Tablet

03/09/2014 10h10 - Atualizado em 04/09/2014 19h37

Galaxy Note 4, Galaxy Note Edge e Gear S: as apostas da Samsung na IFA

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Um dos eventos mais esperados da IFA 2014, a conferência Unpacked 2 da Samsung trouxe muitas novidades nesta quarta-feira (3), em Berlim. Entre elas, o Galaxy Note 4, foblet top de linha com tela gigante, e a grande surpresa do evento, o Galaxy Note Edge, um foblet com tela nas laterais. Além disso, foi anunciado o Gear S, seu relógio inteligente, e o Gear VR, óculos de realidade aumentada.

Confira tudo o que acontece na IFA 2014 pelo Tempo Real do TechTudo

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Galaxy Note 4

O novo Galaxy Note 4 chega com um design bastante semelhante ao Galaxy Note 3, incluindo a traseira com textura de um material similar ao couro. A grande novidade fica com o corpo metálico, seguindo a nova tendência apresentada no aparelho Galaxy Alpha (saiba mais sobre o design).

O Note 4 terá uma tela levemente curvada com 5,7 polegadas e tecnologia Super AMOLED Quad-HD (1440p). O foblet pesa 176g, tem espessura de 8,5 mm e estará disponível em quatro cores: preto, branco, dourado e rosa.

IFANews GalaxyGears (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Samsung mostra Galaxy Note 4 na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)





A Samsung também renovou a interface do Android para o aparelho, incluindo fontes mais finas, cores e ícones mais simples. O sistema inclui ainda uma renovação na função Multi Window, que agora não só coloca dois apps lado a lado, mas também oferece a possibilidade de criar janelas flutuantes para seus apps, que podem ser abertas e fechadas através de ícones na tela.

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)

S Pen

A S Pen, caneta stylus da Samsung, também ganhou novidades: ao fazer uma captura de tela, o sistema exibirá miniaturas flutuantes que poderão ser usadas em outros app.

Para anexar uma imagem capturada com a caneta em um e-mail, por exemplo, o usuário precisará apenas tocar na miniatura da mesma e arrastar para dentro do aplicativo.

A canetinha inteligente ganhou ainda uma usabilidade similar ao mouse em computadores. Para selecionar múltiplas fotos na galeria, basta tocar com a S Pen na tela e arrastar.

Galaxy Note S Pen (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)S Pen do Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Snap Note e Wide Selfie

O Galaxy Note 4 chega ainda com a função Snap Note, que funciona como um scanner portátil. Nela, o usuário pode fotografar um texto em um quadro, por exemplo, que o foblet corrigirá o ângulo da imagem automaticamente e reconhecerá o texto, que poderá ser usado pelo usuário normalmente como arquivo.

No que diz respeito à câmera, o Note 4 aposta pesado nos selfies. O novo foblet da Samsung traz uma câmera com 3,7 megapixels com uma abertura de 1.9, gerando resultado 60% superiores em ambientes de baixa luminosidade. Entretanto, a grande novidade promete ser a função Wide Selfie, que tira autorretratos com um ângulo de abertura da lente de até 120º graus.

A função Wide Selfie do Galaxy Note 4 tira fotos em 120 graus (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)A função Wide Selfie do Galaxy Note 4 tira fotos em 120 graus (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Fast Charging

Na parte traseira, há um sensor de 16 megapixels sem grandes novidades. A grande melhoria fica por conta de um novo sistema de estabilização óptica OIS, que promete gerar vídeos menos tremidos e com qualidade superior.

O Galaxy Note 4 traz ainda a função Fast Charging, que promete carregar o smartphone em menos tempo do que que as versões anteriores. De acordo com a Samsung, o novo foblet traz ainda uma melhora de 75% no consumo de energia e inclui a função Ultra Power Save Mode, apresentada no Galaxy S5.

Samsung apresenta suas novidades na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Samsung apresenta suas novidades na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)




Stylus Mont Blanc

A Samsung investiu ainda em novos acessórios para o Note 4. Além das tradicionais capinhas, o foblet terá à disposição as canetas Pix e E-StarWalker, as primeiras stylus da famosa grife Mont Blanc. A marca lançará ainda duas capas exclusivas para o novo aparelho da Samsung.

Nas configurações, o Galaxy Note 4 traz duas opções de processador: um Snapdragon 805 quad-core de 2,7 GHz ou um Exynos octa-core com quatro núcleos de 1,9 GHz e quatro de 1,3 GHz. Há ainda 3 GB de memória RAM, bateria de 3.220 mAh e 32 GB de armazenamento interno, com entrada para cartões de memória de até 64 GB. As conectividades são 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e Infravermelho.

O Galaxy Note 4 estará disponível no exterior em outubro por cerca de US$ 750 (cerca de R$ 1670), sem contrato com operadoras. Ainda não há informações sobre a chegada do aparelho no Brasil ou valores praticados no país.

Galaxy Note Edge

O Galaxy Note Edge chegou como a grande surpresa do evento. O foblet chega com duas telas: a frontal tradicional e uma na lateral esquerda, ambas com resolução Super Amoled Plus QHD (1440p). As duas funcionarão independentemente e servirá, por exemplo, para evitar interrupções na tela principal do aparelho.

Galaxy Note Edge, da Samsung (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Galaxy Note Edge, da Samsung (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)





Segundo a Samsung, a tela adicional do Note Edge pode ser usada para adicionar atalhos de aplicativos, exibir informações do calendário, textos, entre outros. Os desenvolvedores poderão ainda desenvolver aplicativos que aproveitem o espaço para notificações e outras funcionalidades.

O Galaxy Note Edge traz ainda um processador Snapdragon 805 de 2,7 GHz, 3 GB de RAM e até 64 GB de armazenamento interno, com entrada para microSD de até 64 GB. Há ainda a bateria de 3.000 mAh, Android 4.4 (KitKat) e as conectividades 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, Infravermelho e NFC.

Galaxy Note Edge (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note Edge (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

A Samsung ainda não revelou data de lançamento e nem preço escolhido para o novo Galaxy Edge.

Gear S

A Samsung também apresentou um novo integrante para a sua linha de relógios. O Gear S traz como grande atrativo a possibilidade de funcionar independente de um smartphone, algo ainda inexistente para os aparelhos atuais.

Samsung Gear S (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Samsung Gear S (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)


Para isso, o relógio da Samsung traz conectividades 3G, Wi-Fi e Bluetooth. Com o Gear S, o usuário poderá acessar a Internet normalmente, navegar por GPS e atender ligações. Outra possibilidade é receber e enviar SMS, que podem ser digitados com o auxílio do teclado virtual especialmente preparado para o dispositivo.

O que esperar dos novos modelos de SmartWatch? Veja no Fórum do TechTudo.

Gear S: o novo smartwatch da Samsung (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Gear S: o novo smartwatch da Samsung (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)



O Gear S também importou algumas funções dos smartphones, como o aplicativo S Health, voltado para a saúde do usuário. Com ele, será possível acompanhar queima de calorias, distância percorrida e outros dados sem a necessidade de pareamento com um telefone.

O Gear S traz ainda uma tela Super AMOLED de duas polegadas. A Samsung incluiu ainda novas skins para os relógios do sistema, que também podem incluir informações como contador de passos, nível de baterias, entre outros.

Gear VR

O Gear VR parece ser a aposta da Samsung para criar uma nova categoria voltada para a realidade aumentada. Grandes e visualmente desajeitados - lembrando o Oculus Rift -, os novos óculos prometem oferecer uma nova experiências em games, especialmente os baseados em primeira pessoa.

Óculos Gear VR (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Óculos Gear VR, da Samsung (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)



O Gear VR pode, por exemplo, reconhecer a movimentação da cabeça do usuário e girar a tela do game para acompanhá-la. De certa forma, o acessório lembra uma versão móvel do Project Morpheus, óculos de realidade aumentada da Sony para o PlayStation 4.

Segundo a Samsung, o Gear VR será ideal ainda para os usuários que querem ver filmes em seus smartphones, já que oferecerá a sensação de assistir as imagens em uma tela gigante de cinema, por exemplo.

Óculos Gear VR (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)Óculos Gear VR (Foto: Fabricio Vitorino/ TechTudo)


A sul-coreana prometeu ainda oferecer conteúdo exclusivo para o aparelho, em parceria com grandes empresas de entretenimento.

O Gear VR precisará que um aparelho seja acoplado na parte frontal para funcionar. No evento, os apresentadores utilizaram o Note 4, sem confirmação de compatibilidade com o Galaxy S5 e outros celulares da empresa. Os óculos da Samsung também não tiveram data de lançamento e preço revelados.

*Colaborou Fabrício Vitorino, direto da IFA, em Berlim, Alemanha

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Likelike
    2014-09-03T15:44:54  

    Que smartphone fantástico ,temos que ser franco apesar de gostar da Apple (iphone) . Ponto para a Samsung . Ainda com um dos melhores sistemas que existe atualmente Android vai ficar difícil alguém barreirar vamos esperar o Iphone 6 para ver se vem alguma surpresa . Me desculpe os fanboys do windowsphone mais sejamos franco atualmente só existe 2 sistemas de verdade IOS e Android , o resto é resto .

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-09-03T15:44:54  

      O iphone terá uma grande novidade esse ano.. O NFC... kkkkkk

    recentes

    populares

    • Likelike
      2014-09-03T15:44:54  

      Quem tem ruimdows phone e elogia é por que recebeu para isso. Estou no meu 2o nokia, por causa de contrato da empresa que trabalho com a Vivo e eles sempre nos empurram os nokias com ruimdows. Nunca vi tanto bug e tanta porcaria juntas no mesmo SO. Pegaram todos os bugs de todos os SO da MS e compilaram num só. Pode juntar, desde os bugs do IBM DOS (época dos dinossauros) até do Ruimdows 8.1 que que não dá o que tem nesse telefone. Tive um 710 e agora estou com o 520. LIXO total. Porcaria, enlatada. Ia falar para Nokia, sair dessa, mas a MS comprou e acabou com a boa fama da Nokia.

  • Oráculo Silva
    2014-09-03T16:31:55  

    Aahahaha.. A Samsung não tá com nada. A Apple vai lançar novas capinhas coloridas pros Iphones. Chupa Samsung!

    recentes

    populares

    • Oráculo Silva
      2014-09-03T16:31:55  

      Uau, essas novas capinhas vão revolucionar o mundo. KKKKKKKKKK

  • Wagner Andrade
    2014-09-03T17:06:20  

    OLHA GENTEEEEE, PAREM COM ISSO, OLHA A APPLE VAI LANÇAR O IPHONE 6 VIU?? OLHA ELE VAI TER 5.5 POLEGADAS ( PODEREI USAR COMO PRANÇHA NA PRAIA) E GENTEEEE VAI SAIR NA COR ROSA TA??? VE SE A SAMSUNG LANÇA SMARTPHONE NA COR ROSA..APPLE SEMPRE NA FRENTE TA??? POBRES.........KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-09-03T17:06:20  

      Vai comprar o galaxy da apple... Rosa como a boneca falou. Compare o iphone 6 com o galaxy. Além de ter copiado o lay-out dos galaxy, a comparação é com S4, no máximo. NFC, tela de 4.7 (S3), etc. Apple parou no tempo. Está correndo atrás da concorrência com defasagem de 2 anos. Agora copiou o galaxy gear. Apple, RIP.

  • Driei Almeida
    2014-09-08T09:24:59

    Linha Note da Samsung é espetacular. Tenho o note 3 e não troco por um Iphone ou coisa do tipo por nada. Apaixonada por ele <3 . Parabéns a Samsung,que aos poucos tá conseguindo derrubar a tão grandiosa Apple .

  • Jessica Carvalho
    2014-09-03T15:29:14

    No (bezoo . com . br ) você encontra os melhores preços e ainda vê o histórico de preço por loja pra saber se aquela promoção realmente tem o menor preço.

  • Wagner Lima
    2014-09-03T17:39:11  

    realmente tenho ipad air gosto da performance melhorou um pouco com versão 7.1.2 mais ainda não troco meu smartphone por um iphone pois muito caro perto de um Samsung...espero voltar para Samsung quando ela melhorar a bateria ...hoje faz 2 dias que não carrego meu lg g2 e ta com 59% wifi e gps ligado direto.

    recentes

    populares

    • Wagner Lima
      2014-09-03T17:39:11  

      to pensando em pegar um g2. problema q meu historico quanto a durabilidade da LG nao e dos melhores... g2 ou xperia...

  • Alan Soares
    2014-09-04T14:52:15

    tech tudo não falou da câmera do note Edge. Porque ?

  • João Silva
    2014-09-04T12:03:42

    Sou usuário de um smartphone Xperia L e não pela primeira vez, cliente da marca no ramo de telefones. Recentemente li que o Z3 terá acesso ao Play 4. O quê eu posso dizer? Eu sou cliente da marca há muito tempo, sem saber da notícia. O quê dizer dos clientes brasileiros da Apple? Só querem saber de ostentar, não tem afinco com a marca. Com essa notícia, eu tenho certeza, o quanto a Apple é um lixo. Não tem graça. Eu continuo cliente da Sony.

  • Gerson Pereira
    2014-09-04T08:47:59

    Samsung se reinventou e Tá colhendo seus belos frutos. Parabéns SAMSUNG,Pois vc não é Líder por acaso !!

  • Gerson Pereira
    2014-09-04T08:45:39

    Já gostei muito dos produtos da Apple,mas devo confessar que ela ficou pra trás,Quem quiser novidades vá de Samsung. Não acredito que o novo Iphone tenha alguma novidade pela parte interna,vão fazer uma repaginada no tamanho e acrescentar algumas melhorias de Processador,câmera,tela,memoria e outras pequenas coisas,mas nada de impactante ou nada que as outras já tenham feito e saído na frente.

  • Dênio Ferreira
    2014-09-03T18:03:56

    Ha ha ha, Samsung deixando a concorrência bem para trás. O note é top dos top!!

  • The Rocketeer
    2014-09-03T17:16:07

    Não existe HETERO que use Iphone!

  • Gleisson Pereira
    2014-09-03T16:46:52

    que venha dia 09 de setembro.... o resto é resto

  • Arsênio Cromo
    2014-09-03T16:10:26

    Enquanto isso a Apple se prepara para anunciar o NFC no iPhone.....kkkkk.....saiu do coma.

  • Rafael Ataide
    2014-09-03T14:28:44  

    Esperemos 9 de setembro.

    recentes

    populares

    • Rafael Ataide
      2014-09-03T14:28:44  

      Eu só espero que venha algo como a samsung com o óculos gear VR. Ela manteve isso muito bem guardado e ninguém esperava que a samsung viria com um óculos para o note 4. Só espero que a apple venha com algo inovador diferente de todos os rumores que vimos.

  • Jacques
    2014-09-03T15:06:20

    Eu ia escrever algumas coisas mas cheguei a conclusão que nem preciso.A Samsung arrebentou humilhou as concorrentes não tem pra ninguém.

  • Thiago Bousfield
    2014-09-03T12:13:48  

    Eu geralmente observo e não comento, só fico rindo das coisas mas, dessa vez me sinto na obrigação de falar, tem um tal de WAGNER RIBEIRO (acho que é isso), que vive falando que a Apple vai lançar um celular rosa, que iPhone é de mulher, quero ver ele se manifestar nesse post agora! :)

    recentes

    populares

    • Thiago Bousfield
      2014-09-03T12:13:48  

      esse Vagner é um idiota!!

    recentes

    populares

    • Thiago Bousfield
      2014-09-03T12:13:48  

      Ele é um troll cara! Indivíduo sem cérebro!

  • Eduardo Martinez
    2014-09-03T13:18:00

    Não consegui assistir a conferência da Sony, mas acompanhei a da Samsung e concordo com o Rafael Nunes. Ainda assim estou mais inclinado a comprar o Note 4. Como sou jornalista, gostei dos microfones multi-direcionais para gravar entrevistas e que reduz o ruido externo, dando destaque para a voz de quem está falando ao telefone. Agora é esperar o lançamento em outubro e comprar direto dos EUA. Deixo como recomendação de um site que já usei para comprar no exterior (ENTRUTERS), para aqueles que, como eu, gostaram dos lançamentos da IFA 2014.

  • PATRICK ANTONIOLI
    2014-09-03T13:07:56

    Gimmicks

  • Rafael Nunes
    2014-09-03T12:44:52

    Resumo das conferencias da samsung e sony: samsung teve inovação com o note Edge e principalmente o Oculos VR que conta com o ilustríssimo John Carmack. Já a sony lançou um top smartsono zzzzzzzzz3(uma conferencia fracassada e sem aplausos da plateia). Sony foi o mesmo do mesmo e isso reflete o que dá ficar lançando um smartphone top a cada 6 meses. Se eles tivesse capacidade de sempre inovar nesse período até vai. Mas nem isso. Estou sendo franco com minha visão das conferencias e sem modinha. E pra fechar ficou aquele ar de comprar o Note 4 ou o Note edge. Hardware tão bom quanto o outro.