Internet

02/09/2014 08h00 - Atualizado em 19/06/2015 17h02

Oculus Rift usado em montanha-russa traz experiência mais real de jogos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Oculus Rift foi feito para ser usado em ambientes fechados, mas um grupo de pesquisadores o colocou para funcionar em um local inusitado: uma montanha-russa que anda a 115 km/h. O experimento consistiu em usar os óculos de realidade virtual, do Facebook, em uma pessoa sentada no brinquedo enquanto ela vê imagens imersivas de games. Segundo um dos voluntários, o resultado “foi épico”.

Leap Motion cria adaptador de seu sensor de movimento para Oculus Rift

Oculus Rift usou movimentos da montanha russa para dar sensação de movimento no espaço, por exemplo (Foto: Reprodução/Engadget)Oculus Rift usou movimentos da montanha russa para dar sensação de movimento no espaço, por exemplo (Foto: Reprodução/Engadget)

O movimento do corpo do jogador no brinquedo simulou as reações da pessoa ao fazer uma série de movimentos diferentes, como voar sobre cenários virtuais sobre dragões ou andar a cavalo em alta velocidade. Em um dos jogos, o usuário pôde controlar uma nave e atirar em inimigos, usando os movimentos da montanha-russa para dar a sensação de voar no espaço. As possibilidades são inúmeras.

O estudo revelou alguns dados curiosos. Por exemplo, pessoas que apresentavam grande medo de altura ou passavam mal com os movimentos bruscos da montanha-russa conseguiram passar pelo teste sem problemas, demonstrando que as imagens exibidas pelo Oculus Rift influenciam diretamente na percepção de espaço pelo cérebro.

Os usuários também tiveram a sensação de que o percurso era maior usando os óculos, algo possivelmente influenciado pelo ritmo em que as imagens foram exibidas no gadget. O teste provou, ao final, que o Oculus Rift pode ser usado perfeitamente por um usuário em movimento sem que haja prejuízo nos sensores que ajudam a dar a sensação de imersão.

Contudo, a pesquisa ainda está em estágio inicial. Afinal, foi preciso que alguém estivesse com um computador ao lado gerando as imagens para os óculos, além de uma série de adaptações estruturais no brinquedo para que todos os movimentos do jogo estivessem perfeitamente sincronizados com a pista.

Qual a sua opinião sobre o Oculus Rift? Comente no Fórum do TechTudo.

O projeto é fruto de uma pesquisa feita pela Universidade de Ciências Aplicadas de Kaiserslautern, na Alemanha. A iniciativa contou com a parceria do fabricante da montanha-russa, a empresa alemã Mack Rides.

Via Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares