Instagram)

Por isso, a dica é escolher um ponto bem localizado, de fácil acesso e, é claro, fotogênico. Em Brasília, os instagrammers escolheram como local para encontro o Centro Cultural Banco do Brasil, cujo edifício dividido em módulos foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Outra dica é compartilhar com a rede de contatos a intenção de realizar o encontro. O Instagram indica também o uso do recurso de mensagem direta para atingir usuário de regiões próximas que possam querer participar. A divulgação pode ser turbinada com o uso de uma hashtag para que mais membros da comunidade conheçam a iniciativa e sintam-se convidados a fazer parte.

“Durante o encontro, a hashtag te ajudará a explorar as fotos das outras pessoas e, também, fará com que elas encontrem as suas”, aconselha o Instagram.

E se mesmo depois dessas indicações o usuário sentir dificuldade na organização do Instameet, a dica é explorar os eventos passados no blog do Instagram (blog.instagram.com/tagged/brazil).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares