Internet

08/09/2014 15h59 - Atualizado em 09/09/2014 10h03

Pics.io edita fotos em raw e guarda imagens do Google Drive; veja dica

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A Pics.io, pioneira nos serviços de armazenamento e edição online de fotos em formato raw, lançou um novo webapp. Baseado no código do Google, ele tem um novo sistema de gerenciamento de arquivos pela online. é possível acessar e editar imagens de quaisquer dispositivos registrados em uma conta do Google Drive, incluindo as pesadas e gigantescas fotos no formato RAW, muito utilizada por fotógrafos.

JPG, TIFF ou RAW: qual o melhor formato para sua fotografia digital?

Pics.io é um gerenciador de fotos online (Foto: Reprodução/Pics.io)Pics.io é um gerenciador de fotos online (Foto: Reprodução/Pics.io)

O serviço é totalmente gratuito e contará com os recursos de envio e tratamento de imagens em raw, além de novas ferramentas, especialmente na área de gerenciamento. Os usuários agora podem organizar suas imagens com estrelas, categorias e cores. Antes só era possível fazê-lo nos álbuns.

A edição de arquivos em raw está disponível para imagens de câmeras Nikon, Olympus, Canon e Sony, mas a empresa frisa que o serviço ainda está em uma fase beta, fazendo uma recomendação de que os usuários não abandonem soluções em softwares de tratamento de fotos no desktop.

Konstantin Shtondenko, chefe de marketing da TopTechPhoto, empresa por trás do Pics.io, explica que o usuário deve usar o Pics.io como um catálogo de imagens na nuvem. Segundo ele, muita gente não edita todas as suas fotos, então pode baixar só algumas e abrir em um programa.

“Eu ainda uso o Adobe Photoshop Lightroom, por exemplo. Importo fotos para o Pics.io, organizo e depois classifico por lá, mas tenho minhas cópias locais para a edição. Depois de editar, envio arquivos DNG para o Pics.io, com todas as edições já feitas”, afirmou.

O armazenamento de todas as fotos se dá pelo Google Drive, garantindo a estabilidade maior do que se houvesse um servidor próprio. Assim, o Pics.io combina a performance consagrada do serviço do Google com recursos bastante interessantes para gerenciar a galeria de imagens do usuário. Gratuitamente, podem ser usados 15 GB na nuvem.

Como usar

Ainda em fase beta, o Pics.io aceita registros grátis. Basta acessar o site e fazer um registro de conta ou login via Facebook ou Google. Compatível com navegadores web, a página pode ser aberta tanto pelos usuários de desktop como também em dispositivos móveis. Internamente, ele conta com recursos bem avançados.

O usuário pode importar as fotos do seu aparelho para a nuvem, depois gerenciar por vários tipos de filtros, como categorias com cores e álbuns. As imagens são privadas, com a pessoa decidindo se quer e o que quer compartilhar. É possível enviar fotos não somente em raw, como também jpeg e dng.

Vale lembrar que o Pics.io ainda está em fase beta, e os desenvolvedores esperam que a versão completa esteja pronta em seis meses. Por isso, ainda há pequenos bugs, e fazer envio de fotos em formato raw (mais pesado) acabam demorando um pouco. Porém, não há dúvida de que o serviço pode fazer muito sucesso.

Confira um vídeo do serviço abaixo:


Via Pics.io e TNW

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares