03/09/2014 06h35 - Atualizado em 03/09/2014 06h35

Silent Hill, Amnesia: veja os jogos de terror mais assustadores já lançados

Tais Carvalho
por
Para o TechTudo

Silent Hill, Resident Evil, Dead Space e Outlast são alguns jogos de terror que vem encantando e aterrorizando os jogadores. O gênero de horror já rendeu uma série de títulos e clássicos que marcaram o mundo dos videogames e a memória daqueles que se aventuraram em suas tramas arrepiantes. Desde os mais antigos até aqueles que ainda serão lançados, os games de terror abusam do terror psicológico para dar vida a todos os seus maiores medos. Os títulos são muitos e por isso, separamos uma lista com os jogos mais assustadores já lançados até hoje. Confira:

Silent Hills, The Evil Whithin: veja os jogos de terror que serão lançados em breve

Silent Hill, Siren e Amnesia: Veja os jogos de terror mais assustadores já lançados até hoje (Foto: Arte/TechTudo)Silent Hill, Siren e Amnesia: Veja os jogos de terror mais assustadores já lançados até hoje (Foto: Arte/TechTudo)

Silent Hill 2

A série Silent Hill certamente marcou o gênero dentro dos games e seus primeiros títulos são considerados até hoje grandes clássicos do terror. Por trás da névoa, os jogadores encontraram cenários arrepiantes, criaturas grotescas e os seus piores pesadelos. Mas foi na primeira sequência da série que os jogadores experimentaram o terror com gráficos melhorados no PlayStation 2, intensificando essa experiência assustadora.

A série Silent Hill certamente marcou o gênero do terror dentro dos games (Foto: Divulgação)A série Silent Hill certamente marcou o gênero do terror dentro dos games (Foto: Divulgação)

Lançado no final de 2001, Silent Hill 2 trouxe a conturbada história do protagonista James Sunderland, que é levado a cidade silenciosa após receber uma carta de sua falecida esposa. Trazendo a mesma atmosfera do primeiro jogo, gráficos mais caprichados, uma trilha sonora de arrepiar e temas mais adultos, o título foi considerado um dos jogos mais assustadores lançados na época.

Mais tarde, em 2012, o jogo foi relançado em versão remasterizada para o Xbox 360 e PS3, junto com o terceiro jogo da série, Silent Hill 3. A série ganhará um reboot chamado Silent Hills, produzido por Hideo Kojima e o diretor de cinema Guillermo Del Toro.

Silent Hills e novo game da série de terror que será produzido por Hideo Kojima (Foto: Divulgação) (Foto: Silent Hills e novo game da série de terror que será produzido por Hideo Kojima (Foto: Divulgação))Silent Hills e novo game da série de terror que será produzido por Hideo Kojima (Foto: Divulgação)

Resident Evil

Resident Evil chegou ao PlayStation em 1996 para marcar toda uma geração de fãs de terror e zumbis. Seu primeiro título popularizou o gênero survival horror e deu origem a uma longa série de jogos, filmes e histórias em quadrinhos. Cachorros e zumbis pulando pelas janelas aceleraram os batimentos cardíacos de muitos jogadores que tiveram a oportunidade de jogar esse clássico há 18 anos.

Resident Evil e seus sustos com cachorros zumbis assustadores (Foto: Divulgação)Resident Evil e seus sustos com cachorros zumbis assustadores (Foto: Divulgação)

O primeiro Resident Evil levou os jogadores à investigar uma série de assassinatos estranhos com a ajuda do grupo S.T.A.R.S., uma unidade tática da cidade de Raccoon City. Personagens que marcaram a série como Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Weske fizeram sua estreia no primeiro game, assim como os mistérios e experimentos da Umbrella Corporation e o temido T-Vírus.

O título recebeu dois remakes mais tarde, para Nintendo GameCube em 2002, e para  Nintendo Wii em 2009. O terceiro  remake será lançado em 2015 para a nova geração de consoles.

Siren: Blood Curse

As histórias, filmes e animações de terror japonesas abusam de elementos assustadores que misturam o mundo dos mortos, maldições e espíritos vingativos. Siren: Blood Curse seguiu esse mesmo estilo para assombrar o PlayStation 3 em 12 episódios. O título é uma reimaginação do primeiro Siren, lançado para PlayStation 2, com gráficos melhorados e um excelente e arrepiante trabalho de direção de arte.

Siren: Blood Curse conta uma história que envolve rituais com sacrifícios humanos (Foto: Divulgação)Siren: Blood Curse conta uma história que envolve rituais com sacrifícios humanos (Foto: Divulgação)

Com uma perspectiva sombria, Siren apresenta a história de um grupo de jovens jornalistas que trabalham para uma emissora de TV americana, enviados à Hanuda para investigar um mistério que envolve todos que vivem na vila. Em meio à rituais com sacrifícios humanos, os mortos vivos, chamados de Shibitos, surgem por toda a parte, com aparências bizarras de revirar o estômago e arrepiar os cabelos.

Fatal Frame

A série Fatal Frame surgiu com seu primeiro título em 2001 para o PlayStation 2 e Xbox, onde rapidamente se tornou um dos jogos de terror mais bem recebidos da época. O game trouxe uma jogabilidade inovadora e criativa comparada à outros títulos, pegando emprestado elementos dos famosos filmes de terror japoneses.

Abusando do terror psicológico, gráficos de qualidade e uma história baseada em fatos supostamente reais, o game explorou o verdadeiro significado do terror.

Fatal Frame  trouxe uma jogabilidade inovadora e criativa comparada à outros títulos (Foto: Divulgação)Fatal Frame trouxe uma jogabilidade inovadora e criativa comparada à outros títulos (Foto: Divulgação)

Seu destaque principal na época do lançamento foi o fato da protagonista utilizar uma câmera fotográfica para enfrentar seus inimigos; terríveis espíritos que habitam a mansão Himuro. Um fator que se encaixou perfeitamente com sua narrativa sombria, envolvendo lendas urbanas e rituais xintoístas praticados pela família que morava na mansão.

Quando um famoso novelista desaparece no local, a jornalista Mafuyu Hinasak decide investigar. Porém, ela também desaparece, e é sua irmã, Miku Hinasaka, que precisará enfrentar espíritos malignos para resolver esse grande mistério. O último título da série, Fatal Frame 4, foi lançado para Wii em 2007. Depois de 7 anos, a série vai ganhar um novo título para Wii U no Japão. 

Dead Space

Um grande mestre nos sustos veio em 2008 para PC, Xbox 360 e PS3, misturando um ambiente futurista pós-apocalíptico recheado de seres assustadores em um cenário desconhecido.

Dead Space mistura um ambiente futurista pós-apocalíptico com de seres assustadores (Foto: Divulgação)Dead Space mistura um ambiente futurista pós-apocalíptico com de seres assustadores (Foto: Divulgação)

O primeiro Dead Space usou corredores mal iluminados, suspense e uma infestação que transforma humanos em criaturas alienígenas para testar a coragem dos jogadores. Preso na nave de mineração USG Ishimura, o engenheiro protagonista Isaac Clarke não tem outra escolha a não ser enfrentar esses monstros, chamados Necromorphs.

É quase impossível não se assustar com a perspectiva em terceira pessoa sobre o ombro e as criaturas que aparecem nos momentos mais inesperados, saltando em cima do protagonista. O clima sombrio e escuro ajudou a criar um ar de suspense e tensão, que marcou o primeiro jogo da série como um dos mais assustadores entre os jogos do gênero de terror.

Clock Tower

Clock Tower é uma série de terror que nasceu no Super Nintendo em 1995, considerado um dos clássicos do gênero survival horror. Em uma época de gráficos simples, sua história sombria já fazia os jogadores respirarem com mais dificuldade. A protagonista da história é Jennifer, uma órfã de catorze anos que está sendo perseguida por Bobby, um serial killer que carrega consigo uma tesoura gigantesca.

Clock Tower é considerado um dos clássicos do gênero survival horror (Foto: Divulgação)Clock Tower é considerado um dos clássicos do gênero survival horror (Foto: Divulgação)

O título já usava dos elementos de sobrevivência para atormentar os jogadores, já que Jennifer podia apenas se esconder para sobreviver. Sem armas, não era possível atacar o terrível assassino da tesoura, e a protagonista ainda poderia tropeçar se estiver apavorada. Clock Tower possui nove finais, que dependem das escolhas feitas durante o game.

Com isso, o título trouxe uma complexidade pouco vista nos games da era 16 bits, garantindo sustos até mesmo naquela época. Clock Tower também ganhou sequências em outras plataformas, como PlayStation e PlayStation 2. Além de alguns spin-offs, como Haunting Ground.

Amnesia: The Dark Decent

Amnesia: The Dark Decent trouxe uma nova perspectiva para os jogos de terror no PC, trazendo a visão em primeira pessoa e resgatando a sensação de impotência do jogador. O protagonista é Daniel, um homem misterioso sem memória que se encontra em um castelo escuro, onde ele deixou pistas para si mesmo para poder recuperar a sua identidade.

Amnesia: The Dark Decent trouxe uma nova perspectiva para os jogos de terror no PC (Foto: Divulgação)Amnesia: The Dark Decent trouxe uma nova perspectiva para os jogos de terror no PC (Foto: Divulgação)

Em Amnesia não há armas e o jogador conta apenas com um lampião que precisa ser reabastecido para funcionar. O personagem possui um sistema de sanidade, onde começa a entrar em pânico e ver coisas além do normal em ambientes escuros. Porém, a ameaça verdadeira está nas criaturas e monstros que perseguem Daniel pelo castelo. A sua única escolha é fugir e se esconder antes que fique completamente louco.

F.E.A.R

Com o medo em seu próprio nome, o primeiro título da série F.E.A.R arrepiou os jogadores em 2005 no Xbox 360 e PS3. Sua trama tem como base vários acontecimentos sobrenaturais envolvendo a equipe especial F.E.A.R. um grupo especializado que é enviado para investigar esses ventos e ações militares são autorizadas.

