Internet

12/09/2014 06h46 - Atualizado em 19/01/2016 10h30

Vantagens e desvantagens de usar um gerenciador de downloads

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Quem usa a Internet, em algum momento, precisa fazer algum tipo de download. Nessa hora, nem sempre os recursos presentes no navegadores modernos são o suficientes para as necessidades de alguns usuários, que recorrem a gerenciadores de downloads para baixar novos programas. Claro, isso nem sempre é necessário e o TechTudo mostra quais são as vantagens e desvantagens de usar esse tipo de software, para que você saiba quando deve ou não usá-los, além de dar sugestões para você.

Como aumentar a velocidade da Internet de maneira simples

Conheça as vantagens e desvantagens de usar um gerenciador de downloads (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Conheça as vantagens e desvantagens de usar um gerenciador de downloads (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Gerenciadores de downloads são programas que além da função básica de baixar arquivos, trazem diversos recursos adicionais que procuram facilitar a vida do usuário. Eles podem servir para acelerar o download, administrar várias transferências e podem até desligar o computador no final do processo.

Diante desse mundo de possibilidades, chega a ser impensável alguém não querer usá-los. Mas. não é tão simples assim. Cada pessoa tem um tipo de necessidade e alguns querem apenas baixar um arquivo, o que a maioria dos atuais navegadores já faz muito bem. Assim, fica claro que tudo depende da necessidade, por isso, veja a seguir em que situação você deve ou não usar esse tipo de programa.

Gerenciamento de download do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerenciamento de download do Firefox (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Por que usar gerenciadores de downloads?

Gerenciadores de downloads podem ser necessários quando o usuário quer ir além do simples ato de baixar arquivos, quando ele quer gerenciar cada uma das transferências, aumentar a velocidade, executar alguma tarefa antes, durante ou depois de baixar algo, ou quando ele está baixando algum tipo de arquivo muito específico que exige um tratamento diferente da maioria durante o processo.

Um caso bem especial em que um gerenciador de download se torna praticamente obrigatório, ocorre quando você tem que baixar um arquivo muito grande e o servidor não tem suporte a reinício de download, para o ponto em que parou.

Nessa situação, alguns gerenciadores oferecem um cuidado especial para não deixar a conexão cair, criam um suporte a reinicio próprio ou apenas ficam reiniciando o download automaticamente sempre que ele cair. Sem o uso de um gerenciador, você teria que começar o download manualmente várias vezes, do zero. E, como o arquivo é grande, isso poderia demorar bastante.

Existem diferentes tipos de gerenciadores de downloads. Há os que aumentam a velocidade da transferência como o Internet Download Accelerator ou o Download Accelerator Plus, também conhecido simplesmente como DAP.

Há também os que são específicos para baixar vídeos, música, torrents e outros formatos como FlashGet. Para conhecer mais opções de gerenciadores e os detalhes de cada um, consulte a página do TechTudo Downloads.

KITS e LISTAS

Melhores aceleradores de download para Windows

Por que não usar gerenciadores de downloads?

O primeiro grande motivo para você não usar um gerenciador de downloads é bem simples: Caso baixe apenas arquivos pequenos, esporadicamente, em uma boa conexão e sem precisar gerenciá-los, não há porque instalar um programa a mais apenas para isso, principalmente quando os navegadores modernos já fornecem recursos suficientemente completos para baixar arquivos com tranquilidade.

Outro fator contrário a utilização de gerenciadores de downloads está no fato de que alguns podem trazer softwares maliciosos e instalar em seu PC. Claro que isso não acontece com todos, mas é um risco que existe e não pode ser ignorado. Baixe sempre programas em sites seguros de download.

Quais os benefícios de um gerenciador de download? Veja no Fórum do TechTudo.

Alguns gerenciadores de downloads pecam na utilização dos recursos do computador, consumindo mais que o necessário, o que termina destruindo todo o beneficio de utilizar esse tipo de programa. Para esses, o melhor a fazer é procurar outras opções ou até mesmo usar o recurso nativo do browser.

Usar ou não usar, eis a questão

Se avaliou os prós e contras de usar um gerenciador de downloads e ainda não se decidiu, olhe para o seu uso e ficará fácil saber o que fazer. Caso opte por não usar, aproveite cada funcionalidade que seu navegador favorito oferece. Mas se optou por usar um gerenciador, centralize suas transferências nele, explore ele ao máximo e esqueça o que ficou para trás. Ele será seu melhor amigo.

Na verdade, mais importante do que a escolha, é conseguir baixar seus arquivos com tranquilidade, de forma segura e poder usá-los depois. Afinal, gerenciar download usando o navegador ou não é apenas um meio. Só não esqueça de dar uma olhada antes no TechTudo Downloads e conferir tudo que ele oferece, como bons gerenciadores de downloads para Windows.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sdghfg Hgdfg
    2016-12-23T11:25:26

    oi