Internet

09/09/2014 06h00 - Atualizado em 09/09/2014 10h51

Testamos a conexão Wi-Fi nos ônibus de São Paulo; confira as impressões

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A prefeitura da cidade de São Paulo anunciou na última terça-feira (2) os primeiros 20 ônibus com câmeras internas, ar-condicionado e conexão Wi-Fi. As linhas 809P-10 Terminal Campo Limpo-Pinheiros e 857P-10 Terminal Campo Limpo-Paraíso, operadas pela Viação Campo Belo, circulam na Zona Sul da metrópole com Internet sem fio aberta. O TechTudo foi testar a conexão e conta detalhes.

Como melhorar o sinal do Wi-Fi usando uma lata de alumínio?

Este ônibus é um dos primeiros entre os 20 que possuem conexão Wi-Fi em São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)São 20 ônibus que possuem conexão Wi-Fi em São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Como usar o Wi-Fi nos ônibus de São Paulo?

As duas linhas com conexão sem fio estão na Zona Sul da capital paulista. O ônibus Terminal Campo Limpo-Paraíso passa na Rua Tomas Carvalhal, no ponto próximo do número 147, a uma quadra da estação Paraíso. Já a linha Terminal Campo Limpo-Pinheiros passa na plataforma 3 do terminal da estação de metrô Pinheiros. Ao embarcar no ônibus, basta acionar o seu Wi-Fi. A conexão tem o nome de “CAMPOBELO202″. Clique nela no seu smartphone, tablet ou qualquer dispositivo móvel.

Acionando o Wi-Fi no ônibus de São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Acionando o Wi-Fi no ônibus de São Paulo (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

A rede sem fio pede uma autenticação, mas não exige login, nem senha e e-mail. Basta concordar com os termos de responsabilidade da Viação Campo Belo, que fornece a rede Wi-Fi dentro dos ônibus.

Autenticando o uso da internet dentro do ônibus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Autenticando o uso da internet dentro do ônibus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Testamos a conexão sem fio com cerca de 20 pessoas no ônibus. As páginas abrem em cerca de 10 segundos, às vezes com metade do tempo. É uma boa qualidade de transmissão de dados. Tanto quem está no fundo do ônibus quanto quem está na frente consegue navegar com velocidades similares. A lentidão aumenta quando mais pessoas tentam acessar a rede ao mesmo tempo, mas ainda vale mais a pena do que a conexão 3G nacional, com transmissão de dados de menos de 1 Mbps, em média.

Qual equipamento é usado como roteador?

Graças à SPTrans e à Viação Campo Belo, o TechTudo entrou em contato com o diretor comercial Marco Alecio Pagnan, da empresa VEROnline, responsável pelos roteadores instalados nos 20 ônibus com conexão sem fio. De acordo com o porta-voz, eles estão utilizando um roteador VRV310-4G, que fica lacrado em uma caixa próxima à cabine do motorista do transporte coletivo. A SPTrans não concedeu autorização para abrir o lacre do local, mas indicou onde o aparelho fica guardado.

Caixa lacrada guarda o roteador que fornece conexão  Wi-Fi dentro do ônibus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Caixa guarda o roteador que fornece conexão Wi-Fi dentro do ônibus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

“Até 400 usuários diferentes podem se conectar durante o percurso do ônibus ao mesmo tempo”, nos explicou o diretor. Pagnan também afirmou que os roteadores foram configurados para efetuar a guarda de logs de acesso, com números de IP. Essa foi uma das exigências do Marco Civil da Internet no Brasil, aprovado neste ano. O executivo também conta detalhes do funcionamento do VRV310-4G.

O roteador VRV310-4G utilizado dentro dos ônibus de São Paulo (Foto: Divulgação)O roteador VRV310-4G utilizado dentro dos ônibus de São Paulo (Foto: Divulgação)

“O modelo de roteador é feito para funcionar com conexão 4G, mas o chip é 3G. Este foi o contrato que a viação fechou com a Nextel para transmissão de dados online. No entanto, como a operadora tem poucos clientes, a Internet está entregando 100% do que promete, na nossa opinião”, disse.

De acordo com a VEROnline, a conexão Wi-Fi suportou 300 pessoas diferentes conectadas, cada uma com seu número IP próprio, durante o primeiro dia de operação das linhas com Internet sem fio.

Um ônibus 'smart'

Além do Wi-Fi, os ônibus possuem câmeras acima da cabine do motorista e ao longo da estrutura, para dar mais segurança aos usuários. O ar-condicionado funciona tanto como aquecedor no frio quanto como resfriador em dias quentes. Quando fizemos o teste de Wi-Fi, o ar levemente quente aquecia os passageiros enquanto fazia cerca de 15 graus na cidade.

Não consigo acessar o google. O que devo fazer? Veja no Fórum do TechTudo. 

Teremos mais ônibus com Wi-Fi em São Paulo?

Os 20 ônibus são poucos para a frota de 15 mil veículos total da metrópole, segundo dados da prefeitura de São Paulo. Desses ônibus, somente 1.785 são modelos novos que estão circulando desde janeiro de 2013.

Linha 809P-10 é uma das poucas que possui Wi-Fi em seus ônibus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)Linha 809P-10 é uma das poucas que possui Wi-Fi em seus ônibus (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Além de 20 ônibus que iniciaram a operação com Wi-Fi na semana passada, outros dez já estão sendo preparados para entrar em circulação, pela empresa Via Sul. Eles funcionarão em bairros como Sacomã e Vila Prudente. Outros 200 modelos também foram encomendados pela SPTrans.

“Futuramente estamos desenvolvendo um sistema que exigirá o cadastro de um e-mail do usuário para entrar no Wi-Fi do ônibus, deixando o sistema um pouco mais seguro. O serviço continuará sendo gratuito para o passageiro”, finalizou o diretor comercial do VEROnline.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dina Torres
    2015-04-16T22:20:12

    Pego ônibus no metro Tatuapé, os coletivos tem sim internet o problema é que não temos acesso a internet pois todos eles tem senha, pergunto pros motoristas e pros fiscais a senha, mas eles não nos informa, eles falam que não sabem a senha, vou a viagem toda sem a internet. Se é internet livre, porque colocar senha? E se colocam senha porque os motorista não passam a senha pra gente fazer uma viagem melhor?

  • Leandro Virgulino
    2014-09-25T13:34:31  

    MENTIRA NÃO TEM WI FI , PEGO ESSE ONIBUS TODO DIA E NÃO TEM !!

    recentes

    populares

    • Leandro Virgulino
      2014-09-25T13:34:31  

      Eu pego todos os dias e tem WI-FI sim!!!