Na missão para eliminar um sargento com poderes paranormais, o jogador acaba por descobrir detalhes macabros de experimentos e aparições sinistras. Com isso, ele descobrirá os detalhes macabros do projeto Origin, que tem como propósito desenvolver soldados geneticamente modificados para o governo dos EUA.

F.E.A.R se desenrola entre os momentos de suspense e visões paranormais (Foto: Divulgação)F.E.A.R se desenrola entre os momentos de suspense e visões paranormais (Foto: Divulgação)

Em meio aos combates contra hordas de soldados, o jogador é sempre surpreendido pela aparição de uma terrível garotinha, uma provável vítima dos experimentos realizados no local. A história se desenrola entre os momentos de suspense e visões paranormais, deixando o clima de F.E.A.R ainda mais assustador. A surpresa é o elemento chave, rendendo horas de terror e bastante ação.

Outlast

Outlast foi lançado para PC trazendo uma experiência de horror bem diferente dos jogos atuais. Com a perspectiva em primeira pessoa e criaturas bizarras, o jogo colocou à prova os jogadores mais corajosos. Sua história conta a saga do repórter investigativo Miles Upshur, que segue uma pista relacionada a maus tratos e estranhas experiências acontecendo nos corredores do hospício de Mount Massive.

Outlast foi lançado para PC trazendo uma experiência de horror bem diferente dos jogos atuais (Foto: Divulgação)Outlast foi lançado para PC trazendo uma experiência de horror bem diferente dos jogos atuais (Foto: Divulgação)

O que ele e os jogadores não esperavam eram as aparições e os estranhos habitantes do local, que começam a persegui-los por todo o hospício. A sensação de impotência também ajuda a criar tensão, já que Miles conta apenas com suas anotações e uma câmera filmadora com visão noturna para sobreviver.

Com poucas baterias e várias criaturas ao seu redor, o terror é quase certo para aqueles que se aventuram pelo hospício de Mount Massive. Outlast fez um grande sucesso graças ao seu clima de tensão e pavor e, com isso, também chegou ao PlayStation 4 e ganhou um DLC chamado Whistleblower.

Slender: The Arrival

Slender: The Arrival é a sequência do assustador Slender: The Eight Pages para PC, um jogo baseado na lenda urbana Slender Man. O personagem fictício que se originou como uma arte na internet é descrito como um homem magro, anormalmente alto, com rosto branco e roupas pretas, totalmente sem expressão. Suas histórias o colocam como um perseguidor ou sequestrador de pessoas, principalmente de crianças.

Slender: The Arrival é um jogo baseado na lenda urbana Slender Man (Foto: Divulgação)Slender: The Arrival é um jogo baseado na lenda urbana Slender Man (Foto: Divulgação)

Sua jogabilidade é simples, mas muito eficaz em assustar os jogadores em meio a fuga angustiante na floresta. Com gráficos melhores que o primeiro game, uma mecânica mais aprimorada e novos inimigos, o jogo reiniciou a série para facilitar a perseguição constante de Slender Man.

Enquanto o homem esguio se esconde nas sombras, a protagonista Laura, uma corretora de imóveis, percebe que sua amiga Kate desaparece e se vê completamente sozinha na casa. Quando ela sai em busca de sua amiga, coisas estranhas começam a acontecer e não há ninguém para ajuda-la a escapar. 

Qual o melhor game de terror? Opine no Fórum do TechTudo! 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Varanda
    2016-01-27T18:53:48

    Sobre a matéria, faltou simplesmente Doom64. Só quem jogou com uma tela enorme e em volume alto sabe do que estou falando. Os passos do Cyber Demo e aquelas músicas orquestradas. Enfim, show.

  • Thiago Varanda
    2016-01-27T18:52:31

    FEAR tem uma versão multiplayer que meu amigo, é a melhor coisa do mundo para jogar online! Estilo CS, mas milhões de vezes melhor!!

  • Carlos Araujo
    2014-09-04T10:08:33

    Sinto que antigamente os jogos me davam mais medo, RE e Silent Hill conseguiram me tirar muitas noites de sono. Talvez porque eu fosse criança e porque era novidade um game de terror como esses.

  • Thiago Gonzales
    2014-09-04T08:47:18

    Apesar de ser um jogo com estilo completamente diferente... QUAKE me dava muito medo!!! kkkk

  • Henrique Vianna
    2014-09-03T23:01:10

    Não tem Alone in the Dark.

  • Alex Ribeiro
    2014-09-03T18:00:22

    Gostei da lista. Desses aí, Outlast pra mim é, sem dúvidas, o melhor. Mas eu trocaria o Resident Evil 1 pelo 2, e tiraria F.E.A.R. e trocava por algum outro jogo, já que na minha opinião existem melhores, tipo The Suffering ou Undying, ou ainda Doom 3, q estão entre os mais assustadores q já joguei

  • Maria Costa
    2014-09-03T16:31:28

    outlast muito bom...final fraco mas legal.. amnesia é top.... mas ninguem segura os primeiros resident evil