Sistemas Operacionais

07/09/2014 08h01 - Atualizado em 16/05/2016 12h02

The Sims: veja as curiosidades e bizarrices sobre a franquia para PCs

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

The Sims é uma das franquias de maior sucesso do mundo dos jogos e é até hoje um dos títulos mais vendidos de todos os tempos para PC. Porém, a trajetória da série foi muito conturbada e por pouco ela quase não existiu. Confira algumas das maiores curiosidades da série.

Como conseguir dinheiro infinito em The Sims 4 usando cheats e códigos

O jogo de PC mais vendido de todos os tempos

Quando The Sims foi lançado os diretores da Maxis questionavam se sequer havia público para aquele tipo de game, então foi uma grande surpresa quando ele se tornou o título de PC mais vendido de todos os tempos com 16 milhões de unidades. Tal recorde apenas foi derrubado por The Sims 2, que alcançou 20 milhões.

A árvore de dinheiro de The Sims ilustra bem os lucros da série (Foto: hat-plays-sims.dreamwidth.org)A árvore de dinheiro de The Sims ilustra bem os lucros da série (Foto: Divulgação)

Casa de bonecas interativa

O projeto The Sims começou apenas como um hobby do criador de SimCity, Will Wright. Quando ele apresentou o jogo para os diretores da companhia Maxis, no entanto, eles odiaram, chamando o game de “casa de bonecas interativa” e dizendo que Will havia ficado louco. Eventualmente, com muita insistência, ele os convenceu a lançar The Sims.

Uma menina brinca com uma casa de bonecas dentro de um jogo considerado uma casa de bonecas virtual (Foto: silvervaleprosperity.blogspot.com)Uma menina brinca com uma casa de bonecas dentro de um jogo considerado uma casa de bonecas virtual (Foto: Divulgação)

Jogo de arquitetura

Outra curiosidade sobre o início do desenvolvimento de The Sims que choca a maioria dos jogadores é que ele não começou como um simulador de vida. Inicialmente ele seria um jogo de arquitetura, focado apenas em construir suas próprias casas e os Sims apenas julgavam sua obra, sem morar nela.

Há uma parcela de jogadores de The Sims que realmente prefere o Build Mode ao jogo principal (Foto: thesims4.it)Há uma parcela de jogadores de The Sims que realmente prefere o Build Mode ao jogo principal (Foto: Divulgação)

Invasão alienígena

Na versão de The Sims 2 para o Nintendo DS há certos mecanismos para evitar que jogadores tentem trapacear no jogo. Por exemplo, se você alterar o relógio interno do videogame para tentar tirar vantagem, podem acontecer coisas bizarras, incluindo até uma invasão alienígena. Bizarro, não?

O crime não compensa e em The Sims 2 do Nintendo DS podia acabar em abdução (Foto: sims.wikia.com)O crime não compensa e em The Sims 2 do Nintendo DS podia acabar em abdução (Foto: Divulgação)

Viagem no tempo

Em The Sims 3: Ambitions jogadores podem criar suas próprias máquinas do tempo para viajar através de eras, mas o mais interessante é que esse objeto faz referências a outros jogos da Electronic Arts.

Seu Sim pode ir parar no futuro de Mass Effect, onde ele vê uma multidão louvando um tal de Shepard que salvou a galáxia, o futuro de Red Faction: Guerilla onde ele luta pela liberdade em Marte e até o passado de Dragon Age: Origins, onde ele encontrará o protagonista “Warden” controlado pelo jogador.

Viagem no tempo em The Sims traz referências a vários outros jogos (Foto: forums.thesims3.com)Viagem no tempo em The Sims traz referências a vários outros jogos (Foto: Divulgação)

MySims

Durante a ascensão do Nintendo Wii e DS a série The Sims tentou se reinventar para um novo público com a série MySims. Inicialmente os jogos seguiam a linha do original, mas logo começaram a ganhar inúmeras variações, como MySims Kingdom, MySims Party, MySims Party, MySims Racing, MySims Agens e MySims SkyHeroes. A série teve um sucesso mediano, mas acabou sendo encerrada.

Com uma identidade visual própria, MySims tentou conquistar um público diferente (Foto: skysims2.com)Com uma identidade visual própria, MySims tentou conquistar um público diferente (Foto: Divulgação)

Decepção pelas piscinas

Quando a equipe de produção anunciou que The Sims 4 não possuiria piscinas, o público ficou incrivelmente chateado. Qualquer um poderia imaginar que é pela falta de um elemento extra no game, mas… na verdade é porque os jogadores de The Sims adoram afogar seus Sims sadicamente nas piscinas, colocando-os para nadar e removendo as escadas de saída.

The Sims revela também o lado sádico de alguns jogadores (Foto: wallpapers-games.com)The Sims revela também o lado sádico de alguns jogadores (Foto: Divulgação)

Personagens sobrenaturais

Uma das coisas mais divertidas em The Sims depois de estar jogando há algum tempo é experimentar alguns dos personagens estranhos que o game oferece.

Em The Sims 3, por exemplo, é possível matar seu Sim apenas para jogar como um fantasma ou mesmo matar outro Sim para encontrar com a Morte e adicioná-la a sua família.

Casar com a Morte é algo completamente normal em The Sims (Foto: Divulgação)Casar com a Morte é algo completamente normal em The Sims (Foto: Divulgação)

Isca para mulheres

A série The Sims tem uma popularidade tão incrível com o público feminino que hackers acabaram usando esse fato contra as próprias fãs da série no ano passado. Usuários mal-intencionados, tentando invadir computadores especificamente de mulheres, disfarçaram vírus como se fossem a instalação do mais novo The Sims em sites de Torrents, contaminando muitos PCs.

The Sims era usado como isca para infectar computadores de mulheres (Foto: newgamesbox.net)The Sims era usado como isca para infectar computadores de mulheres (Foto: Divulgação)

O fracasso de The Sims Online

Em 2002, pouco após o grande sucesso de The Sims, surgiu The Sims Online, uma versão MMORPG do simulador de vida. Inversamente proporcional à popularidade do The Sims original, The Sims Online foi um grande fracasso, por uma série de motivos.

Talvez as pessoas simplesmente não quisessem pagar uma taxa mensal para terem o privilégio de mandar um avatar virtual ir trabalhar para ganhar dinheiro.

Apesar da popularidade da série, The Sims Online foi um grande fracasso (Foto: mashtomatoes.blogspot.com)Apesar da popularidade da série, The Sims Online foi um grande fracasso (Foto: Divulgação)

Qual sua opinião sobre The Sims 4? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares