Internet

05/09/2014 07h15 - Atualizado em 05/09/2014 07h15

Site reserva seu nome de usuário favorito em novos apps e redes sociais

Tassia Moretz
por
Para o TechTudo

A identidade virtual de pessoas, empresas e marcas pode ser reservada em novas redes sociais e aplicativos por meio da plataforma EarlyClaim. Lançado em agosto, esse sistema tem como proposta apoiar novas startups a ativar e atingir uma base de usuários-alvo desde o início de sua criação. A ideia foi desenvolvida como um projeto paralelo de uma dupla de desenvolvedores italianos.

Lista tem 13 dicas para deixar seus vídeos do Snapchat mais divertidos

Os cofundadores Alessandro Marchesini e Walter Franchetti criaram a ferramenta pensando nas dificuldades de novos empreendimentos virtuais conquistarem usuários – já que muitas vezes é preciso disputar por um simples nome virtual. Por exemplo: se “João” já existe, é preciso cadastrar “João1”, “João12”, “João123”, e assim por diante. A ideia é garantir seu apelido ou nome favorito nos sites.

earlyclaim_cover (Foto: earlyclaim_cover)Nomes de usuários 'medíocres' são para quem demora a se registrar (Foto: Reprodução/EarlyClaim)




Funcionando como um “marco zero” para identidades online, essa plataforma garante que o usuário chegue na frente com a identidade virtual que deseja, mas é preciso ser rápido e registrar primeiro.

Como funciona

Para se inscrever, digite a identidade virtual e verifique se já não foi reservada por outra pessoa. Clique em “MINE!” – que significa “MEU!”, em português. Se o sinal for verde, o nome está garantido. Para confirmar a reserva é preciso inserir e-mail e senha.

earlyclaim_product2 (Foto: earlyclaim_product2)Página inicial do EarlyClaim, com espaço para verificar a existência do nome de usuário desejado (Foto: Divulgação/EarlyClaim)


O EarlyClaim registra o usuário nas novas startups credenciadas à plataforma. Para evitar contas e identidades fantasmas, também é preciso confirmar o registro nessas startups para que o nome seja de fato ativado. O usuário tem dez dias para fazer isso e manter o nome reservado. Quem faz o cadastrado no EarlyClaim recebe um e-mail diário com um resumo das mensagens das startups onde se registrou.

Popularidade

De acordo com o site da empresa, nos primeiros seis dias desde o lançamento, que aconteceu em agosto, o EarlyClaim ganhou mais de seis mil usuários registrados, foi visitado por 114 países e recebeu consultas de startups espalhadas por três continentes. Atualmente, mais de 36 mil nomes de usuários já foram registrados no site.

Problemas para compartilhar fotos do Instagram no Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.

Críticas

Alguns críticos acreditam que apesar da criatividade do serviço oferecido pelo EarlyClaim, seu futuro ainda é incerto, dependendo de fatores externos, além de outros pontos envolvendo o próprio comportamento das pessoas em rede. Entre as principais questões citadas estão o fato das reservas de nomes de usuários funcionarem apenas para startups futuras – isso quer dizer que pode ser que essas parcerias não vinguem.

A questão da segurança de reservar previamente um nome de usuário também foi questionada, assim como o possível registro de nomes de terceiros com más intenções, apenas para dificultar, barrar ou impedir que outras pessoas usem esses nomes.

Para reservar o seu nome acesse earlyclaim.com.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares