Tablet

06/09/2014 07h35 - Atualizado em 08/09/2014 11h17

Testamos o Galaxy Note 4: veja os detalhes do foblet top da Samsung

Fabrício Vitorino
por
Da IFA 2014, Berlim

O Galaxy Note 4 era realmente o aparelho mais esperado da IFA, que começa nesta sexta-feira (5), oficialmente, em Berlim, Alemanha. E a Samsung criou um super evento para apresentar aquele que se tornou o principal foblet do mercado mundial. O Unpacked 2 revelou o gadget, e mostrou que o Note 4 tem autoridade para, mesmo sem grandes inovações, “causar”.

Galaxy Note Edge: testamos o smart da Samsung com tela curva na lateral 

Junto com o Note 4, a Samsung apresentou o Galaxy Note Edge, o Gear S e o Gear VR. Mas mesmo a tela curvada do Edge não é páreo para o poder de fogo do Note 4. Nem para criar polêmica: enquanto uns elogiavam o acabamento em alumínio do foblet (o anterior vinha em plástico), outros torciam o nariz e cravavam: “É o Galaxy Note 3S”.

No meio do tumulto de gente querendo experimentar os poderosos aparelhos da gigante coreana, conseguimos um tempo para fazer um hands on com o Note 4. De cara, realmente, ele parece muito com o Galaxy Note 3. É só o acabamento metálico, o botão menu, que virou recentes e os sensores do Galaxy S5. Então, manipular o gadget não oferece nenhuma experiência nova. É a mesma fluidez, o mesmo bloatware (sistema operacional Android modificado e apps criados pela Samsung) e a mesma pegada. A S-Pen, por outro lado, ganhou mais proximidade com a caneta do mundo real. 

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 foi apresentado pela Samsung na IFA 2014 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Por isso, é preciso fazer (muito) mais força com ela. Se você estava acostumado com a anterior, vai sofrer um pouco para se adaptar. No início, é difícil até mesmo escrever, selecionar, arrastar apps ou ativar as novas funções da canetinha.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Detalhe para o botão de menu do Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Uma característica do irmão menor ficou faltando: o Note 4 não é resistente à água. E em uma, segundo a Samsung, ele melhorou muito: o Quick Charge, criado pela Qualcomm, promete bateria cheia em 30 minutos. Tirando isso, praticamente tudo funciona como no S5. E outra foi embora: o USB 3.0. De volta à lentidão do 2.0...

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Traseira texturizada do Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


Com uma configuração de respeito, o Note 4 não te deixa na mão. O multitarefa “rolado” é uma excelente sacada, e dividir as janelas funciona de forma absolutamente fluida. Você assiste a um vídeo, e alterna com qualquer outra função com segurança.  Os 3 GB de RAM dão propriedade para o Qualcomm Snapdragon 805 quad-core que roda a 2,7 GHz.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 tem hardware que funciona de forma fluida (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


A tela é muito, muito boa. E muito brilhante. O vidro é um 2.5D, meio curvado, como nos Lumias. E foi o display que ganhou a grande melhoria, pulando de Super AMOLED 1080 para Quad HD (2560 x 1440). É um exagero que vira tendência, e que gasta muito mais bateria.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 oferece uma tela de alta qualidade e resolução, com cores vivas e brilhantes (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Ok, você pode dizer que o componente aumentou de 3.200 para 3.220 mAh – mas isso não deve ter nenhum impacto. Em um uso de 10 minutos constante, a bateria desceu rápido. Exatamente como nos smarts normais. Talvez sem o Quad HD a melhora no gerenciamento de consumo oferecida pela Samsung fosse mais sentida. Mas a moda 4x pegou para valer.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4: design com lateral metálica e botões físicos (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

As câmeras evoluíram algo, isso é sensível. A frontal, orientada para o onipresente “selfie”, tem 3,7 megapixels e promissora abertura de f1/9, o que deve render belos autorretratos noturnos. No teste rápido, porém, o destaque vai para os softwares milagrosos de retoque do Note 4. A câmera traseira, de 16 megapixels, continua com a tendência de “chapar” tudo em um mesmo plano, mas a estabilização ótica mostra uma ligeira melhora em relação ao Note 3.

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 tem câmera frontal de 3,7 megapixels para selfies e traseira de 16 MP (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


Se em 2011, nesta mesma IFA, a Samsung fez todo mundo torcer um nariz com o Galaxy Note – afinal, quem iria querer um celular gigante e desajeitado de 5,3 polegadas... -, agora, em 2014, o Note chega à maturidade com a 4ª versão. Envelheceu com dignidade e ainda é aquele celular que dita a tendência. Em 15 minutos de testes, fica claro que, pelo menos até a próxima IFA, o Note 4 é quem vai dar as cartas. 

Galaxy Note 4 (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)Galaxy Note 4 com as opções de capas elegantes em dourado, vermelho e preto (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Qual smartphone você considera o melhor atualmente? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • EDIVALDO BATISTA
    2014-09-20T17:26:13  

    Ridículo esse site. Como pode um site especializado em tecnologia ir na loja e ficar tirando fotos dos aparelhos na bancada de venda. Como podem dar algum parecer sobre o produto?

    recentes

    populares

    • EDIVALDO BATISTA
      2014-09-20T17:26:13  

      Eles estavam no IFA e não numa bancada de vendas , dando informações de primeira mão sobre o lançamento do aparelho. Pensa um pouco antes de falar bobagens

  • Jessica Carvalho
    2014-09-06T10:51:35

    Pessoal, achei um site que mostra todas mudanças de preços das lojas, com fotos das alterações e tudo mais, ideal para o blackfriday e outras promoções duvidosas, no bezoo . com . br